Mariana Coimbra assumiu a direção de marketing da ERA em 2021, tinha 27 anos. "Senti o peso da idade, mas ao contrário", reconhece. A campanha de posicionamento, em maio, é o mote para a conversa.
Marques Mendes deu como certa a ida de António Costa para o novo canal de televisão do grupo Medialivre, que se deverá chamar Canal9, como comentador.
Na segunda fase da competição, as duplas finalistas vão, durante quatro dias, responder aos desafios propostos pelas marcas Betclic, EDP, Leroy Merlin, Nos, Worten, Turismo de Portugal e MOP.
Os consumidores portugueses habilitam-se a ganhar 56 bilhetes duplos, com estadia e hotel, bem como outros três mil prémios de merchandising.
Na rádio online lançada pela Renascença é possível ouvir as bandas e os artistas que passaram pelos palcos do Rock in Rio Lisboa e que ajudaram a construir a memória do festival ao longo de 20 anos.
Vera Jourová considera também que a desinformação assente em inteligência artificial "é o maior desafio" e que esta tecnologia é incontornável para os media.
A Volvo, a Nike ou a Lego encontram-se entre as marcas que já terão demonstrado interesse em investir em publicidade na superfície lunar.
A posição surge depois da notícia de que Pedro Vargas David, dono da empresa que detém 91% da dona do i e do Sol, recebeu 45 milhões de euros do Estado húngaro para comprar a Euronews.
O partido de André Ventura diz que se trata de "ultraje" e uma "perseguição inqualificável", e garante que vai acionar todos os meios legais para travar a decisão.
Apolémica sobre a decisão de mudança de logótipo por parte do novo Governo foi notícia em meios como a Reuters, o The Guardian ou O Globo.
Redefinir a beleza com responsabilidade ambiental
Rossana Gama,
Embora registando um crescimento de perto de três dígitos por ano, o investimento por parte dos anunciantes no Playce ainda não é o desejado. Medialivre e Star juntam-se agora ao projeto.
Tive uma ideia (que não é minha)
Elgar Rosa,
A restruturação surge na sequência do lançamento, em março, da agência de marketing de influência Goat. A equipa é liderada por Ana Beirão, que transita da SIC.
Nuno Pinto de Magalhães (chairman da Central de Cervejas) assume a presidência da Mesa da Assembleia Geral, enquanto Rui Silva (CEO da Nobre) preside ao Conselho Fiscal.
O profissional assume a gestão de todas as marcas da companhia dona dos canais AMC, Hollywood ou Panda em Portugal e Espanha.
Os novos desafios dos chief marketing officers
Ester Leotte,
Além da direção editorial, Bruno Ferreira vai também liderar as equipas de produção, programação e da plataforma digital da DAZN em Portugal.
Com criatividade e planeamento de meios a cargo da Caetsu Two, a campanha marca presença em televisão, rádio e digital até 26 de junho.
A Comida Fresca conta atualmente com mais de 200 restaurantes em Portugal. A nova campanha reforça a aposta que o Pingo Doce tem feito nesta área de negócio.
A Wisdom é responsável por desenvolver a estratégia de comunicação da Rede Capital Social, bem como promover a relação com alguns dos públicos prioritários. A TTouch criou o nome e imagem.
Um futuro risonho para os publishers?
Fernando Parreira,
Aira de Mello, diretora de consumer experience e marketing da Volvo, tem como grande desafio mostrar a diferenciação da marca. O fim do diesel, a 15 dias dos 97 anos, é o motivo para a conversa.
Combater fogo com fogo
Pedro Pimentel,
A marca portuguesa esteve impedida de utilizar livremente a sua marca Yonest fora de Portugal nos últimos cinco anos, o que representou um "sério entrave ao desenvolvimento internacional".
Com esta transação pretende-se que as publicações Forbes África e Forbes África Lusófona, já propriedade de N'Gunu Tiny, "melhorem e fortaleçam a sua cobertura editorial do continente".
"Imagi-nação” é um movimento inspirado no legado do fundador da marca, Rui Nabeiro, e que é "um convite a todas as gerações para agir em prol de um futuro melhor".
A aposta numa comunicação interna e externa "procura integrar todas as plataformas de comunicação, sobretudo as de formato digital, passando a mensagem sobre as valências do novo edifício".
A marca de cada um
Vitor Cunha,
O valor base apresentado pelo município foi de 40 mil euros e o critério de adjudicação, de acordo com o documento do convite, era o fator preço.
O negócio vai ser fechado por 16 milhões de euros, valor que já inclui os dois milhões que o consórcio pagou a mais para ficar com a TSF.
O processo de venda da Altice Portugal derrapou pelo menos mais um mês. Os dois candidatos à compra da operação em Portugal querem perceber se o novo Governo tem reservas ao negócio.
O dilema português: Marca ou produto?
João Santos,
O novo logótipo da República Portuguesa, lançado no último ano, foi posto na gaveta por Luís Montenegro. A decisão é elogiada por especialistas em marcas e comunicação.
No cabo, e sem surpresa, a CMTV é o canal mais visto, com um share de 5,9%. Seguem-se a CNN Portugal, com 2,7%, e a SIC Notícias, com 2,5%
Para viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o PAN exige que as propostas do partido sejam "acolhidas" num memorando de entendimento com o Governo.
Um movimento inspirado no legado de Rui Nabeiro
Carlos Coelho,
No primeiro dia de abril as mentiras são permitidas, pelo que várias marcas aproveitam o dia para comunicar e tentar marcar pontos nas redes sociais.
AI: a papinha ou o papão?
Nuno Antunes,
Mónica Nogueira de Sousa, country marketing manager da Ikea, também podia ter sido chef ou DJ. Às agências, pede "desconforto", aos portugueses quer provocar um 'brilhozinho nos olhos'.
A indústria das agências de meios
Pedro Teles Baltazar,
A nona edição do maior evento de ténis nacional decorre entre 30 de março e 7 de abril nas instalações do Clube de Ténis do Estoril. As marcas, que são "fundamentais", também entram em campo.
Trinta e cinco por cento dos subscritores vão alternado entre plataformas, o que revela alguma dificuldade por fidelizar os assinantes por largos períodos de tempo.
A campanha assinada pela agência criativa O Escritório foi a única portuguesa a integrar o ranking, que compilou as 100 campanhas mais eficazes em 2023.
A edição desta sexta-feira será a última a chegar às bancas. Ricardo Santos Ferreira vai acumular a direção do Novo com o regresso à equipa de direção do JE. Joana Petiz irá para um novo projeto.
Uma semana depois de estrear, o podcast da Wells "Não Fica Bem Falar de..." é o mais ouvido em Portugal nas plataformas Spotify e Apple Podcasts, revela a marca. O segundo episódio sai esta quinta.
Acordo para a venda do JN, O Jogo e TSF está fechado e vai ser assinado nos próximos dias. Saída do fundo que chegou a controlar o grupo está num impasse.
E se todos acreditarmos?
António Fuzeta da Ponte,
A par da Arena, a Initiative, do grupo IPG Mediabrands, é a única entre as agências portuguesas que também integra o ranking. Ambas melhoraram as suas classificações em relação ao ano passado.
Joana Petiz, desde junho diretora do jornal Novo, deixa o título, que passa a exclusivamente digital. A alteração implica a saída de quatro a cinco pessoas.
Em análise estiveram setores como a banca, seguros, telecomunicações, energia ou águas. O estudo da Nova IMS analisou também as marcas que ofereceram a melhor experiência digital aos clientes.
O Futuro é a publicidade positiva
Joana Oliveira,
Se não trabalhasse em marketing, Maria João Silva gostava de ter sido treinadora de futebol. A diretora de marketing da Generali Tranquilidade, empresa em processo de rebranding, na primeira pessoa.
A “desinfluência” a tornar-se a verdadeira influência
Catarina Oliveira,
A empresa, recorde-se, vendeu toda a operação de media em 2023. Os ativos pertencem agora à Medialivre, que em breve lançará um novo canal de televisão.
As plataformas que não consigam combater adequadamente a desinformação eleitoral podem arriscar-se a multas de até 6% do seu volume de negócios global.
Mais de um terço dos inquiridos ouve podcasts "todos os dias ou quase todos os dias". A maioria "sempre que ouve um podcast, ouve-o na totalidade". O estudo é da GFK para a Impresa.
Catarina, a Grande… confusão de relações públicas
Francisco Chaveiro Reis,
"As agências de meios representam um investimento de cerca de 600 milhões de euros. Há poucas associações que representam este volume e, no entanto, não há um interlocutor claro", diz Pedro Baltazar.
Mais de um terço dos inquiridos ouve podcasts "todos os dias ou quase todos os dias". A maioria "sempre que ouve um podcast, ouve-o na totalidade". O estudo é da GFK para a Impresa.
O agora denominado Ageas CoolJazz 2024 decorre entre 9 e 31 de julho em Cascais, no Hipódromo Manuel Possolo. A EDP, anterior naming sponsor, deixou de patrocinar o festival após a edição de 2022.
A política e os Miyagis do tik tok
Joana Garoupa,
A Dentsu Media lidera o investimento em fevereiro, seguida pela OMD e pela Arena. Nas agências criativas a primeira posição é da Havas Worldwide, ficando o pódio completo com a VML e a Publicis
A grande revolução da produtividade
Rita Baltazar,
O Mundial 2030 é realizado em três continentes e seis países e Portugal é qualificado de forma automática. A assinatura e campanha é da VML, a BCW tem as RP e a Mindshare é a agência de meios.
Objetivo: Ter objetivos
Tiago Baldaia,
Com a nova campanha, a maior desde o lançamento marca, a Wells levou o tema da menopausa aos media. Marta Castro, diretora de marketing da insígnia da Sonae, explica porquê.
O CEO está no limite?
Marlene Gaspar,
Por grupos, o Bauer Media Audio Portugal regista na primeira vaga do ano uma audiência e 30,5 % e o Grupo Renascença Multimédia de 24,5%.
Rita Sobral, responsável pela nova estrutura, aponta os objetivos da agência de marketing de influência do grupo dono da Wavemaker, EsenceMediacom ou Mindshare.
A confirmar-se, o novo canal deve então ocupar a posição nove dos operadores de cabo, uma à frente da CMTV e espaço atualmente preenchido pela SportTV.
Uma questão de ADN
Pedro Pimentel,
Se a maioria das reivindicações não forem atendidas "não teremos outra alternativa, vamos ter que parar outra vez, e parar brevemente", avisa o presidente do Sindicato dos Jornalistas.
São dez bandas, num total de cerca de 200 músicos, as responsáveis por levar o espírito irlandês até à Praça do Comércio. A iniciativa é amplificada através de uma ação de marketing de influência.
Até ao final do ano, na compra de um carro usado da Benecar através da Worten, as duas marcas oferecem 250 euros em serviços e produtos de oficina na Benecar e 200 euros em compras na Worten.
Marisa Liz é a responsável por dar voz à campanha que marca presença em tv, rádio, online e redes sociais. A criatividade é da VML, a produção da Playground e o planeamento de meios da Arena.
A propósito do arranque da maior campanha anual da h3, e em vésperas da abertura de duas novas lojas, o +M falou com a diretora de marketing sobre a estratégia da marca.
Quando o jornalismo é a notícia
Carla Borges Ferreira,
Grupo de media comunicou internamente um despedimento coletivo. A direção do Diário de Notícias foi despedida, bem como quase todos os jornalistas contratados na administração de José Paulo Fafe.
"Depois de um golpe de Estado, há sempre lugar a um processo de saneamento. E normalmente com a óbvia promoção da mediocridade", comenta o ex-CEO do Global Media Group (GMG).
O SJ "não só estranha o momento como questiona este despedimento numa altura em que estão para entrar no grupo vários milhões de euros, por via do negócio de venda de outros títulos.
Como devem as marcas responder à década da desconstrução?
Rui Sales Rodrigues,
Luís Montez recebeu autorização para vender as rádios SBSR e Festival aos donos da CMTV. O grupo que tem Ronaldo como acionista pode assim ficar com a rádio no seu portfólio de projetos.
É a comunicação, estúpido.
Mário São Vicente,
O projeto é da University College London, em colaboração com a agência criativa Innocean Berlin e o estúdio DaHouse, e tem portugueses nos créditos.
O que a IA ainda não faz por nós. Juntos somos melhores
Sandra Alvarez,
As ativações de marca nos Cinemas Nos durante 2023 quintuplicaram face ao ano anterior e já representam 20% da faturação da publicidade nos cinemas, revelou o diretor de publicidade da Nos.
Foi você que pediu trabalho flexível?
Joana Garoupa,
Teresa Lameiras, Maria Domingas Carvalhosa, Judite Mota e Patrícia Nunes Coelho debatem a igualdade de oportunidades no marketing, comunicação e publicidade.
Publicidade com propósito: marcas como agentes de mudança
Teresa Lameiras,
Novo canal tenderá a posicionar-se para concorrer com a SIC Notícias e a CNN Portugal e insere-se na estratégia de expansão do grupo. Agências de meios aguardam, "com expectativa", mais informação.
O papel da Mulher enquanto agente de transformação social
Natacha Gama Pereira,
Os dados são da primeira “Sonda + M / Central de Informação”, barómetro composto por 50 jornalistas em cargos de edição/direção. Financiamento, apoios públicos e debates/legislativas são os temas.
Mulheres e homens, lideranças à parte?
Paula Cordeiro,
A Aliança Democrática (AD) tem as melhores taxas de engagement entre coligações e partidos no Facebook, X e Instagram. Pedro Nuno Santos é o líder com mais seguidores.
Os media, dispensáveis, ultrapassados? Não, essenciais!
Patrícia Nunes Coelho,
A LLYC passa agora a contar com um diretor criativo em Portugal. Oportunidade para uma conversa sobre o presente e futuro da agência e do setor, passando pela ligação com a criatividade, data ou IA.
A marca
Vitor Cunha,
TVI ter ultrapassado a SIC é uma boa notícia para os consumidores, logo para os anunciantes, afirmam agências. Em alguns casos "teremos de colaborar em vez de concorrer", diz CEO da Media Capital.
Ao fim de exatamente cinco anos, a TVI interrompeu o ciclo de vitórias da SIC e tornou-se a estação mais vista do país. O canal da Impresa já reagiu, com um vídeo no qual dá os parabéns à TVI.
A liderança já é estatisticamente inevitável, apesar de as audiências ainda não contabilizarem esta quinta-feira, o último dia do mês, que graças ao Sporting x Benfica deve ser favorável à RTP1.
Apostar no luxo em 2024
André Marques da Silva,
O Continente quer mostrar que é de "toda a gente", sendo que cada pessoa também tem vários "eus". Filipa Appleton, head of brand & marketing, explica a nova estratégia da marca.
Criatividade human-based
Fernando Parreira,
Os futuros donos já adiantaram mais um milhão de euros, para que sejam pagos os ordenados de fevereiro aos trabalhadores do Global Media Group.
Filipa Appleton, desde setembro head of brand & marketing do Continente, apresentou a nova estratégia de comunicação. "O Continente é de toda a gente", garante a marca nas próximas campanhas.
A Meo é a marca que mais cresceu a nível global e é também a mais valiosa entre as portuguesas. A esta segue-se a Nos, na 119ª posição, que cresceu 10% em valor de marca para os 524 milhões de euros.
As relações públicas também ganham eleições
Elgar Rosa,
O troféu da Liga dos Campeões vai estar em Portugal e ser mostrado pela Heineken. A cerveja pretende tornar-se na "marca não desportiva mais inclusiva do mundo do futebol", diz Filipa Magalhães.
Decisões de negócio tomam-se com base no contexto mediático
Filipe Manuel Pereira,
Decisão arbitral determina que a Prisa fica com os dez milhões de euros depositados pela Cofina quando tentou comprar a TVI. Grupo confirma impacto nos resultados de 2023 e avalia reação.
Nas próximas dias semanas os candidatos deixam o horário nobre das televisões e confrontam-se com os eleitores. A conquista dos indecisos vai ser prioridade dos dois líderes.
"Os trabalhadores do Diário de Notícias recusam ser sujeitos passivos do indispensável processo de revitalização futura do jornal", afirmam, garantindo que não aceitam um "emagrecimento".
Neuromarketing e marcas politicas: o que nos diz?
João Santos,
No dia das eleições, a 10 de março, a sondagem à boca das urnas para a TVI e CNN Portugal é realizada pela Pitagórica.
O jornalista tinha assumido funções em janeiro, estava no período experimental e foi contratado pela anterior administração. A "situação financeira" terá sido o motivo alegado para o despedimento.
A campanha arranca quarta-feira e será a maior dos quase 26 anos de história do Grupo Lusíadas Saúde. A criatividade é da Nossa e o planeamento de meios da Nova Expressão.
Longevidade: Viver cada dia como se fosse o primeiro
Pedro Pimentel,
Nas agências de meios é a Dentsu Media/Carat quem ocupa a primeira posição, enquanto a VML lidera entre as agências criativas.
Do “OUT” se abre uma “DOOR” para o futuro
Tiago Monteiro,
Estão abertas as inscrições para os Tangity Young Lions Portugal, concurso que pela primeira vez conta com um naming sponsor. O +M apoia, como media partner, esta iniciativa.
Ikea: jogada de risco
Daniel Sá,
Para além da direção-geral da TSF, Domingos de Andrade foi nomeado diretor-geral editorial dos títulos que vão sair da esfera do Global Media Group.
Administração da Global Media tem novos nomes, incluindo o ex-vice-reitor do Santuário de Fátima, apurou o +M. Aumento de capital previsto na convocatória não avançou.
À assembleia-geral antecedeu-se o acordo para a venda de alguns títulos, a demissão do CEO que representava o fundo que controlava o grupo e o princípio de decisão da ERC. Como se chegou até aqui?
Marcas eclipse
Rui Borges,
A Dentsu vai juntar as operações de Portugal e Espanha. A nova estrutura, com mais de 400 profissionais e que ambiciona trabalhar contas globais, vai ser liderada por dois portugueses.
VisionPro: Os óculos que vão substituir todos os ecrãs!?
Nuno Ribeiro,
Em relação às últimas eleições, o Facebook perdeu relevância para o Instagram e TikTok, a desinformação é menor, e o Chega, em particular, mas também a Iniciativa Liberal, são os "campeões" das redes.
Após o test drive, os clientes têm a possibilidade de realizar o contrato de renting diretamente na loja, recebendo 500 euros que podem gastar na Worten.
Transmitido na TVI e na CNN Portugal, o debate obteve um share de 26,3% na estação generalista e de 4,6 no canal de informação da Media Capital. Foi o debate mais visto até ao momento.
O futuro das agências de meios na alvorada da IA
Pedro Loureiro,
Até que ponto as marcas têm um papel a desempenhar na sustentabilidade dos media? A Conversas +M juntou João Epifânio, Teresa Lameiras e António Fuzeta da Ponte para debater o tema.
Loyalty 2.0: A nova geração de programas de fidelização
Filipe Melo de Sampaio,
O até setembro diretor da TSF e administrador com o pelouro dos conteúdos será uma figura central na estrutura que vai ser dona do Jornal de Notícias, d'O Jogo e, à partida, da TSF.
Em apenas 40 a 50 minutos, o intervalo publicitário do Super Bowl vale o mesmo que quase 80% do investimento publicitário feito em Portugal no último ano.
"Até à data, não deu entrada qualquer acordo de negociação relativo ao Grupo Global Media", refere fonte oficial da ERC sobre a compra da TSF e de alguns de alguns jornais e revistas do grupo.
Num balanço aos primeiros quatro dias, o frente-a-fente entre a líder do Bloco de Esquerda e o líder da coligação que une o PSD, o CDS-PP e o PPM foi o mais visto dos sete debates.
É uma fatalidade os media serem deficitários? Rudolf Gruner, Gonçalo Reis e Francisco Teixeira asseguram que há caminho, num painel em que se discutiu, no Estúdio ECO, a sustentabilidade dos media.
Marcas pré-fabricadas
António Fuzeta da Ponte,
"António Salvador é um exemplo amplamente reconhecido de inestimável contributo para o desenvolvimento e reconhecimento dos Estudos de Mercado e Opinião em Portugal", justifica a associação.
Andreia Jotta já desempenhava o cargo de diretora de marketing e parcerias da consultora, que aposta agora na convergência entre estratégia de negócio e de marketing.
Rosália Amorim demitiu-se do Global Media Group em janeiro. Agora, assume funções fora da área do jornalismo, enquanto diretora de brand, marketing & communication da consultora EY.
A metamorfose do consumidor que está no comando
Marlene Gaspar,
A liderança das audiências discute-se à décima. Enquanto 0,2 pontos percentuais separam SIC e TVI no total dia, o prime time foi conquistado pela estação do grupo Impresa, com uma vantagem de 0,4 pp.
E que tal discutir o modelo de negócio dos media?
Mário São Vicente,
Três jornalistas discutem o presente e o futuro das notícias no Estúdio ECO. Nuno Santos, Mafalda Anjos e António Costa avaliam caminhos num setor à procura do seu valor económico.
Diogo Marnoto, no GroupM desde 2014, quer "uma maior proximidade às necessidades das marcas para as quais o GroupM trabalha, bem como um crescente alinhamento no desenvolvimento de soluções”.
A Parsoc, a Iliria e Jorge Ribeiro são os nomes que acompanham Diogo Freitas na compra dos títulos da Global Media. As duas empresas foram sócias de Marco Galinha na Palavras de Prestígio.
António Costa é a única figura que apresenta valores aproximados aos do Presidente da República. Embora a uma grande distância dos dois primeiros, André Ventura é terceiro na lista.
O memorando de entendimento foi assinado esta sexta-feira. O Jornal de Notícias, O Jogo e também a TSF vão ser comprados pelo grupo de empresários representado por Diogo Freitas, sabe o +M.
Mesmo que implique perder mais de meio milhão de euros por ano, Marco Galinha está disponível para assegurar o Diário de Notícias e outros títulos históricos da Global Media.
O jogo virtual permite aos alunos participantes ganhar uma "visão holística do que é o marketing", área "cada vez mais determinante para a formação dos líderes do futuro", refere a diretora do IPAM,
Tânia Alexandre vai ficar com o título Saber Viver, agora numa nova editora. A ideia é reforçar a aposta no digital e também em eventos. A equipa está a ser constituída.
A ERC disse também não poder "para já" apresentar uma data final para a decisão sobre o processo administrativo relativamente à Global Media "face às diligências ainda em curso".
10 notas
Vitor Cunha,
Maria João Oliveira assume as funções de COO do braço de media do grupo WPP e Frederico Correia passa a liderar a Wavemaker. Filipa Duarte é nomeada managing director do GroupM Nexus.
Humor nas campanhas
Luis Lobato Almeida,
José Paulo Fafe, desde setembro administrador do GMG, demitiu-se esta quarta-feira. Os salários de janeiro devem ser pagos até dia 7 e podem entrar novos investidores ainda esta semana, sabe o +M.
2024 é o tempo de repensar o mercado?
Miguel Magalhães,
À EDP Renováveis (74,5 pontos) e EDP (74), no primeiro e segundo lugar do ranking, segue-se a Galp Energia (73,3) e a Repsol (70,8). As restantes marcas de energia obtiveram menos de 70 pontos.
A concessão abrange um total de 426 viaturas. São propostos dois lotes, um com um preço base de 966 mil euros e outro de 180 mil euros.
O curso tem 16 semanas e é coordenado por Ricardo Ferreira, growth & innovation director da IPG Mediabrands, e Rui Freire, diretor-geral da Initiative e chief growth officer da IPG Mediabrands.
Edson Athayde 1966 – 2046
Edson Athayde,
Rui Freire, managing director da Initiative, aponta dos desafios de agências, meios e anunciantes para 2024.
Bom para promover as marcas, mau para a marca de Portugal
Carlos Coelho,
O anúncio da Ikea entra em territórios proibidos ou foi um rasgo na comunicação? As opiniões dividem-se, com a marca e a agência criativa a rejeitarem a ideia de aproveitamento eleitoral.
A Iniciativa Liberal aproveitou o anúncio da Ikea para também comunicar. Depois de dezenas de marcas, a estante “Boa para guardar livros. Ou 75.800€" chegou aos post do partido.
De uma forma transversal a vários setores, e entre marcas maiores ou mais pequenas, foram dezenas as que aproveitaram o anúncio da Ikea para comunicar nas redes sociais.
Com criatividade da Uzina, o outdoor marca presença a nível nacional e faz parte de uma campanha que tem aproveitado a atualidade política para comunicar. A Ikea explica porquê.
Porquê investir em comunicação?
Rodrigo Almeida Fernandes,
Maria João Oliveira, CEO da Wavemaker, a maior agência do GroupM e a quarta maior do país, aponta os vários desafios de agências, marcas e media para este ano.
A embalagem para manipular o subconsciente do consumidor
Pedro Pimentel,
Rodrigo Albuquerque, managing partner da Arena Portugal, antecipa os desafios e tendências de anunciantes e meios em 2024. "Portugal precisa, mais do que nunca, de uma comunicação social forte", diz.
Se a minha estante falasse…
João Santos,
A Arena conquista a primeira posição nas agências de meios e a Fuel lidera o ranking das agências criativas.
A moção que propunha a greve geral foi aprovada hoje à tarde, nos momentos finais do Congresso do Jornalismo. A última greve geral de jornalistas foi em 1982. SJ vai determinar data.
João Vieira Pereira, diretor do Expresso, defendeu que os meios de comunicação social precisam de se sentar e fazer uma "autorregulação", pois sem isso "não vamos chegar longe".
Foram várias as propostas para financiamento dos meios de comunicação avançadas pelos diretores de informação dos media audiovisuais, dos benefícios fiscais, apoios à contratação ou à oferta da Lusa.
No Congresso dos Jornalistas PS e BE foram favoráveis a um eventual financiamento do Estado aos media, PSD não exclui, mas que "não é o ideal". IL e PCP mostraram-se contra.
Mickey: a oportunidade escondida pelo domínio público
Tiago Baldaia,
Citando Salgado Zenha, o CEO da Global Media responde aos acionistas do grupo que, como o ECO/+M avançou ao início da tarde, queriam avançar para a sua destituição.
Os quatro acionistas minoritários confirmam que "vão agendar uma Assembleia Geral de Acionistas para apresentar uma solução para o GMG".
Os acionistas da Global Media entraram em rutura total com o representante do fundo que controla o grupo. Prepara-se a marcação de uma Assembleia Geral e uma proposta de destituição de Fafe.