Warner Bros. Discovery divide-se em duas empresas

A separação acontece numa altura em que a Warner, assim como outras empresas do setor, assistem à perda de audiências e receitas nos canais televisivos a favor do streaming.

TVI transmite 12 jogos do Mundial de Clubes da FIFA

A hipótese já tinha sido deixada em aberto pela Dazn, que garantiu os direitos em exclusivo para o mundo inteiro.

João Valle e Azevedo fica com a pasta da comunicação social

O quadro do Banco de Portugal, que é desde 2024 deputado do PSD, é um dos novos secretários de Estado. Entra para o Ministério da Presidência e fica com a pasta da comunicação social.

Trabalhadores da TiN avançam para greve

Caso os salários em atraso e o subsídio de férias sejam pagos, os trabalhadores admitem desconvocar a greve. Luís Delgado diz que "tudo será feito para liquidar com urgência" os pagamentos em atraso.

Opinião Ver todas
Fernando Parreira

Finalmente, temos Ad-Revenue em Portugal!!!

Fernando Parreira,

“Como não temos um budget muito grande, temos que ser criativos”

O ativismo na comunicação, o risco de jogar pelo seguro ou a publicidade em Portugal, em entrevista a Mónica Sousa, diretora de marketing da Ikea, Melhor Anunciante e Grande Prémio no Festival CCP.

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

Entrevista com o Vampiro

Vitor Cunha,

Apesar da IA a estratégia “continua a ser essencial”

A ideia foi defendida numa mesa redonda do Better Marketing, conferência organizada pela Associação Portuguesa de Anunciantes, onde a inteligência artificial foi um tema sempre presente.

Opinião Ver todas
Francisco Teixeira

Pela riqueza e esperteza… marchar, marchar!

Francisco Teixeira,

Dazn transmite Mundial de Clubes apenas através da app

A transmissão dos jogos será feita na app DAZN. Nos próximos dias pode ser fechado acordo para transmissão de alguns jogos nos canais generalistas.

Morreu Eduardo Gageiro, fotojornalista do 25 de Abril

Nascido em Sacavém, em 1935, Gageiro, que completou 90 anos em fevereiro, deixa um vasto arquivo de uma obra de décadas.

AMD aprova novo Código de Conduta

O novo Código procura responder aos atuais e futuros desafios do setor, em diversas áreas, como sejam a da proteção de dados e privacidade, do marketing digital e programático ou da IA.

SIC segura liderança das audiências em maio

Por uma diferença de 0,6 pontos percentuais, a SIC mantém-se o canal mais visto do país no último mês. Em mês de eleições, todos os canais de informação crescem, com a liderança a pertencer à CNN.

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

Alarguem o algoritmo

António Fuzeta da Ponte,

Hugo Veiga sai da AKQA e deixa o mundo das agências

"Não sei o que o futuro reserva, mas saio do mundo de agência para explorar projetos que podem ir do entretenimento a iniciativas educacionais", diz Hugo Veiga ao +M.

Negócios +M Ver todas
Deco quer novas regras para o marketing de influência

Apesar da "boa vontade" de iniciativas para sensibilizar os promotores para o cumprimento da lei, a Deco lembra que a publicidade não identificada "continua a ser uma constante".

RSF alertam para transmissões de rádio falsas geradas por IA

A RSF aponta para a necessidade dos media adotarem tecnologias para autenticar o seu conteúdo, de forma a combater a falsificação de informação e alcançar um maior transparência nas plataformas.

Trabalhadores da TiN ameaçam parar por atraso nos salários

Se os montantes em atraso não forem pagos até 6 de junho, os trabalhadores reservam-se no direito de não continuarem a trabalhar, convocarem um grave e avançar para a rescisão do contrato.

Opinião Ver todas
Ricardo Pereira

Banca, entre a segurança e a mudança

Ricardo Pereira,

Sílvia Pereira de Castro, da UHM, na primeira pessoa

Trocou o Minho pelo Algarve em 2018, para trabalhar em marketing no setor de hospitality. É adepta do coaching, pois considera muito importante que quem gere pessoas tenha componentes de liderança.

O 24Horas está de volta: “Somos assumidamente um produto para as redes sociais”

400 mil euros de investimento, a chegar aos dois milhões em seis meses, 12 jornalistas e uma clara aposta nas redes sociais. Ana Cáceres Monteiro explica o novo 24Horas, promovido por José Paulo Fafe.

Teresa Lameiras deixa direção de comunicação e marca da SIVA

Ligada ao setor automóvel há mais de três décadas, Teresa Lameiras liderou a comunicação de marcas como Seat, Volkswagen Audi, Škoda, Bentley, Lamborghini, Volkswagen Veículos Comerciais e Cupra.

Esquema fraudulento em outdoors dos maiores operadores

Esquema ilícito publicitado em outdoors 'vende' uma suposta concessão de crédito, usurpando a identidade do DNB Bank. Empresas do setor viram-se envolvidas, difundido os anúncios.

Nos destaca rapidez da fibra em novo spot

Mafalda Creative, Mariana Bossy, Carlos Coutinho Vilhena e João Manzarra protagonizam o novo filme da nova linha de comunicação. A criatividade é d'O Escritório e a produção da Krypton.

Escola Virtual comemora 20 anos em campanha da Coming Soon

A campanha parte da resposta certa dada por um aluno, que é celebrada por todo o país, para demonstrar o impacto da Escola Virtual na edução dos jovens alunos.

Amazon vai usar conteúdos do New York Times para treinar IA

Depois de ter processado a dona do ChatGPT por violação de direitos de autor, o New York Times celebra agora o seu primeiro acordo de licenciamento de conteúdo para treinar modelos de IA generativa.

Dona do Jornal de Notícias tem nova estrutura acionista

Mário José Andrade Ferreira, que foi acionista maioritário da SAD do Vitória de Guimarães, passa a ter 10% do capital da dona do JN. A Parsoc assume maioria do capital e a Ilíria, que tinha 35%, sai.

Escola Virtual comemora 20 anos em campanha da Coming Soon

A campanha parte da resposta certa dada por um aluno, que é celebrada por todo o país, para demonstrar o impacto da Escola Virtual na edução dos jovens alunos.

Disney+ assegura transmissão da Liga dos Campeões Feminina

O acordo é válido por cinco anos, tendo a The Walt Disney Company assegurado os direitos da transmissão em direto da competição desde a época 2025/26 até à de 2029/30.

Rock in Rio lidera em impacto em media e redes sociais

Além de liderar em media, o Rock in Rio também conseguiu a primeira posição em redes sociais, "demonstrando uma capacidade única de mobilização e interação com o público", refere a análise da Cision.

TV: “Não vamos fazer quotas, era o que mais faltava”

“Qualidade da cobertura foi assimétrica a favor do PS e PSD em relação ao Chega”, admite Ricardo Costa, que recusa críticas aos comentadores. A reflexão é urgente, dizem especialistas ouvidos pelo +M.

Opinião Ver todas
João Guerra

Green! Nem washing nem hushing

João Guerra,

Lúcia Cavaleiro assume Comunicação e Imagem da IP

A até agora manager communications and digital da Philip Morris International vai liderar uma equipa de 19 profissionais e assume a comunicação externa, interna, institucional, eventos e digital.

M80 apresenta-se com imagem renovada

A celebrar 18 anos, a rádio do grupo Bauer Media aposta num rebranding, acompanhado por uma campanha que marca presença em televisão, rádio, outdoor, digital e redes sociais. Criatividade é da DJ.

Lisboa tira cartazes de propaganda política do Eixo Central

Depois de ter "previamente notificado" os partidos para a retirada dos cartazes, a autarquia lisboeta avançou para a sua remoção coerciva. Em causa estão mais de 30 cartazes, de diferentes partidos.

UE dá 5,5 milhões à Rádio Europa Livre após corte dos EUA

A medida, descrita como um "financiamento de emergência de curto prazo", pretende fornecer uma "rede de segurança" para o jornalismo independente da rádio que transmite para o leste europeu.

Uzina e Ikea vencem grande prémio do CCP

Uzina é a Melhor Agência do Ano e o troféu Melhor Anunciante é da Ikea. Save us from the USA, da Stream and Tough Guy para a Change The Ref, é o Grande Prémio para o Bem. Conheça todos os vencedores.

Opinião Ver todas
Fernando Parreira

A atenção como métrica incontornável

Fernando Parreira,

“Uma marca responsável deve acarinhar os media e deve ser parceira dos media”

A nova linha de comunicação da Nos, a escolha das agências, os territórios da marca, o fim do Playce, a relação e importância dos media ou a concorrência, em entrevista a António Fuzeta da Ponte.

Morreu Sebastião Salgado. Fotógrafo brasileiro tinha 81 anos

Sebastião Salgado ganhou nome no mundo da fotografia a nível mundial, tendo também ficado conhecido como humanista e ambientalista. Em Portugal fotografou a Revolução de 25 de abril. 

Telegraph comprado por quase 600 milhões pela americana Red

Sociedade de ‘private equity' com sede em Nova Iorque chegou a acordo para adquirir a publicação com 170 anos e está a negociar com outros investidores minoritários, garantindo "valores editoriais".

VML Branding assina cinco marcas de turismo na Arábia

A agência do grupo WPP especializada na criação de sistemas de identidade desenvolveu as marcas Fly Red Sea, WAMA, Galaxea, Akun e Botanica, da empresa saudita Red Sea Global.

Negócios +M Ver todas
Ações da Impresa disparam em bolsa 19%

O movimento acontece no momento em que se fala de possíveis mudanças acionistas no grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão. O grupo Jerónimo Martins nega "alegado investimento num grupo de media".

Desinformação “está-se a tornar omnipresente”

Os representantes europeus consideram que a escola tem um um papel relevante a desempenhar no combate à desinformação e que a inteligência artificial (IA) também pode ajudar nesse combate.

Estado vai em breve suportar metade das assinaturas digitais

O Código de Comunicação Social, embora inicialmente previsto para julho, viu o seu prazo ser "um pouco" dilatado mas ainda será apresentado "durante este ano civil" ao parlamento.

A que associação consignar o IRS? Campanhas ajudam à decisão

A consignação do IRS representa uma receita importante para muitas associações, que reforçam a sua comunicação nesta altura do ano. Conheça algumas das campanhas.

Ideias +M Ver todas
Sagres tenta definir o que é ser português em nova campanha

Para dar vida à nova campanha, a pergunta “O que nos vai na Alma?” já tinha sido espalhada pela marca como teaser nas ruas, televisão e redes sociais.

Candidaturas aos APPM Marketing Awards abrem a 1 de junho

As candidaturas decorrem de 1 de junho a 31 de julho, com o desconto early bird de 10% disponível até 30 de junho. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 15 de outubro.

“É um milagre dos Santos”, diz a Super Bock em campanha

Patrocinadora das Festas de Lisboa e arraiais populares, a marca vai também estar presente em mais de 200 locais, entre arraiais, pontos de venda, ativações de marca e experiências.

Opinião Ver todas
Pedro Pimentel

Marcas fortes, país mais forte

Pedro Pimentel,

Meo lança campanha “Liga-te melhor em todo o lado”

Com criatividade da Dentsu, produção da Garage e planeamento da OMD, o spot mostra uma sequência de encontros em diferentes contextos e geografias, celebrando novos começos e ligações humanas.

Dona do JN abre programa de saídas voluntárias

A empresa explica que a "história recente" impõe a "tomada de medidas para otimizar a sua estrutura de custos que permita assegurar condições de sustentabilidade".

Assinaturas de publicações para jovens com 1.000 pedidos

A adesão pode ser feita através do Portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, que pode ser ativada na aplicação gov.pt ou num Espaço Cidadão.

Opinião Ver todas
Catarina Travassos

O Chega já não é só dos “invisíveis”

Catarina Travassos,

29% dos europeus mudam para streaming com publicidade

Uma tendência crescente por serviços de streaming com anúncios sugere que os consumidores procuram um equilíbrio entre preço acessível e acesso a conteúdo pago, aponta um estudo do grupo alemão RTL.

Bandida “deixa o Pomar” e renova identidade

"Trata-se de um novo capítulo na história da Bandida, que reforça o seu compromisso com a inovação, a curiosidade e a ousadia", diz a marca. A criatividade é da FunnyHow.

Disney e Fórmula 1 “aceleram” com parceria em 2026

A colaboração, que arranca na próxima temporada, pretende unir os fãs de todo o mundo em torno de experiências inesquecíveis e únicas, conteúdos e merchandising.

Televisões com incentivos para a digitalização de conteúdos

O incentivo para financiar a digitalização quer “assegurar a preservação, digitalização e disponibilização ao público dos arquivos televisivos com relevância histórica, cultural, social e política”.

Opinião Ver todas
Rodrigo Almeida Fernandes

Quando a política não ouve. Um problema de comunicação?

Rodrigo Almeida Fernandes,

Rebeca Venâncio, da Brisa, na primeira pessoa

Rebeca Venâncio sempre teve a ambição de ser jornalista, mas cedo percebeu que "provavelmente não o seria a carreira toda". Chega agora à Brisa para ajudar a empresa a "comunicar boas histórias".

Media Ver todas
SIC vence legislativas e CNN lidera nos canais de informação

A SIC foi o canal mais visto e a RTP1 o que dedicou mais tempo à cobertura da noite eleitoral. Nos canais de informação, a liderança foi da CNN Portugal. Os dados em detalhe, na análise da Dentsu.

CEO da CBS News pede demissão. Não queria acordo com Trump

A saída de Wendy McMahon acontece depois de já terem sido registadas outras saídas de altos funcionários do grupo, por divergências quanto à decisão da Paramount de chegar a acordo com Donald Trump.

Finanças e Segurança Social viabilizam plano da TiN

O valor total de créditos para efeitos de votação é de 35,2 milhões de euros, sendo que quase metade corresponde à Autoridade Tributária e à Segurança Social.

Bro Cinema é a “produtora do ano” nos prémios The One Show

A Bro Cinema arrecadou diversas distinções nos prémios The One Show, em Nova Iorque. Uzina, Dentsu Creative Lisboa e Stream and Tough Guy também foram distinguidas.

“Havia espaço para a publicidade ser mais disruptiva e criativa”

No mês em que o mais português dos produtos da McDonald’s regressa aos restaurantes, Sérgio Leal, diretor de marketing e comunicação, analisa os desafios da marca e também do mercado.

Estão abertas as candidaturas aos Effie Awards Portugal

As inscrições decorrem até dia 11 de julho, com a avaliação das candidaturas a estender-se até 7 de novembro. A gala de entrega de prémios está marcada para 26 de novembro.

Maria Cerqueira Gomes “assina” como embaixadora da Solverde

Depois de Cândido Costa e Ukra, é Maria Cerqueira Gomes quem protagoniza a nova campanha da Solverde. A criatividade é da Legendary, a produção da Snowberry e o planeamento de media da Media Duyes.

Festival CCP com 388 trabalhos na shortlist

Os vencedores são revelados no dia 23 de maio, na 27º Gala de Entrega de Prémios CCP, que se realiza no espaço da antiga Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.

André Ventura interrompeu 399 vezes os debates na TV

Se os debates e TV são tradição, as interrupções são igualmente um clássico e têm um "campeão" destacado: Ventura, que interrompeu 399 vez os seus opositores. Os números são do Despolariza.

Opinião Ver todas
Ricardo Sacoto Lagoa

Reciclagem: as marcas já estão no lugar certo?

Ricardo Sacoto Lagoa,

Joana Carravilla lidera agora grupo Elife na América Latina

O objetivo de Joana Carravilla passa por disponibilizar serviços e software que combinam inteligência artificial, social listening e tecnologia no mercado da América Latina.

Rúben Dias chega ao YouTube e “acelera” com a Lamborghini

O jogador do Manchester City, que lançou há dias um canal no YouTube, publicou um vídeo onde oficializa a relação com a marca automóvel italiana, mostrando o modelo Lamborghini Revuelto.

Max dá passo atrás e volta a mudar de nome para HBO Max

"Estamos a trazer de volta a HBO, marca que representa a mais alta qualidade em media, para acelerar ainda mais" o crescimento do serviço de steraming, explicou o CEO da Warner Bros. Discovery.

Volvo aposta em campanha para o renovado XC60

Esta é a primeira campanha cocriada com a Initiative e marca o início da colaboração com a agência de meios, responsável pelo planeamento e compra de media da Volvo em Portugal desde 1 de abril.

Observador lidera downloads de podcasts em abril

O podcast “Extremamente Desagradável”, que não lançou novos episódios no período em análise, caiu para a segunda posição e terá contribuído para a perda de liderança da Renascença.

UE contraria Sumol+Compal em guerra de marcas com italianos

Após ganhar contra franceses devido à palavra “frutologia”, a Sumol+Compal recebe agora uma nega do tribunal da UE num processo contra a Bosca Cora, especializada em vinhos e bebidas alcoólicas.

54% das marcas prevê investir mais em influencer marketing

O estudo da WFA mostra ainda que apenas 42% das marcas supervisionam o cumprimento das regras relacionadas com a divulgação de conteúdos comerciais por parte dos influenciadores com que trabalham.

BBC propõe plano para combater desconfiança na informação

O diretor-geral da estação pública de rádio e televisão britânica delineou uma série de medidas para enfrentar "a crise de confiança" que assola o Reino Unido, assim como outros países.

Opinião Ver todas
João Santos

O Estado, sempre o Estado!

João Santos,

Patrícia Nunes Coelho troca Control por clínicas OralMed

Após 12 anos na Control, Patrícia Nunes Coelho assumiu a direção de marketing da OralMed. "Elevar a brand awareness da marca" é o objetivo.

Dom Pérignon reúne estrelas do mundo artístico em campanha

Este "diálogo" entre a marca de champanhe e rostos famosos já vem de há décadas e incluiu colaborações com figuras como Lady Gaga, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, David Lynch ou Karl Lagerfeld.

Um quinto do investimento publicitário é de sete anunciantes

Os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 40,3% de toda a publicidade. Ediclube, Modelo Continente, Unilever FIMA, Nestlé, Lidl, Procter & Gamble e McDonald’s foram os que mais investiram.

TikTok elimina 45.000 contas falsas para as legislativas

De acordo com a rede social, foram removidas "mais de 45.000 contas falsas, mais de 390.000 gostos falsos e 26.000 seguidores falsos".

Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro - 03OUT24
Chega é um partido que “tem partilhado conteúdos falsos”

Enquanto os partidos tradicionais fazem "uma espécie de propaganda", o Chega destaca-se por partilhar conteúdos com mensagens que são baseadas em factos que não são verdadeiros, dizem docentes.

José Eduardo Moniz quer subsidiação na medição de audiências

Moniz também criticou a ERC, entidade que "atrofia" o trabalho dos media. No evento organizado pela APIT foram ainda defendidas alianças com as grandes plataformas.

Cinemas com mais de um milhão de espectadores em abril

Em matéria de receitas de bilheteira, em abril as idas ao cinema renderam 6,3 milhões de euros, num aumento de 62% em relação a abril de 2024.

ECO disponibiliza assinaturas digitais gratuitas para jovens

O ECO é uma dos meios de comunicação social que disponibiliza assinaturas digitais gratuitas para os jovens, e que inclui publicações como o Expresso, Observador ou Público,

Papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos

O Papa afirmou querer "reiterar a solidariedade da Igreja para com os jornalistas presos por procurarem e reportarem a verdade". Leão XIV destacou ainda que o potencial da IA exige responsabilidade.

Instinct lança podcast gerado 100% por IA

Manuel Génio e Maria Inteligente fazem o resumo da semana, comentam resultados a partir de gráficos ou debatem artigos sobre sugestões ou artigos de opinião escritos pela equipa da Instinct.

Luís Soares, do Rock in Rio, na primeira pessoa

Apaixonado por música "desde que se lembra", Luís Soares sempre se envolveu na promoção de concertos e eventos. Começou com bandas de garagem no liceu e é agora head of marketing do Rock in Rio.

“Uma marca portuguesa pode, e deve, fazer coisas diferentes”

Na semana em que lança a nova linha de comunicação, Andreia Vaz, diretora de marca, comunicação e customer experience da Worten, explica em entrevista os desafios e apostas da marca.

Televisão Ver todas
O caderno de encargos das televisões para o próximo Governo

Acabar com a publicidade na RTP, adotar ações em relação às big tech que "roubam" receitas publicitárias e conteúdos ou rever as leis da rádio e televisão são algumas das reivindicações.

Suspensão do Playce é “uma guerra a que assistimos com pena”

Líderes das donas da TVI e da SIC dizem "assistir com pena" à "guerra" entre a AdC e as operadoras de telecomunicações que levou à suspensão do Playce e afirmam querer "fazer parte da solução".

Não é para fechar mas “tem de se fazer algo” sobre a RTP3

O presidente da RTP defende a necessidade de o serviço público de media ter um canal de informação mas entende que é necessário "fazer algo" em relação à RTP3, que está atrás de todos os concorrentes.

Rebeca Venâncio assume comunicação do Grupo Brisa

Franco Caruso, até aqui diretor de sustentabilidade e comunicação do Grupo Brisa, passa a diretor de sustentabilidade e comunidades.

Comunicação do Governo sobre apagou aumentou desinformação

A informação divulgada pelo Governo criou um "vácuo informativo explorado por conteúdos virais" cujo impacto foi "ampliado por erros mediáticos", conclui o MediaLab e Comissão Nacional de Eleições.

Interesse nos debates para as legislativas caiu face a 2024

Enquanto no ano passado houve quatro debates com uma audiência média superior a um milhão de telespetadores, em 2025 foram apenas dois os debates que ficaram acima dessa fasquia.

59% dos marketeers prevê aumentar parcerias com influencers

O aumento da notoriedade da marca é o principal objetivo dos marketeers nas parcerias com influenciadores. A esmagadora maioria reconhece os melhores resultados obtidos com os seus conteúdos.

Opinião Ver todas
Carlos Furtado

Algumas lições do apagão

Carlos Furtado,

Worten tem nova linha de comunicação e aponta aos mais novos

A Worten tem uma nova linha de comunicação e aponta à geração Z. A Ricardo Araújo Pereira juntam-se os humoristas Joana Miranda e Manel Rosa. A criatividade é da Fuel.

“Se a ideia era afastar os eleitores, missão cumprida”

O +M pediu a Edson Athayde e José Bourbon Ribeiro uma avaliação do debate "todos contra Montenegro" e, em simultâneo, uma antecipação do que será a campanha. As respostas são dadas na primeira pessoa.

Tino de Rans protagoniza campanha da Domino’s

No ar até dia 1 de junho, a campanha é assinada pela FunnyHow. A Oh My Digital é a responsável pela produção do spot.

Opinião Ver todas
Nuno Fernandes Thomaz

A força da marca, o valor da escolha

Nuno Fernandes Thomaz,

SIC recupera liderança das audiências em abril

A SIC fechou abril como a estação mais vista do país, com uma diferença de 0,8 pontos percentuais em relação à TVI. Nos canais de informação, a CNN segue à frente, agora por duas décimas.

RSF quer imposto sobre plataformas para financiar jornalismo

Perante o que diz ser o colapso da segurança económica dos media, a ONG Repórteres Sem Fronteiras pede às autoridades públicas e privadas que se "comprometam com um 'New Deal' para o jornalismo".

Deco avança com ação judicial contra Apple por sobretaxas

Os termos e condições da App Store impediram que os serviços de streaming de música informassem os utilizadores sobre opções mais baratas fora da ‘loja’ da Apple, segundo a Deco.

PwC relança imagem

Com a sua nova imagem, a companhia pretende reafirmar o seu posicionamento como uma "organização mais inovadora, mais próxima e voltada para o futuro".

Rewatt aposta em nova identidade de marca

O rebranding pretende representar uma "abordagem mais próxima, dinâmica e centrada no cliente", bem como "refletir um compromisso renovado com a transição energética".

Joana Gaivão, da Abreu Advogados, na primeira pessoa

Com mais de 20 anos de experiência na área da comunicação e do jornalismo, Joana Gaivão tem vindo a tocar em diversas franjas da comunicação. Teatro, dança, um bom livro e animais são as suas paixões.

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

Foram “resmas” de fake news!

Joana Garoupa,

Nos com nova linha de comunicação para “expandir ligações”

A Nos conta com uma nova linha de comunicação que se vai estender ao longo do ano e que surge a par da evolução de todo o ecossistema da marca. A primeira fase da campanha arranca esta quinta-feira.

Samsung abre restaurante pop-up onde a IA define o menu

Com este projeto desenvolvido em parceria com a agência Nervo, a Samsung quer "demonstrar de forma prática e direta" o potencial do sistema de IA dos seus dispositivos até nas "rotinas mais simples".

Ikea lança a sua primeira coleção de roupa

A coleção inclui hoodies com o logótipo da marca sueca, mas também t-shirts em tons de preto, branco e rosa e uma seleção de acessórios, como chapéus, garrafas reutilizáveis ou guarda-chuvas.

Matinal aposta em novo posicionamento focado no autocuidado

A marca avança com um novo posicionamento para se tornar "mais relacionável e relevante para um grupo maior de consumidores", recorrendo a um investimento em comunicação superior ao dos últimos anos.

Mondelēz torna-se patrocinadora da Liga Portugal

No âmbito deste patrocínio, o grupo vai promover ao longo da época "várias ativações de marca, experiências exclusivas e iniciativas que promovem o consumo responsável e consciente" dos seus produtos.

O dia em que a rádio ganhou

O apagão demonstrou a importância da rádio em emergências, com os portugueses a tirarem das gavetas os seus aparelhos a pilhas. Associação reclama apoio na aquisição de geradores nas rádios.

Inês Fonseca, da Johnnie Walker, na primeira pessoa

Passo a passo, Inês Fonseca foi construindo uma carreira no marketing a par da atividade musical, que sempre a acompanhou.

Lucro da RTP encolhe para 341 mil euros em 2024

Há 15 anos consecutivos que a RTP tem apresentado resultados positivos. Em 2024, os lucros recuaram para 341 mil euros, em comparação com os 2,5 milhões do ano anterior.

Mais de 130 candidataram-se a saída voluntária da RTP

Número de candidaturas ficou acima do previsto pela empresa. Nem todos os trabalhadores que se candidataram ao plano deverão sair, desde logo devido ao teto máximo de 115 pessoas na primeira fase.

Vanessa Romeu assume direção de corporate affairs do Lidl

Vanessa Romeu regressa ao retalhista alimentar onde trabalhou entre 2013 e 2021 como diretora de comunicação e responsabilidade social.

Opinião Ver todas
José Bourbon-Ribeiro

A mochila de Francisco

José Bourbon-Ribeiro,

“O mundo é grande. Delta ainda tem aqui espaço para crescer muito bem”

"O legado do meu avô" é o ponto de partida para a entrevista a Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta. O crescimento, a diversificação, o preço do café e o propósito da marca, em discurso direto.

Opinião Ver todas
José Bomtempo

Famalicão e o Verão Quente de 75

José Bomtempo,

Luís Montenegro foi quem mais apareceu nas notícias em março

Recorde-se que foi em março que a rejeição de uma moção de confiança levou à queda do Governo, após a polémica em torno da empresa Spinumviva.

Paulo Raimundo e Inês Sousa Real visto por 80,6 mil

Na noite desta quinta-feira, Luís Montenegro regressa aos debates, tendo agendado o frente a frente com André Ventura às 21h, na SIC.

Turismo de Lisboa lança “Lisboa, ReclAMO-TE”

Assinada pela Burson, a campanha está disponível nas redes sociais Instagram e YouTube, e nos canais institucionais da Associação Turismo de Lisboa.

Piaget apresenta nova identidade 

O rebranding é acompanhado pelo lançamento de um website renovado e de uma campanha em redes sociais, digital, eventos académicos e materiais impressos.

Marcas de mãos dadas com o Millennium Estoril Open

Com um valor global a rondar os três milhões de euros, os patrocínios são "fundamentais" para o Millennium Estoril Open. Mas o que leva as marcas a investir em parcerias com a prova nacional de ténis?

Os desafios a que as empresas têm de estar atentas

A afirmação da IA, o retrocesso nas políticas de diversidade e sustentabilidade, a desinformação ou a fragmentação geopolítica são alguns dos desafios a que as empresas devem estar atentas.

Terra Nostra aposta em “cowfluencers” nas redes sociais

No ano em que assinala os 10 anos do Programa Leite das Vacas Felizes, cada rede social da Terra Nostra será "comandada" por uma diferente vaca.

Brasil é o primeiro “País Criativo do Ano” dos Cannes Lions

O país conquistou os seus primeiros leões de Cannes em 1971. Desde então, ganhou 1911 prémios. É agora o primeiro país a ser distinguido com o novo prémio de "País Criativo do Ano".

Paez desafia alunos de Belas-Artes a criar para si

Os dois alunos vencedores recebem um prémio monetário de 750 euros e 4% de royalties das vendas (sem IVA) das suas criações.

Ricardinho assina pela Betclic

O futebolista será a cara de várias campanhas, conteúdos exclusivos e ativações da marca, avança a empresa liderada em Portugal por Tiago Simões. 

Continente, OMD e Fuel lideram investimento em março

No acumulado do trimestre, o primeiro anunciante é o Ediclube, seguindo-se o Continente e a Unilever Fima. OMD e Fuel lideram nas agências.

Opinião Ver todas
Pedro Pimentel

Marcas gastas, promessas vazias

Pedro Pimentel,

Portugueses recebem e-mail da Meta para uso de dados para IA

A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, quer usar as informações públicas dos utilizadores adultos da União Europeia (UE) para treinar a sua ferramenta de IA.

Meo oferece aos clientes aplicação de IA apoiada por Bezos

À semelhança do que fez em Espanha com a Telefónica, a Perplexity assinou com a Altice Portugal um acordo exclusivo a nível nacional que permite a empresas e famílias usarem o sistema.

Pedro Nuno Santos e Rui Tavares seguido por quase um milhão

O debate mais visto destas duas semanas, recorde-se, foi o que colocou frente a frente Pedro Nuno Santos e André Ventura.

Edifício Impresa
Presidente da Comissão de Auditoria da Impresa renuncia

Impresa comunica renúncia de Manuel Guilherme Oliveira da Costa, que presidia o órgão que fiscaliza a administração e pugna pelo cumprimento da lei. Nada é referido sobre o que motivou esta decisão.

Filipa Raposo de Almeida, da Uber, na primeira pessoa

A gestão de crise é uma área na comunicação que alicia Filipa Raposo de Almeida. Diretora de comunicação da Uber há dois anos, encontrou no fit boxing o desporto mais parecido com a dança, que adora.

Opinião Ver todas
Carlos Furtado

Os media na base do sistema democrático

Carlos Furtado,

“As entidades políticas não percebem a urgência da proteção à media local”

As consequências da suspensão do Playce, o crescimento anémico da publicidade digital, as oportunidades para os media locais e os novos projetos de Fernando Parreira, em entrevista.

Frize e JCDecaux lançam outdoors com sincronização avançada

A sincronia permite que vários ecrãs funcionem em coordenação, apresentando conteúdos complementares que, quando vistos em conjunto, contam uma história.

Controlauto lança campanha para reforçar posicionamento

Com criatividade da VML, produção da Looks Good e consultoria da Pro(u)d, a campanha está presente em televisão, rádio e canais digitais. O planeamento de meios foi da Arena Media.

Ellephant assume comunicação da Sport Zone

A agência passa a gerir a comunicação estratégica da Sport Zone, do ponto de vista das relações públicas, ficando também responsável pela divulgação de eventos e ações que reforcem a sua comunicação.

Joana Mortágua e Nuno Melo vistos por 622,5 mil

O frente a frente entre Pedro Nuno Santos e André Ventura, recorde-se, é o mais visto destas quase duas semanas de debates.

Festival CCP com 843 Trabalhos a concurso

Com 251 trabalhos, Publicidade é a categoria que recolheu mais inscrições. Segue-se a de Design (193), Craft em Publicidade (160), Digital (134), Experiências de Marca (95) e Integração (10).

Regina lança “o mupi mais confortável que o país já viu”

O mupi, feito em pelo, convida as pessoas a “experimentar o conforto de Regina". A agência Nossa foi a responsável pelo desenvolvimento da campanha, que conta também com um passatempo no Instagram.

Betclic desafia a transformar momentos desportivos em arte

A Betclic desafia os utilizadores a descreverem um momento desportivo e "decisivo" que os tenha feito ganhar uma aposta, podendo depois escolher o tipo de arte com que querem eternizar esse momento.

Turismo de Portugal lança campanha para os amantes de música

A campanha do Turismo de Portugal, de âmbito internacional, tem como principal objetivo promover o país como destino de eleição para os amantes de música. A criatividade é da Dentsu Creative Iberia.

Opinião Ver todas
João Santos

Flexibilidade ou oportunismo

João Santos,

PS triplica medidas para media e aproxima-se da AD

Enquanto no ano passado o PS propunha nove medidas para o setor dos media, agora são 28 as propostas no programa eleitoral. Várias integram o plano de ação para os media, apresentado por Pedro Duarte.

Ideias +M Ver todas
Melissa Jefferson protagoniza nova campanha global da EDP

A criatividade é da Havas e a produção da Garage. O planeamento de meios é da Wavemaker e abrange todos os mercados nos quais a EDP está presente. Melissa Jefferson é a protagonista.

Zome dedica estátua à concorrência em campanha

Além de uma estátua física, a campanha está presente nas redes sociais, em televisão, rádio e outdoors. Quer alertar para a importância de um consultor imobiliário proativo e atento.

Dove Men+Care quer promover autocuidado nos homens

Depois de promover a "beleza real" junto das mulheres, a Dove quer agora "trazer os homens para a conversa". Marta Quelhas, head of marketing de personal care na Unilever, explica a estratégia.

Novobanco apresenta evolução da sua assinatura em campanha

A nova campanha marca uma "evolução clara" no posicionamento do banco, "consolidando o rejuvenescimento da comunicação da marca". A criatividade é da BBDO e o planeamento de meios da Hearts & Science.

Opinião Ver todas
Pedro Barbosa

Marketing de performance não é paid media

Pedro Barbosa,

Joana Pedroso, da BP, na primeira pessoa

Na BP há três anos, Joana Pedroso lidera o marketing da marca de combustíveis há cerca de um ano e três meses, apostando numa comunicação "pessoalizada". Adora viajar e ir a concertos e festivais.

Opinião Ver todas
José Pedro Marques da Silva

Se há mercado para isto, o problema não é o produto

José Pedro Marques da Silva,

As prioridades da ARP e o fim do Playce, por Teresa Burnay

Aumentar a notoriedade da Auto Regulação Publicitária é um dos objetivos de Teresa Burnay, a nova presidente. Em entrevista, a diretora de media da Unilever comenta também o fim do Playce.