
A criatividade precisa de espaço, mas também de urgência
Vasco Perestrelo,


A separação acontece numa altura em que a Warner, assim como outras empresas do setor, assistem à perda de audiências e receitas nos canais televisivos a favor do streaming.


A hipótese já tinha sido deixada em aberto pela Dazn, que garantiu os direitos em exclusivo para o mundo inteiro.


O quadro do Banco de Portugal, que é desde 2024 deputado do PSD, é um dos novos secretários de Estado. Entra para o Ministério da Presidência e fica com a pasta da comunicação social.


Caso os salários em atraso e o subsídio de férias sejam pagos, os trabalhadores admitem desconvocar a greve. Luís Delgado diz que "tudo será feito para liquidar com urgência" os pagamentos em atraso.

Finalmente, temos Ad-Revenue em Portugal!!!
Fernando Parreira,
O ativismo na comunicação, o risco de jogar pelo seguro ou a publicidade em Portugal, em entrevista a Mónica Sousa, diretora de marketing da Ikea, Melhor Anunciante e Grande Prémio no Festival CCP.

Entrevista com o Vampiro
Vitor Cunha,
A ideia foi defendida numa mesa redonda do Better Marketing, conferência organizada pela Associação Portuguesa de Anunciantes, onde a inteligência artificial foi um tema sempre presente.

Pela riqueza e esperteza… marchar, marchar!
Francisco Teixeira,


A transmissão dos jogos será feita na app DAZN. Nos próximos dias pode ser fechado acordo para transmissão de alguns jogos nos canais generalistas.


Nascido em Sacavém, em 1935, Gageiro, que completou 90 anos em fevereiro, deixa um vasto arquivo de uma obra de décadas.


O novo Código procura responder aos atuais e futuros desafios do setor, em diversas áreas, como sejam a da proteção de dados e privacidade, do marketing digital e programático ou da IA.
Por uma diferença de 0,6 pontos percentuais, a SIC mantém-se o canal mais visto do país no último mês. Em mês de eleições, todos os canais de informação crescem, com a liderança a pertencer à CNN.

Alarguem o algoritmo
António Fuzeta da Ponte,
"Não sei o que o futuro reserva, mas saio do mundo de agência para explorar projetos que podem ir do entretenimento a iniciativas educacionais", diz Hugo Veiga ao +M.


Apesar da "boa vontade" de iniciativas para sensibilizar os promotores para o cumprimento da lei, a Deco lembra que a publicidade não identificada "continua a ser uma constante".


A RSF aponta para a necessidade dos media adotarem tecnologias para autenticar o seu conteúdo, de forma a combater a falsificação de informação e alcançar um maior transparência nas plataformas.


Se os montantes em atraso não forem pagos até 6 de junho, os trabalhadores reservam-se no direito de não continuarem a trabalhar, convocarem um grave e avançar para a rescisão do contrato.

Banca, entre a segurança e a mudança
Ricardo Pereira,
Trocou o Minho pelo Algarve em 2018, para trabalhar em marketing no setor de hospitality. É adepta do coaching, pois considera muito importante que quem gere pessoas tenha componentes de liderança.

10 de junho e sete perguntas para a marca Portugal
Rosália Amorim,
400 mil euros de investimento, a chegar aos dois milhões em seis meses, 12 jornalistas e uma clara aposta nas redes sociais. Ana Cáceres Monteiro explica o novo 24Horas, promovido por José Paulo Fafe.

Parece que temos todo o tempo do mundo – mas não temos
Bárbara Bárcia,
Ligada ao setor automóvel há mais de três décadas, Teresa Lameiras liderou a comunicação de marcas como Seat, Volkswagen Audi, Škoda, Bentley, Lamborghini, Volkswagen Veículos Comerciais e Cupra.


Esquema ilícito publicitado em outdoors 'vende' uma suposta concessão de crédito, usurpando a identidade do DNB Bank. Empresas do setor viram-se envolvidas, difundido os anúncios.


Mafalda Creative, Mariana Bossy, Carlos Coutinho Vilhena e João Manzarra protagonizam o novo filme da nova linha de comunicação. A criatividade é d'O Escritório e a produção da Krypton.


A campanha parte da resposta certa dada por um aluno, que é celebrada por todo o país, para demonstrar o impacto da Escola Virtual na edução dos jovens alunos.


Depois de ter processado a dona do ChatGPT por violação de direitos de autor, o New York Times celebra agora o seu primeiro acordo de licenciamento de conteúdo para treinar modelos de IA generativa.

O Jobs e o O’Leary entram num bar. E eu chego a seguir
Nuno Antunes,


Mário José Andrade Ferreira, que foi acionista maioritário da SAD do Vitória de Guimarães, passa a ter 10% do capital da dona do JN. A Parsoc assume maioria do capital e a Ilíria, que tinha 35%, sai.


A campanha parte da resposta certa dada por um aluno, que é celebrada por todo o país, para demonstrar o impacto da Escola Virtual na edução dos jovens alunos.


O acordo é válido por cinco anos, tendo a The Walt Disney Company assegurado os direitos da transmissão em direto da competição desde a época 2025/26 até à de 2029/30.


Além de liderar em media, o Rock in Rio também conseguiu a primeira posição em redes sociais, "demonstrando uma capacidade única de mobilização e interação com o público", refere a análise da Cision.

Moça bonita não paga, mas também não leva
Edson Athayde,
“Qualidade da cobertura foi assimétrica a favor do PS e PSD em relação ao Chega”, admite Ricardo Costa, que recusa críticas aos comentadores. A reflexão é urgente, dizem especialistas ouvidos pelo +M.

Green! Nem washing nem hushing
João Guerra,


A até agora manager communications and digital da Philip Morris International vai liderar uma equipa de 19 profissionais e assume a comunicação externa, interna, institucional, eventos e digital.


A celebrar 18 anos, a rádio do grupo Bauer Media aposta num rebranding, acompanhado por uma campanha que marca presença em televisão, rádio, outdoor, digital e redes sociais. Criatividade é da DJ.


Depois de ter "previamente notificado" os partidos para a retirada dos cartazes, a autarquia lisboeta avançou para a sua remoção coerciva. Em causa estão mais de 30 cartazes, de diferentes partidos.


A medida, descrita como um "financiamento de emergência de curto prazo", pretende fornecer uma "rede de segurança" para o jornalismo independente da rádio que transmite para o leste europeu.
Uzina é a Melhor Agência do Ano e o troféu Melhor Anunciante é da Ikea. Save us from the USA, da Stream and Tough Guy para a Change The Ref, é o Grande Prémio para o Bem. Conheça todos os vencedores.

A atenção como métrica incontornável
Fernando Parreira,
A nova linha de comunicação da Nos, a escolha das agências, os territórios da marca, o fim do Playce, a relação e importância dos media ou a concorrência, em entrevista a António Fuzeta da Ponte.


Sebastião Salgado ganhou nome no mundo da fotografia a nível mundial, tendo também ficado conhecido como humanista e ambientalista. Em Portugal fotografou a Revolução de 25 de abril.


Sociedade de ‘private equity' com sede em Nova Iorque chegou a acordo para adquirir a publicação com 170 anos e está a negociar com outros investidores minoritários, garantindo "valores editoriais".


A agência do grupo WPP especializada na criação de sistemas de identidade desenvolveu as marcas Fly Red Sea, WAMA, Galaxea, Akun e Botanica, da empresa saudita Red Sea Global.

Ghosting corporativo: um ruído na reputação
Joana Gaivão,


O movimento acontece no momento em que se fala de possíveis mudanças acionistas no grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão. O grupo Jerónimo Martins nega "alegado investimento num grupo de media".


Os representantes europeus consideram que a escola tem um um papel relevante a desempenhar no combate à desinformação e que a inteligência artificial (IA) também pode ajudar nesse combate.


O Código de Comunicação Social, embora inicialmente previsto para julho, viu o seu prazo ser "um pouco" dilatado mas ainda será apresentado "durante este ano civil" ao parlamento.
A consignação do IRS representa uma receita importante para muitas associações, que reforçam a sua comunicação nesta altura do ano. Conheça algumas das campanhas.


Para dar vida à nova campanha, a pergunta “O que nos vai na Alma?” já tinha sido espalhada pela marca como teaser nas ruas, televisão e redes sociais.


As candidaturas decorrem de 1 de junho a 31 de julho, com o desconto early bird de 10% disponível até 30 de junho. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 15 de outubro.


Patrocinadora das Festas de Lisboa e arraiais populares, a marca vai também estar presente em mais de 200 locais, entre arraiais, pontos de venda, ativações de marca e experiências.

Marcas fortes, país mais forte
Pedro Pimentel,


Com criatividade da Dentsu, produção da Garage e planeamento da OMD, o spot mostra uma sequência de encontros em diferentes contextos e geografias, celebrando novos começos e ligações humanas.


A empresa explica que a "história recente" impõe a "tomada de medidas para otimizar a sua estrutura de custos que permita assegurar condições de sustentabilidade".


A adesão pode ser feita através do Portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, que pode ser ativada na aplicação gov.pt ou num Espaço Cidadão.

O Chega já não é só dos “invisíveis”
Catarina Travassos,


Uma tendência crescente por serviços de streaming com anúncios sugere que os consumidores procuram um equilíbrio entre preço acessível e acesso a conteúdo pago, aponta um estudo do grupo alemão RTL.


"Trata-se de um novo capítulo na história da Bandida, que reforça o seu compromisso com a inovação, a curiosidade e a ousadia", diz a marca. A criatividade é da FunnyHow.


A colaboração, que arranca na próxima temporada, pretende unir os fãs de todo o mundo em torno de experiências inesquecíveis e únicas, conteúdos e merchandising.


O incentivo para financiar a digitalização quer “assegurar a preservação, digitalização e disponibilização ao público dos arquivos televisivos com relevância histórica, cultural, social e política”.

Quando a política não ouve. Um problema de comunicação?
Rodrigo Almeida Fernandes,
Rebeca Venâncio sempre teve a ambição de ser jornalista, mas cedo percebeu que "provavelmente não o seria a carreira toda". Chega agora à Brisa para ajudar a empresa a "comunicar boas histórias".


A SIC foi o canal mais visto e a RTP1 o que dedicou mais tempo à cobertura da noite eleitoral. Nos canais de informação, a liderança foi da CNN Portugal. Os dados em detalhe, na análise da Dentsu.


A saída de Wendy McMahon acontece depois de já terem sido registadas outras saídas de altos funcionários do grupo, por divergências quanto à decisão da Paramount de chegar a acordo com Donald Trump.


O valor total de créditos para efeitos de votação é de 35,2 milhões de euros, sendo que quase metade corresponde à Autoridade Tributária e à Segurança Social.
A Bro Cinema arrecadou diversas distinções nos prémios The One Show, em Nova Iorque. Uzina, Dentsu Creative Lisboa e Stream and Tough Guy também foram distinguidas.

Espelho de Narciso Partiu-se (e ninguém avisou os partidos)
Edson Athayde,
No mês em que o mais português dos produtos da McDonald’s regressa aos restaurantes, Sérgio Leal, diretor de marketing e comunicação, analisa os desafios da marca e também do mercado.


As inscrições decorrem até dia 11 de julho, com a avaliação das candidaturas a estender-se até 7 de novembro. A gala de entrega de prémios está marcada para 26 de novembro.


Depois de Cândido Costa e Ukra, é Maria Cerqueira Gomes quem protagoniza a nova campanha da Solverde. A criatividade é da Legendary, a produção da Snowberry e o planeamento de media da Media Duyes.


Os vencedores são revelados no dia 23 de maio, na 27º Gala de Entrega de Prémios CCP, que se realiza no espaço da antiga Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.


Se os debates e TV são tradição, as interrupções são igualmente um clássico e têm um "campeão" destacado: Ventura, que interrompeu 399 vez os seus opositores. Os números são do Despolariza.

Reciclagem: as marcas já estão no lugar certo?
Ricardo Sacoto Lagoa,


O objetivo de Joana Carravilla passa por disponibilizar serviços e software que combinam inteligência artificial, social listening e tecnologia no mercado da América Latina.


O jogador do Manchester City, que lançou há dias um canal no YouTube, publicou um vídeo onde oficializa a relação com a marca automóvel italiana, mostrando o modelo Lamborghini Revuelto.


"Estamos a trazer de volta a HBO, marca que representa a mais alta qualidade em media, para acelerar ainda mais" o crescimento do serviço de steraming, explicou o CEO da Warner Bros. Discovery.


Esta é a primeira campanha cocriada com a Initiative e marca o início da colaboração com a agência de meios, responsável pelo planeamento e compra de media da Volvo em Portugal desde 1 de abril.

Intimidade algorítmica: quando a IA nos conhece bem demais
Vera Carrondo,


O podcast “Extremamente Desagradável”, que não lançou novos episódios no período em análise, caiu para a segunda posição e terá contribuído para a perda de liderança da Renascença.


Após ganhar contra franceses devido à palavra “frutologia”, a Sumol+Compal recebe agora uma nega do tribunal da UE num processo contra a Bosca Cora, especializada em vinhos e bebidas alcoólicas.


O estudo da WFA mostra ainda que apenas 42% das marcas supervisionam o cumprimento das regras relacionadas com a divulgação de conteúdos comerciais por parte dos influenciadores com que trabalham.


O diretor-geral da estação pública de rádio e televisão britânica delineou uma série de medidas para enfrentar "a crise de confiança" que assola o Reino Unido, assim como outros países.

O Estado, sempre o Estado!
João Santos,
Após 12 anos na Control, Patrícia Nunes Coelho assumiu a direção de marketing da OralMed. "Elevar a brand awareness da marca" é o objetivo.


Este "diálogo" entre a marca de champanhe e rostos famosos já vem de há décadas e incluiu colaborações com figuras como Lady Gaga, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, David Lynch ou Karl Lagerfeld.


Os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 40,3% de toda a publicidade. Ediclube, Modelo Continente, Unilever FIMA, Nestlé, Lidl, Procter & Gamble e McDonald’s foram os que mais investiram.


De acordo com a rede social, foram removidas "mais de 45.000 contas falsas, mais de 390.000 gostos falsos e 26.000 seguidores falsos".


Enquanto os partidos tradicionais fazem "uma espécie de propaganda", o Chega destaca-se por partilhar conteúdos com mensagens que são baseadas em factos que não são verdadeiros, dizem docentes.

Relações Públicas, a chave de uma boa reputação
Elgar Rosa,
Moniz também criticou a ERC, entidade que "atrofia" o trabalho dos media. No evento organizado pela APIT foram ainda defendidas alianças com as grandes plataformas.


Em matéria de receitas de bilheteira, em abril as idas ao cinema renderam 6,3 milhões de euros, num aumento de 62% em relação a abril de 2024.


O ECO é uma dos meios de comunicação social que disponibiliza assinaturas digitais gratuitas para os jovens, e que inclui publicações como o Expresso, Observador ou Público,


O Papa afirmou querer "reiterar a solidariedade da Igreja para com os jornalistas presos por procurarem e reportarem a verdade". Leão XIV destacou ainda que o potencial da IA exige responsabilidade.


Manuel Génio e Maria Inteligente fazem o resumo da semana, comentam resultados a partir de gráficos ou debatem artigos sobre sugestões ou artigos de opinião escritos pela equipa da Instinct.
Apaixonado por música "desde que se lembra", Luís Soares sempre se envolveu na promoção de concertos e eventos. Começou com bandas de garagem no liceu e é agora head of marketing do Rock in Rio.

O Papa ainda é uma ‘marca’ importante para o mundo?
Rosália Amorim,
Na semana em que lança a nova linha de comunicação, Andreia Vaz, diretora de marca, comunicação e customer experience da Worten, explica em entrevista os desafios e apostas da marca.

Os cuidados com o excesso de sal na batata frita
Vitor Cunha,


Acabar com a publicidade na RTP, adotar ações em relação às big tech que "roubam" receitas publicitárias e conteúdos ou rever as leis da rádio e televisão são algumas das reivindicações.


Líderes das donas da TVI e da SIC dizem "assistir com pena" à "guerra" entre a AdC e as operadoras de telecomunicações que levou à suspensão do Playce e afirmam querer "fazer parte da solução".


O presidente da RTP defende a necessidade de o serviço público de media ter um canal de informação mas entende que é necessário "fazer algo" em relação à RTP3, que está atrás de todos os concorrentes.


Franco Caruso, até aqui diretor de sustentabilidade e comunicação do Grupo Brisa, passa a diretor de sustentabilidade e comunidades.


A informação divulgada pelo Governo criou um "vácuo informativo explorado por conteúdos virais" cujo impacto foi "ampliado por erros mediáticos", conclui o MediaLab e Comissão Nacional de Eleições.


Enquanto no ano passado houve quatro debates com uma audiência média superior a um milhão de telespetadores, em 2025 foram apenas dois os debates que ficaram acima dessa fasquia.


O aumento da notoriedade da marca é o principal objetivo dos marketeers nas parcerias com influenciadores. A esmagadora maioria reconhece os melhores resultados obtidos com os seus conteúdos.

Algumas lições do apagão
Carlos Furtado,


A Worten tem uma nova linha de comunicação e aponta à geração Z. A Ricardo Araújo Pereira juntam-se os humoristas Joana Miranda e Manel Rosa. A criatividade é da Fuel.


O +M pediu a Edson Athayde e José Bourbon Ribeiro uma avaliação do debate "todos contra Montenegro" e, em simultâneo, uma antecipação do que será a campanha. As respostas são dadas na primeira pessoa.


No ar até dia 1 de junho, a campanha é assinada pela FunnyHow. A Oh My Digital é a responsável pela produção do spot.

A força da marca, o valor da escolha
Nuno Fernandes Thomaz,
A SIC fechou abril como a estação mais vista do país, com uma diferença de 0,8 pontos percentuais em relação à TVI. Nos canais de informação, a CNN segue à frente, agora por duas décimas.


Perante o que diz ser o colapso da segurança económica dos media, a ONG Repórteres Sem Fronteiras pede às autoridades públicas e privadas que se "comprometam com um 'New Deal' para o jornalismo".


Os termos e condições da App Store impediram que os serviços de streaming de música informassem os utilizadores sobre opções mais baratas fora da ‘loja’ da Apple, segundo a Deco.


Com a sua nova imagem, a companhia pretende reafirmar o seu posicionamento como uma "organização mais inovadora, mais próxima e voltada para o futuro".


O rebranding pretende representar uma "abordagem mais próxima, dinâmica e centrada no cliente", bem como "refletir um compromisso renovado com a transição energética".
Com mais de 20 anos de experiência na área da comunicação e do jornalismo, Joana Gaivão tem vindo a tocar em diversas franjas da comunicação. Teatro, dança, um bom livro e animais são as suas paixões.

Foram “resmas” de fake news!
Joana Garoupa,
A Nos conta com uma nova linha de comunicação que se vai estender ao longo do ano e que surge a par da evolução de todo o ecossistema da marca. A primeira fase da campanha arranca esta quinta-feira.


Com este projeto desenvolvido em parceria com a agência Nervo, a Samsung quer "demonstrar de forma prática e direta" o potencial do sistema de IA dos seus dispositivos até nas "rotinas mais simples".


A coleção inclui hoodies com o logótipo da marca sueca, mas também t-shirts em tons de preto, branco e rosa e uma seleção de acessórios, como chapéus, garrafas reutilizáveis ou guarda-chuvas.


A marca avança com um novo posicionamento para se tornar "mais relacionável e relevante para um grupo maior de consumidores", recorrendo a um investimento em comunicação superior ao dos últimos anos.


No âmbito deste patrocínio, o grupo vai promover ao longo da época "várias ativações de marca, experiências exclusivas e iniciativas que promovem o consumo responsável e consciente" dos seus produtos.

A criatividade adora uma boa mentira (e nem sempre é dia 1)
Bárbara Bárcia,
O apagão demonstrou a importância da rádio em emergências, com os portugueses a tirarem das gavetas os seus aparelhos a pilhas. Associação reclama apoio na aquisição de geradores nas rádios.


Passo a passo, Inês Fonseca foi construindo uma carreira no marketing a par da atividade musical, que sempre a acompanhou.


Há 15 anos consecutivos que a RTP tem apresentado resultados positivos. Em 2024, os lucros recuaram para 341 mil euros, em comparação com os 2,5 milhões do ano anterior.


Número de candidaturas ficou acima do previsto pela empresa. Nem todos os trabalhadores que se candidataram ao plano deverão sair, desde logo devido ao teto máximo de 115 pessoas na primeira fase.


Vanessa Romeu regressa ao retalhista alimentar onde trabalhou entre 2013 e 2021 como diretora de comunicação e responsabilidade social.

A mochila de Francisco
José Bourbon-Ribeiro,
"O legado do meu avô" é o ponto de partida para a entrevista a Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta. O crescimento, a diversificação, o preço do café e o propósito da marca, em discurso direto.

Famalicão e o Verão Quente de 75
José Bomtempo,


Recorde-se que foi em março que a rejeição de uma moção de confiança levou à queda do Governo, após a polémica em torno da empresa Spinumviva.


Na noite desta quinta-feira, Luís Montenegro regressa aos debates, tendo agendado o frente a frente com André Ventura às 21h, na SIC.


Assinada pela Burson, a campanha está disponível nas redes sociais Instagram e YouTube, e nos canais institucionais da Associação Turismo de Lisboa.


O rebranding é acompanhado pelo lançamento de um website renovado e de uma campanha em redes sociais, digital, eventos académicos e materiais impressos.
Com um valor global a rondar os três milhões de euros, os patrocínios são "fundamentais" para o Millennium Estoril Open. Mas o que leva as marcas a investir em parcerias com a prova nacional de ténis?

Existir ou não existir no X? Eis a questão
Celma Padamo,
A afirmação da IA, o retrocesso nas políticas de diversidade e sustentabilidade, a desinformação ou a fragmentação geopolítica são alguns dos desafios a que as empresas devem estar atentas.


No ano em que assinala os 10 anos do Programa Leite das Vacas Felizes, cada rede social da Terra Nostra será "comandada" por uma diferente vaca.


O país conquistou os seus primeiros leões de Cannes em 1971. Desde então, ganhou 1911 prémios. É agora o primeiro país a ser distinguido com o novo prémio de "País Criativo do Ano".


Os dois alunos vencedores recebem um prémio monetário de 750 euros e 4% de royalties das vendas (sem IVA) das suas criações.


O futebolista será a cara de várias campanhas, conteúdos exclusivos e ativações da marca, avança a empresa liderada em Portugal por Tiago Simões.
No acumulado do trimestre, o primeiro anunciante é o Ediclube, seguindo-se o Continente e a Unilever Fima. OMD e Fuel lideram nas agências.

Marcas gastas, promessas vazias
Pedro Pimentel,


A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, quer usar as informações públicas dos utilizadores adultos da União Europeia (UE) para treinar a sua ferramenta de IA.


À semelhança do que fez em Espanha com a Telefónica, a Perplexity assinou com a Altice Portugal um acordo exclusivo a nível nacional que permite a empresas e famílias usarem o sistema.


O debate mais visto destas duas semanas, recorde-se, foi o que colocou frente a frente Pedro Nuno Santos e André Ventura.


Impresa comunica renúncia de Manuel Guilherme Oliveira da Costa, que presidia o órgão que fiscaliza a administração e pugna pelo cumprimento da lei. Nada é referido sobre o que motivou esta decisão.
A gestão de crise é uma área na comunicação que alicia Filipa Raposo de Almeida. Diretora de comunicação da Uber há dois anos, encontrou no fit boxing o desporto mais parecido com a dança, que adora.

Os media na base do sistema democrático
Carlos Furtado,
As consequências da suspensão do Playce, o crescimento anémico da publicidade digital, as oportunidades para os media locais e os novos projetos de Fernando Parreira, em entrevista.


A sincronia permite que vários ecrãs funcionem em coordenação, apresentando conteúdos complementares que, quando vistos em conjunto, contam uma história.


Com criatividade da VML, produção da Looks Good e consultoria da Pro(u)d, a campanha está presente em televisão, rádio e canais digitais. O planeamento de meios foi da Arena Media.


A agência passa a gerir a comunicação estratégica da Sport Zone, do ponto de vista das relações públicas, ficando também responsável pela divulgação de eventos e ações que reforcem a sua comunicação.

O ROI não chega: precisamos de falar de Retorno Emocional
Catarina Tomaz,


O frente a frente entre Pedro Nuno Santos e André Ventura, recorde-se, é o mais visto destas quase duas semanas de debates.


Com 251 trabalhos, Publicidade é a categoria que recolheu mais inscrições. Segue-se a de Design (193), Craft em Publicidade (160), Digital (134), Experiências de Marca (95) e Integração (10).


O mupi, feito em pelo, convida as pessoas a “experimentar o conforto de Regina". A agência Nossa foi a responsável pelo desenvolvimento da campanha, que conta também com um passatempo no Instagram.


A Betclic desafia os utilizadores a descreverem um momento desportivo e "decisivo" que os tenha feito ganhar uma aposta, podendo depois escolher o tipo de arte com que querem eternizar esse momento.
A campanha do Turismo de Portugal, de âmbito internacional, tem como principal objetivo promover o país como destino de eleição para os amantes de música. A criatividade é da Dentsu Creative Iberia.

Flexibilidade ou oportunismo
João Santos,
Enquanto no ano passado o PS propunha nove medidas para o setor dos media, agora são 28 as propostas no programa eleitoral. Várias integram o plano de ação para os media, apresentado por Pedro Duarte.


A criatividade é da Havas e a produção da Garage. O planeamento de meios é da Wavemaker e abrange todos os mercados nos quais a EDP está presente. Melissa Jefferson é a protagonista.


Além de uma estátua física, a campanha está presente nas redes sociais, em televisão, rádio e outdoors. Quer alertar para a importância de um consultor imobiliário proativo e atento.


Depois de promover a "beleza real" junto das mulheres, a Dove quer agora "trazer os homens para a conversa". Marta Quelhas, head of marketing de personal care na Unilever, explica a estratégia.
A nova campanha marca uma "evolução clara" no posicionamento do banco, "consolidando o rejuvenescimento da comunicação da marca". A criatividade é da BBDO e o planeamento de meios da Hearts & Science.

Marketing de performance não é paid media
Pedro Barbosa,
Na BP há três anos, Joana Pedroso lidera o marketing da marca de combustíveis há cerca de um ano e três meses, apostando numa comunicação "pessoalizada". Adora viajar e ir a concertos e festivais.

Se há mercado para isto, o problema não é o produto
José Pedro Marques da Silva,
Aumentar a notoriedade da Auto Regulação Publicitária é um dos objetivos de Teresa Burnay, a nova presidente. Em entrevista, a diretora de media da Unilever comenta também o fim do Playce.