Opiniões

João Santos

Porque gosta o marketing de prémios?

A confiança demora uma eternidade a ser construída e destrói-se em segundos. Obriga a consistência, repetição, entrega e dedicação. Não é fácil de ser conseguida e ainda mais difícil de ser reforçada.

Bárbara Bárcia

Quem disse que não se cria bem na praia?

Nunca ninguém fez um estudo sobre isto, mas não há dúvida de que, deitar-se na toalha e olhar para o céu durante 15 minutos, pode fazer mais pela criatividade do que três reuniões de alinhamento.

Rosália Amorim

A imagem de marca de um país tem asas

Improvisar dá jeito e é um desporto nacional, mas preparar - tudo e sempre - em cima do joelho, não estimar custos mensuráveis e imensuráveis e danos reputacionais é um calcanhar de Aquiles.

Ana Paula Costa

Cannes Lions 2025: O Amanhã Criativo

Os principais destaques do festival focaram-se na intersecção entre inovação tecnológica, impacto social, impacto no negócio e a evolução do papel dos criadores de conteúdo.

Tiago Baldaia

Velhos são os rótulos

Tratar os mais velhos como um bloco é não ver a árvore - nem a floresta. O problema são as ideias feitas, as etiquetas fáceis, as categorias preguiçosas.

Gabriel Augusto

O que vai diferenciar as empresas no futuro?

Neste mundo onde a única certeza é a mudança constante, o sucesso pertence às organizações que compreendem que o seu ativo mais valioso são as Pessoas.

João Guerra

Desenrasquei este artigo

A arte de desenrascar, quando praticada com consciência e propósito, pode transformar-se numa forma elevada de pensamento estratégico.

Pedro Pimentel

Inovar é dar nome ao futuro

Portugal pode ser um mercado desafiante, mas também ser um laboratório. Não só para fora, mas para cima: para um lugar onde os produtos deixam de ser apenas produtos e passam a ser experiências.

Marlene Gaspar

AI, que não sei o que pensar

Precisas de um filme para apresentar um produto? A IA dá-te em 5”. De um conceito para apresentar uma estratégia? Consegues em 10”. Queres um vídeo para apresentar no CA? Tens em 15”. Só que não!

José Pedro Marques da Silva

Quando “conhecer o cliente” se torna assédio digital

O teste da personalização não é quantos dados conseguimos recolher ou quão precisos são os nossos algoritmos. É se conseguimos fazer o consumidor sentir-se compreendido sem se sentir vigiado.

Joana Garoupa

Por um Portugal além dos Clichês, também na Publicidade!

Este artigo não pretende ser um tratado político, mas sim um convite à reflexão. É hora de repensar como as marcas estão a representar aqueles que consomem os seus produtos.

Catarina Travassos

O feriado da memória

Quando falar de escravatura, racismo ou do exercício irresponsável do poder é visto como intrusivo, isso diz mais sobre o desconforto da sociedade com a própria imagem do que sobre o discurso em si.