Opiniões

A confiança demora uma eternidade a ser construída e destrói-se em segundos. Obriga a consistência, repetição, entrega e dedicação. Não é fácil de ser conseguida e ainda mais difícil de ser reforçada.

Nunca ninguém fez um estudo sobre isto, mas não há dúvida de que, deitar-se na toalha e olhar para o céu durante 15 minutos, pode fazer mais pela criatividade do que três reuniões de alinhamento.

Improvisar dá jeito e é um desporto nacional, mas preparar - tudo e sempre - em cima do joelho, não estimar custos mensuráveis e imensuráveis e danos reputacionais é um calcanhar de Aquiles.

Os principais destaques do festival focaram-se na intersecção entre inovação tecnológica, impacto social, impacto no negócio e a evolução do papel dos criadores de conteúdo.

Tratar os mais velhos como um bloco é não ver a árvore - nem a floresta. O problema são as ideias feitas, as etiquetas fáceis, as categorias preguiçosas.

Neste mundo onde a única certeza é a mudança constante, o sucesso pertence às organizações que compreendem que o seu ativo mais valioso são as Pessoas.

A arte de desenrascar, quando praticada com consciência e propósito, pode transformar-se numa forma elevada de pensamento estratégico.

Portugal pode ser um mercado desafiante, mas também ser um laboratório. Não só para fora, mas para cima: para um lugar onde os produtos deixam de ser apenas produtos e passam a ser experiências.

Precisas de um filme para apresentar um produto? A IA dá-te em 5”. De um conceito para apresentar uma estratégia? Consegues em 10”. Queres um vídeo para apresentar no CA? Tens em 15”. Só que não!

O teste da personalização não é quantos dados conseguimos recolher ou quão precisos são os nossos algoritmos. É se conseguimos fazer o consumidor sentir-se compreendido sem se sentir vigiado.

Este artigo não pretende ser um tratado político, mas sim um convite à reflexão. É hora de repensar como as marcas estão a representar aqueles que consomem os seus produtos.

Quando falar de escravatura, racismo ou do exercício irresponsável do poder é visto como intrusivo, isso diz mais sobre o desconforto da sociedade com a própria imagem do que sobre o discurso em si.