Negócios +M

Conclusão da venda do JN e da TSF marcada para dia 30

O atraso tem a ver com os prazos de comunicação aos trabalhadores. A seguir à conclusão do negócio, segue-se a compra da participação do WOF na empresa de Galinha e a venda das participações na Lusa.

Bernardo Rodo analisa o potencial de novos canais no cabo

Os anunciantes privilegiam ambientes premium com capacidade de entregar coberturas rápidas. A TV é competente neste sentido, desde que seja capaz de atrair os públicos-alvo publicitários, aponta Rodo.

AdC impõe “condições e obrigações” na compra da Vasp

Marco Galinha pode comprar a participação da Cofina, mas a "decisão de não oposição" tem condições que basicamente passam por dar "acesso à VASP de modo justo, razoável e não discriminatório".

Impresa fecha semestre com prejuízo de 4 milhões

A SIC, que apresenta contas autónomas, duplicou os lucros, para 1,3 milhões. As receitas do grupo também dono do Expresso cresceram 0,7% e os custos reduziram 1,2%. O prejuízo está em linha com 2023.

Bruxelas preocupada com transparência dos media

"Em Portugal, um caso de grande visibilidade desencadeou debates sobre o quadro legislativo", aponta a Comissão Europeia, referindo-se à Global Media.

Media Capital fecha semestre com prejuízo de 2,67 milhões

As receitas subiram 10%, para 76,3 milhões de euros, e o total de gastos operacionais aumentou 5%, para 73,9 milhões. Publicidade cresce 16%.

32º Digital Business Congress APDC - 09MAI23
Presidente da RTP questiona se todos os canais fazem sentido

"Penso que este é um exercício que todos deveríamos fazer", diz presidente da RTP, que pretende "fazer diferente com menos gente do que temos atualmente".

Mega Hits chega ao Algarve com associação à Rádio Fóia

A estação ocupa a frequência 97.1 FM, até agora preenchida pela Rádio Fóia, com quem o grupo que também é dono da RFM e da Renascença fez um acordo de associação.

Sqill levanta dois milhões para reforçar aposta nos EUA

Hoje com cinco colaboradores, a startup quer passar a 12, procurando perfis "essencialmente para equipa de tecnologia e de growth". Foco é acelerar expansão nos EUA.

Os media e a IA: quem fez acordos e quem quer processar

As opiniões dividem-se quanto ao uso de IA no jornalismo. Quais os meios jornalísticos que optam pela celebração de acordos com empresas de IA e quais estão a avançar com processos legais?

GCI Media Group e IADE lançam curso especializado em media

A coordenação do curso, com a duração de oito meses, é assegurada por André Gerson, CEO do GCI Media Group, e Carla Cachola, docente na Universidade Europeia.

Media Capital quer comprar a Nowo

A Media Capital já tem um acordo de princípio com os acionistas da operadora de telecomunicações Nowo. Há poucas semanas, a Autoridade da Concorrência chumbou a compra da Nowo pela Vodafone.

Nos recupera primeira posição no ranking de anunciantes

OMD e O Escritório são as maiores agências em junho. No acumulado do semestre, o Modelo Continente é o maior anunciante e a OMD e VML as maiores agências de meios e criativa.

Adidas retira imagem após críticas por antissemitismo

Em causa está o facto de Bella Hadid promover um modelo de ténis lançado originalmente nos Jogos Olímpicos de 72, onde elementos da comitiva israelita foram mortos por militantes pró-Palestina.

Conversas +M - 21JUN23
Novos canais atraem audiência e investimento, defende APAN

Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN, diz que o lançamento de novos canais no cabo é benéfico para todos os intervenientes. Para o canal generalista da MC antecipa "um enorme potencial".

Netflix ganha oito milhões novos subscritores

Em termos financeiros, a Netflix também superou as expetativas, com receitas de 9,56 mil milhões de dólares dos quais gerou 2,15 mil milhões de dólares em lucro líquido.

Compra da participação da GM na Lusa aguarda saída do WOP

O acordo de princípio já terá sido alcançado, por um valor ligeiramente inferior aos 2,6 euros por ação previsto em novembro, mas a sua formalização só terá lugar quando o WOF sair do capital da GM.

Fundo de apoio ao cinema com 20 projetos na primeira fase

Ainda que consideradas elegíveis, ficaram de fora seis candidaturas "por ultrapassarem a dotação definida para o incentivo", do total de sete milhões de euros.

ERC propõe alterações à lei da Transparência dos Media

Uma das modificações "mais significativas" respeita ao regime sancionatório, nomeadamente a "um maior equilíbrio das coimas", destaca a ERC. Confidencialidade dos acordos parassociais é outro ponto.

“Um festival é sobretudo uma experiência”

O arranque do SBSR é o ponto de partida para a entrevista a Luis Montez, dono da Música no Coração. Os festivais, a venda das rádios e a entrada da Live Nations são alguns dos temas abordados.

Costa lidera “protagonistas” do Now, Medina é o menos visto

À liderança de António Costa, segue-se Rui Rio e Pedro Santana Lopes e o programa Medina é o menos acompanhado. Os "protagonistas" perdem nas audiências para os comentadores dos canais concorrentes.

Now faz um mês. “Diferenciação” (ainda?) não faz a diferença

Ao fim de um mês, canal da Medialivre ficou longe das audiências da CNN Portugal no primeiro mês completo de emissão, segundo a análise da Dentsu/Carat. Aposta na "diferenciação" não fez a diferença.

API propõe taxa sobre tarifários móveis para apoiar os media

São ainda apresentadas propostas relacionadas com o incentivo à modernização tecnológica ou a criação de uma norma que imponha obrigatoriedade de compra antecipada de publicidade institucional.

MasterChef e RTP Marcas lançam linha de refeições prontas

Arroz malandrinho de bacalhau com coentros, arroz caldoso de rabo de boi, biryani de frango e massa com frango e a cebola caramelizada são as refeições que vão ser disponibilizadas numa primeira fase.

Trabalhadores a recibos verdes na GM suspendem trabalho

"A decisão de parar de trabalhar foi comunicada à administração na última quinta-feira, dia 11 de julho, caso os valores em causa não fossem liquidados até ontem, dia 15, o que não sucedeu", referem.

TVI quer alcançar share de 5,2% em 2030 com o novo canal

A concretizar-se, o novo canal generalista da Media Capital ficará num patamar idêntico ao que tem hoje a CMTV. A estimativa é que as receitas cresçam quase cinco vezes e os custos 24 vezes.