Negócios +M

TVI liderou audiências na noite eleitoral das europeias

A SIC foi o canal mais visto pelos portugueses no dia das eleições, mas foi a TVI que registou melhores resultados a partir das 18h. A análise é da Dentsu para o +M.

Empresa de Cristina Ferreira tem de pagar indemnização à SIC

A SIC deu entrada com um processo contra a apresentadora por quebra de contrato. O tribunal veio agora dar razão ao canal, condenando a empresa de Cristina Ferreira a pagar mais de três milhões.

Meios de comunicação social podem ser propriedade de fundos

A presidente da ERC foi ouvida a propósito da aquisição dos jornais Sol e I, tendo apontado que, por agora, está "praticamente tudo sanado" em termos de transparência e de formalidades.

NewsNow lançado segunda. Canais de informação fazem mudanças

A CNN Portugal e SIC Notícias, canais que apresentaram novidades recentemente, encaram com expetativa e como "mais um concorrente" a chegada do novo canal da MediaLivre. A RTP3 preferiu não comentar.

Voz de Ventura clonada por IA em publicidade enganosa

A manipulação tem como "motivação aparente" fins comerciais e não políticos. No vídeo, André Ventura, através de uma voz criada por IA convida ao investimento numa plataforma de uma empresa.

Guterres pede fim da publicidade a combustíveis fósseis

Sublinhando as restrições já existentes à publicidade de produtos como o tabaco, o secretário-geral da ONU defendeu que o mesmo deve ser agora aplicado aos combustíveis fósseis. 

Preços da Dazn e Sport TV aumentam a partir de agosto

As alterações significam aumentos mensais de três euros para os clientes individuais da Dazn. A Sport TV diz que o aumento é feito pelas operadoras, afirmando desconhecer as alterações de preçário.

SJ pede demissão da administração da Global Media

Face à "incapacidade demonstrada pela atual administração, parece-nos que se não têm soluções para os problemas ou respeito pelas pessoas só têm um caminho: demitir-se", aponta o Sindicato.

É preciso regras globais para a IA na produção de conteúdos

A IA traz benefícios para a produção de conteúdos, mas também diversos desafios, pelo que existe a necessidade de apostar em regulamentação global e descentralizada, defendeu-se no encontro da APIT.

Compra de títulos da Global Media não configura concentração

O negócio já tinha recebido luz verde da ERC, faltando este passo para poder avançar. O objetivo é que a compra dos títulos esteja concluída ainda este mês.

Plano de insolvência da Lisgráfica aprovado

O plano de recuperação prevê o pagamento integral dos créditos laborais, dos créditos da Autoridade Tributária e da Segurança Social e o perdão de 95% dos créditos comuns.

TVI lidera com 1,7 pontos de vantagem em maio

No cabo, a CMTV reforçou a liderança, fechando o mês com um share de 6,5% e uma audiência média de 131,3 mil telespectadores. CNN Portugal e SIC Notícias estão separadas por seis décimas.

ERC investiga investimento da Alpac na dona do Nascer do Sol

A decisão da ERC, agora comunicada, foi tomada no mesmo dia que a CMVM multou a Alpac Capital por violação de deveres no quadro da prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

RTP mais do que triplica lucros em 2023, para 2,5 milhões

O operador de serviço público fechou o ano passado com um resultado líquido de 2,5 milhões de euros, que compara com os 767 mil euros que lucrou em 2022.

Notable lança novas áreas de negócio e aposta em rebranding

O rebranding visa aproximar a Notable do seu propósito de "tornar as pessoas e as marcas notáveis" e consolidar o seu posicionamento. Eventos, corporate e acting são as novas áreas de negócios.

Gestores dos media apresentam caderno de encargos ao Governo

Luís Montenegro admitiu, sem detalhar, "algum" financiamento público para os media. O +M/ECO ouviu os gestores dos principais grupos de comunicação social, que apresentam o caderno de encargos.

OpenAI e WAN-IFRA querem ajudar a integrar IA nas redações

No total são 128 as redações da Europa, Ásia-Pacífico, sul da Ásia e América Latina que vão beneficiar deste programa onde a OpenAI vai proporcionar financiamento e assistência técnica.

JLM & Associados compra a consultora K. Nasce a JLM_K

O grupo entra na área do marketing político, com a compra da consultora do Porto.

As 25 marcas portuguesas mais valiosas, segundo a OnStrategy

Setores da energia e do retalho destacam-se no ranking das marcas portuguesas mais valiosas. O total das 25 marcas mais valiosas representa um valor de cerca de 16,8 mil milhões de euros.

Audiência dos debates aumenta face a 2019

"Nas últimas eleições para o parlamento europeu, houve apenas três debates que ultrapassaram a audiência média de 500 mil telespetadores, enquanto em 2024 cinco ultrapassaram esse valor", refere a UM.

Governo admite financiamento público para comunicação social

Primeiro-ministro argumenta que "aqueles que cumprem serviço público, naturalmente que devem esperar do Estado o reconhecimento do serviço que prestam".

Grupos internacionais usaram IA da OpenAI para desinformação

Nenhum destes grupos usou a inteligência artificial de forma exclusiva, mas antes integrando os conteúdos gerados por esta tecnologia no meio de outros formatos "mais tradicionais".

“Falta-nos bom saber em fazer marcar”, diz Carlos Coelho

A ideia foi defendida no 3º Congresso das Marcas, organizado pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca.

PS renova queixa contra Governo por posts nas redes sociais

Os socialistas consideram "grave que não tenha sido respeitada uma decisão da CNE" e esperam que o Governo cumpra o que foi decidido para evitar incorrer num delito de "desobediência qualificada".

Tribunal aprova acesso de dona da Visão a PER

"Enfrentamos grandes desafios financeiros, acreditamos que somos viáveis economicamente – só assim é possível aderir ao PER", afirma Luís Delgado. O tribunal despachou favoravelmente o pedido.

36% dos jovens da UE verificaram a informação obtida online

Por norma, são os jovens quem mais faz esta verificação, existindo uma diferença de nove pontos percentuais entre estes (36%) e a população adulta que verifica informação obtida online (27%) na UE.