Negócios +M

Britânica The Economist declara apoio a Kamala

"O Sr. Trump representa um risco inaceitável para a América e o mundo. Se The Economist tivesse um voto, nós o daríamos à Sra. Harris", afirma o título.

“Admito que se possam ter cometido erros e exageros”

Vasco Perestrelo, CEO da MOP, reconhece que podem ter sido cometido "exageros" nas localizações dos painéis de grandes dimensões. Apesar da polémica, acredita que o meio outdoor não sairá beliscado.

“A MOP vai valer muito mais daqui a dois anos ou três anos”, diz Perestrelo

Vasco Perestrelo admite que o objetivo é vender a MOP, mas a decisão terá sido adiada. "Uma das grandes razões para decidir não pensar na venda no curto prazo, é que todo o valor está pela frente".

“O desafio da MOP é conseguir liderar este mercado”

Vasco Perestrelo aponta os objetivos para a MOP e os desafios do mercado de publicidade exterior. A venda da empresa, o polémico concurso de Lisboa e o fim da publicidade na RTP são outros dos temas.

Luis Ferreira Lopes deixa Portugal Amanhã

O projeto ficará agora temporariamente sob alçada de Vítor Rainho, desde o início de outubro diretor interino do Sol. 

Três membros da CCPJ renunciam em divergência com presidente

As jornalistas Anabela Natário e Isabel Magalhães renunciaram aos cargos de vogais na CCPJ não reconhecendo à presidente Licínia Girão "capacidade e estatuto para continuar à frente" desta entidade.

“TDT é um projeto que não vingou” , admite Pedro Duarte

"É um encargo brutal que, se calhar, um dia temos de repensar", afirmou Pedro Duarte sobre a TDT. Ministro refere-se aos spots comerciais como "capitalismo publicitário".

Saída de trabalhadores sugerida pela administração da RTP

O plano de saídas voluntárias da RTP tem como teto a saída de 250 trabalhadores, com a contratação de um novo trabalhador com perfil diferente - digital - por cada duas saídas.

Quatro concelhos voltam a ter pontos de venda de jornais

"Estamos a intervir também em matérias de distribuição", afirmou o ministro Pedro Duarte, elencando algumas das 30 medidas do plano de apoio aos media.

Black Friday
Como “comprar de forma inteligente” na Black Friday

Com uma tendência de consumo crescente na Black Friday, planear com antecedência, verificar a autenticidade dos descontos ou rever as políticas de devolução são alguns dos conselhos para esta fase.

SJ teme fim de publicidade na RTP

"Não nos parece que enfraquecer o serviço público num momento de grande crise da comunicação social possa ser o caminho", sublinhou o responsável sindical.

Tiago Froufe autonomiza área da comunicação e lança Public

A Public concentra o marketing de influência, PR e consultoria e estratégia e a Luvin fica com a gestão de celebridades, influenciadores e criadores de conteúdos. Tiago Froufe explica o lançamento.

Reino Unido sanciona agências de relações públicas russas

As empresas e os seus dirigentes são acusados de gestão de divulgação de mentiras nas redes sociais em grande escala. As sanções implicam a proibição de operarem e entrarem no Reino Unido.

Público prefere textos de jornalistas do que escritos por IA

No geral, os leitores consideram os artigos produzidos através de IA "significativamente menos compreensíveis", sentindo que os mesmos contêm “palavras e frases inapropriadas, difíceis ou incomuns”.

CCP vai a eleições a 28 de novembro

As candidaturas e programa de novas listas para a direção do CCP devem ser entregues até ao fim do dia de 24 de novembro. As eleições para o biénio 2024/2026 decorrem quatro dias depois. 

Marca Portugal: Rebranding em curso?premium

O Governo quer uma nova ‘marca Portugal’. O que queremos para o país e como chegamos lá? Os especialistas apontam os desafios.

Poires Maduro defende critérios jornalísticos para redes

O ex ministro defende ser importante trazer os critérios do jornalismo, nomeadamente deontológicos, mas também a edição de informação, para as redes sociais.

Jerónimo Martins entra no capital do Observador

A Recheio SGPS, liderada por Pedro Soares dos Santos, fica com uma participação de 4,99%. Luís Amaral, o principal acionista, desce dos 55% para os 49,95% e Carlos Moreira da Silva sobe para 5%.

e-commerce
Em cinco anos, seis em cada 10 euros serão gastos no digital

Os consumidores preferem uma omnicalidade, procurando as vendas tanto físicas como digitais. O desafio para as marcas e empresas passa por conseguir interligar os diferentes canais.

Apresentação do novo canal de notícias News Now da Medialivre - 03MAI24
Medialivre vai lançar a CM Rádio a 11 de novembro

A CMR resulta da fusão da SBSR e da Rádio Festival, assegurando uma cobertura através de frequência radioelétrica nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, complementada por uma emissão digital.

Canal 11 lança app para chegar “a todos os cantos do mundo”

Até ao final do ano, os utilizadores fora de Portugal podem assistir ao Canal 11 em direto de forma gratuita. A partir de janeiro de 2025, o preço é de cinco euros mensais.

Administrador do Observador critica plano para os media

António Carrapatoso defende a necessidade essencial de "legislação adequada simples, clara e não datada" e de um "órgão regulador do setor e o da concorrência, que saibam fazer cumprir a legislação".

Descubra as empresas e os líderes com melhor reputação

Este ano a Merco divulgou também quais as empresas com as melhores equipas de comunicação, segundo a opinião dos jornalistas. Nos, Vodafone e Sonae lideram neste ranking.

Ferramenta da Apple preocupa grupos de media e publicidade

A Apple lançou uma nova ferramenta que permite aos utilizadores eliminar o que não querem ver num site. Grupos de media e anunciantes têm-se insurgido contra a mesma, apelando à marca para recuar.

Ellephant ganha comunicação da Essence e Catrice

A agência será responsável por desenhar e executar campanhas de comunicação que pretendem que sejam criativas, eventos e uma colaboração ativa com influenciadores.

Jornais avançam com processos contra a Perplexity

Além da Dow Jones e do New York Post (da News Corp) também a Forbes e a Wired já acusaram a Perplexity de plágio. O New York Times também exigiu que a startup de IA parasse de utilizar o seu conteúdo.