Obsessões

As obsessões são as prioridades editoriais do ECO, as apostas que marcam a atualidade económica e financeira. Podem durar um dia, um mês, um ano ou o tempo que justificar a sua relevância editorial e o interesse público.

Suspensão leva alojamento local para Arroios e Graça

Rafaela Burd Relvas,

Primeiro, houve uma corrida para legalizar alojamentos nas zonas que seriam suspensas. Desde que a medida entrou em vigor, os alojamentos foram registados noutras zonas de alta pressão turística.

Rússia e Arábia Saudita querem novo corte no petróleo

Leonor Mateus Ferreira,

O presidente russo afirmou que o montante ainda não está decidido mas que ambos os países (os dois maiores produtores dentro do atual acordo) vão defender um aprofundamento da estratégia, no dia 6.

Antral admite estar a formar motoristas das plataformas

Lusa,

Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros esclareceu que a entidade formadora Protaxisó é uma empresa que tem o dever de dar formação a quem a procura.

Aumento de capital do banco Montepio sob investigação

ECO,

Em causa estão três empréstimos concedidos pelo banco angolano do Montepio, no valor total de 35 milhões de euros, e que foram usados para financiar o aumento de capital da instituição portuguesa.

Já há acordo para controlar investimentos chineses na União

Vasco Gandra, em Bruxelas,

A União alcançou esta terça-feira um acordo de princípio para criar um mecanismo de escrutínio de investimentos de países terceiros. É um tema sensível para Portugal por causa da banca e energia.

CGD dá “prejuízo” de 5.000 milhões ao Estado desde 2000

Alberto Teixeira,

Estado recebeu 2.600 milhões em dividendos do seu banco nos últimos 18 anos. Mas teve de colocar 7.800 milhões para recapitalizar CGD no mesmo período. Guerra laboral vai chegar a Belém e São Bento.

Espanha rejeita extradição de Puigdemont

Lusa,

A Justiça espanhola recusou, esta quinta-feira, aceitar a extradição de Puigdemont apenas por peculato. No Twitter, o político diz que decisão revela "extrema fraqueza" do processo.

João Oliveira: “Apoiar o Governo? Mas nós não apoiamos o Governo”

  • Helena Garrido, Paula Nunes, Ana Raquel Damas

Estado empresta até 450 milhões ao Fundo de Resolução

Alberto Teixeira,

O Fundo de Resolução vai ter de injetar 792 milhões de euros no Novo Banco. Deste montante, o Estado empresta no máximo 450 milhões de euros. O restante dinheiro virá do próprio Fundo.

Manuel Machado recandidata-se à liderança da ANMP

Lusa,

A recandidatura do presidente da Câmara de Coimbra à liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses será votada no próximo congresso da Associação, que se realiza no sábado, em Portimão.

BPI conclui plano de saídas. Custa 106 milhões

Alberto Teixeira,

Banco anuncia conclusão do plano de reformas antecipadas e rescisões voluntárias. Saídas custaram de mais de 100 milhões de euros, mas vão permitir poupanças de 36 milhões.