Obsessões

As obsessões são as prioridades editoriais do ECO, as apostas que marcam a atualidade económica e financeira. Podem durar um dia, um mês, um ano ou o tempo que justificar a sua relevância editorial e o interesse público.

Emigração e diversidade: o pitch de Trudeau no Collision

Mariana de Araújo Barbosa,

Como em Lisboa, há três anos, esta foi noite de estreia em Toronto. A Collision, conferência irmã do Web Summit na América do Norte, mudou-se para o Canadá. E nem Trudeau faltou à festa.

FMI diz que é preciso poupar mais e pede incentivos fiscais

Catarina Melo,

A entidade liderada por Christine Lagarde apela à criação de incentivos fiscais em Portugal com vista à promoção da poupança de empresas e famílias, com vista a garantir um "crescimento equilibrado".

Manuais escolares vão custar o triplo do previsto

Marta Moitinho Oliveira,

Tribunal de Contas avaliou custo e eficácia de uma das medidas mais emblemáticas da legislatura. Juízes criticam suborçamentação. Ministério da Educação explica-se.

Passo a passo, como funciona a nova app dos taxistas

Joana Nabais Ferreira,

A aplicação dos taxistas foi lançada esta terça-feira em Lisboa e promete percorrer as estradas de Portugal lado a lado com a Uber ou a Bolt.

Mueller encontra 10 episódios de possível obstrução de Trump

Nuno André Martins,

Procurador-geral apresentou investigação à campanha de Trump e possíveis ligações à Rússia. Diz que não há provas para acusar o presidente, mas há 10 episódios de possível obstrução por Trump.

Investigação ao caso dos offshores parada há 19 meses no MP

ECO,

A eurodeputada Ana Gomes denunciou, numa carta à PGR, que a investigação ao "apagão fiscal" nas transferências de 10.000 milhões para offshores está parada há mais de ano e meio.

Há consenso para manter corte da produção de petróleo

Lusa,

Ministro nigeriano do petróleo diz que a iniciativa da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) trouxe os preços para um nível confortável para os produtores e consumidores.

Opositor acusa Tomás Correia de ameaçar e mentir

Leonor Mateus Ferreira,

O economista e ex-administrador da Mutualista, Eugénio Rosa, defende que a realização da próxima assembleia geral está a ser propositadamente escondida dos associados.

CGD dá “prejuízo” de 5.000 milhões ao Estado desde 2000

Alberto Teixeira,

Estado recebeu 2.600 milhões em dividendos do seu banco nos últimos 18 anos. Mas teve de colocar 7.800 milhões para recapitalizar CGD no mesmo período. Guerra laboral vai chegar a Belém e São Bento.

Espanha rejeita extradição de Puigdemont

Lusa,

A Justiça espanhola recusou, esta quinta-feira, aceitar a extradição de Puigdemont apenas por peculato. No Twitter, o político diz que decisão revela "extrema fraqueza" do processo.

Manuel Machado recandidata-se à liderança da ANMP

Lusa,

A recandidatura do presidente da Câmara de Coimbra à liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses será votada no próximo congresso da Associação, que se realiza no sábado, em Portimão.

BPI conclui plano de saídas. Custa 106 milhões

Alberto Teixeira,

Banco anuncia conclusão do plano de reformas antecipadas e rescisões voluntárias. Saídas custaram de mais de 100 milhões de euros, mas vão permitir poupanças de 36 milhões.

Brent pressiona exportadoras portuguesas em 2017

Tiago Varzim, Elisabete Felismino,

A competitividade das exportadoras nacionais inverteu o sentido positivo no segundo semestre de 2016. A culpa é do petróleo. Subida de preço do ouro negro vai obrigá-las a fazer ajustamentos.