Salário mínimo passa de 870 euros para 920 euros a partir deste mês. É um custo de mais 50 euros por mês (700 euros por ano), a que acresce ainda um agravamento das contribuições sociais.

Mudanças na lei laboral Mudanças na lei laboral

Resumo ECOFast

Exclusivo Modernização ou retrocesso? Lei do trabalho volta a mudar

Isabel Patrício,

A intenção de rever a lei do trabalho já vinha do primeiro Governo de Luís Montenegro e está agora a ser concretizada. No ano de 2026, deverá chegar ao terreno, depois de uma de negociação atribulada.

Mantém-se a atualização salarial de pelo menos 2,15% em 2026, mas o Executivo melhorou a proposta de subsídio de refeição. Ordenado mínimo no Estado aumenta para 934,99 euros.

Trabalho Trabalho

2026, um ano de arrefecimento dos salários?

Isabel Patrício,

Num cenário marcado por vários fatores (nacionais e internacionais) de incerteza, especialistas antecipam abrandamento dos salários. Ainda assim, aumentos deverão ser, em média, superiores à inflação.

trabalho Podcast trabalho Podcast

“Engana-se quem pensa que só licenciatura dá bom salário”

Isabel Patrício, Diogo Simões,

Secretário-geral da Business Roundtable Portugal realça, no podcast "Trinta e oito vírgula quatro", que há profissões técnicas com melhores salários do que os associados a "muitas licenciaturas".

Podcast Work Around

Formação Formação

Como o Governo quer formar 3 milhões de pessoas no digital

Tiago Alexandre Pereira,

Já são conhecidas todas as medidas inscritas no Pacto de Competências Digitais, que pretende dar competências básicas digitais a 1,9 milhões de pessoas, intermédias a 800 mil e avançadas a 100 mil.

Recrutamento Recrutamento

Também há escassez de ocupações no sector público, como os profissionais de saúde e os professores, mas há menos probabilidades de serem publicitadas online.

Opinião

Diversidade Diversidade

“Empresas continuam a tentar recrutar muitos jovens. Vai ter de mudar”

Isabel Patrício, Hugo Amaral, Diogo Simões,

Abecassis-Moedas avisa que ainda se pensa que os mais velhos têm de sair para dar lugar aos mais novos, mas não há assim tantos jovens a chegar ao mercado e modelo terá, por isso, de ser reinventado.

Great Place To Work