Transtejo recebe quatro ofertas para compra de navios elétricos

  • ECO
  • 28 Julho 2020

Há quatro empresas, entre elas os Estaleiros Navais de Peniche, que querem fornecer dez navios elétricos à Transtejo. Será um investimento de 57 milhões de euros.

O concurso lançado em janeiro pela Transtejo para a aquisição de dez navios elétricos recebeu quatro candidaturas, informou a empresa esta terça-feira. Em causa está um investimento de 57 milhões de euros.

“Corridos os trâmites do procedimento, findo o prazo para a apresentação de propostas, foram, hoje, identificados os seguintes concorrentes: 1 – Majestic Glow Marine PTE. Ltd; 2 – Astilleros Gondan S.A.; 3 – Estaleiros Navais de Peniche, S.A.; 4 – Holland Shipyards B.V.”, anunciou a Transtejo em comunicado.

A partir de agora decorre a fase de análise das propostas, após a qual deverá ser tomada uma decisão. A entrega dos navios de propulsão elétrica deverá acontecer entre 2022 e 2024 e estes vão operar nas ligações fluviais de Cacilhas, Seixal e Montijo.

Para a empresa “o projeto de renovação da frota da Transtejo constitui-se como uma decisão de alcance estratégico para toda a Área Metropolitana de Lisboa, com impacto positivo no quotidiano de cerca de 3 milhões de habitantes“, além de contribuir para a redução da pegada de carbono e “para um sistema de transportes coletivos moderno, eficiente e de qualidade”.

“O investimento numa frota de navios ambientalmente sustentável, dotada de um sistema de propulsão 100% elétrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios atuais e sem emissões de GEE (em 2019, o consumo de gasóleo foi de 5 248 741 litros correspondente à emissão de 13 122 toneladas de CO2) vai de encontro à estratégia nacional para a descarbonização.”, argumenta a empresa.

Desde fevereiro de 2019 que a Transtejo estava autorizada a abrir este concurso para a aquisição de dez navios, mas o procedimento acabou por ser cancelado em dezembro do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transtejo recebe quatro ofertas para compra de navios elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião