Regiões do Algarve, Douro e Vale do Lima na corrida a Cidade Europeia do Vinho 2023

São três as regiões portuguesas - Algarve, Douro e Vale do Lima - que estão na corrida ao título de Cidade Europeia do Vinho 2023, que este mês é conhecido no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Já começou a contagem decrescente para a divulgação no Parlamento Europeu, em Bruxelas, do vencedor da candidatura a Cidade Europeia do Vinho que, em 2023, será portuguesa. Será no dia 15 de junho e na corrida estão três regiões: os municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos e Silves, que concorrem juntos pela primeira vez a este estatuto; assim como a região do Douro e a do Vale do Lima, que se querem projetar a nível nacional e internacional. Mas sempre numa lógica de valorização, fortalecimento e afirmação do setor vitivinícola destas regiões.

Depois de Aranda de Duero, em Espanha, ter visto o título como Cidade Europeia do Vinho 2020 prolongado até 2022 devido à pandemia da Covid-19, chega agora a vez de uma região portuguesa se destacar. O título vai contribuir para a projeção nacional e internacional das potencialidades da produção vitivinícola destas regiões que têm arrecadado várias distinções.

O vencedor é anunciado no próximo dia 15 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), a associação europeia que promove e atribui o título e que conta com mais de 600 associados. A Recevin nasceu em 2009 para “defender os interesses dos territórios cuja economia e cultura estão associadas ao vinho e para criar uma plataforma para processos de transferência de conhecimentos, contactos e parcerias”, lê-se no site da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

No caso dos quatro municípios algarvios, o mote escolhido para entrar na corrida é “Algarve Golden Terroir” com o objetivo de valorizar o enoturismo na região e diversificar a oferta turística. Esta candidatura visa, assim, afirmar as potencialidades da produção vitivinícola algarvia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, fazem parte da comissão de honra desta candidatura, divulga o grupo de trabalho da candidatura algarvia em comunicado. Assim como a cantora algarvia Áurea, o ator Rúben Garcia, o músico Cliff Richard, embaixador do Algarve pelo mundo e um dos precursores da vitivinicultura e da oferta do produto enoturismo na região, entre muitos outros.

Já a candidatura “Douro All Around Wine”, que foi apresentada à Cidade Europeia do Vinho 2023, junta os 19 municípios durienses com o propósito de projetar a região, os vinhos e o enoturismo, bem à semelhança das outras candidaturas, apesar de cada uma delas ter a sua especificidade. São eles Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real. Precisamente os concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro.

Consolidar “esta rede de cidades do Douro” e “afirmar este território vinhateiro na Europa” são mais alguns dos objetivos desta candidatura que também resulta da experiência da Cidade do Vinho 2019, distinção atribuída à cidade da Régua pela AMPV, segundo o presidente da Câmara do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves. O autarca já veio a público dizer que esta “é uma candidatura supramunicipal e que, a ser contemplada, será transversal a todo o território”.

candidatura do Vale do Lima une os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo em torno da promoção do território e do vinho, sobretudo produzido a partir da casta Loureiro. Os municípios querem projetar e valorizar o património cultural e do vinho verde, a nível nacional e internacional, envolvendo a comunidade e todos os agentes económicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regiões do Algarve, Douro e Vale do Lima na corrida a Cidade Europeia do Vinho 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião