Lisboa e Porto, os melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios

Lisboa e Porto continuam a liderar o ranking dos melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios, avança um estudo da Bloom Consulting.

Lisboa e Porto continuam a liderar o pódio dos melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios em 2022, de acordo com a oitava edição do ranking elaborado pela Bloom Consulting, divulgado esta quarta-feira. Registaram-se, contudo, mudanças ao nível da 3.ª posição nestas categorias em relação ao último ano, no âmbito do estudo Portugal City Brand Ranking, que avalia o desempenho socioeconómico dos 308 concelhos nacionais.

Lisboa, Porto e Cascais mantêm, assim, a liderança no ranking dos três melhores municípios para fazer negócios, a que se seguem Braga e Coimbra. Os concelhos de Leiria e Funchal (Madeira) ocupam o 6.º e o 7.º lugar, respetivamente, neste ranking que consiste na medição de resultados e impacto da marca dos municípios portugueses nas áreas de turismo (visitar), investimento e exportações (negócios) e talento (viver).

Já os melhores locais para viver são Lisboa e Porto, que mantêm os lugares da última edição, a que se seguem Braga e Coimbra. Cascais sobe uma posição e fecha o “top 5” nacional de desempenhos na área do talento. Vila Nova de Gaia sobe cinco lugares e ocupa a 6.ª classificação, seguido de Aveiro, Faro, Setúbal e Leiria.

Viver foi a dimensão mais volátil, sendo que a capacidade de atração de pesquisas proativas foi determinante na subida de muitos dos protagonistas deste ranking da dimensão viver em 2022”, refere o mesmo estudo.

Já no “top 25” nacional da categoria visitar destacam-se Lisboa, Porto e Albufeira no pódio, a que se seguem Portimão e Sintra. “Nunca houve tantas mexidas no ‘top 25’ nacional da dimensão visitar, em parte justificadas pelas alterações de comportamentos causados pela pandemia que nos atingiu”, refere o estudo. Cascais sai, pela primeira vez, desde 2014 do Top 5, posicionando-se no 6º lugar, seguido de Vila Nova de Gaia.

Esta é, sem dúvida, a edição mais competitiva na história deste estudo, com muitas posições de topo da tabela separadas por décimas.

Filipe Roquette

Sócio e diretor da Bloom Consulting

Publicado desde 2014 pela Bloom Consulting, uma consultora, o estudo traz este ano uma novidade — as “Marcas Estrela” — que, explica Filipe Roquette, sócio e diretor da Bloom Consulting, “é um prémio atribuído aos municípios que protagonizam as maiores subidas no topo das tabelas nacional, de dimensão e de região”. As “Marcas Estrela” foram atribuídas a Setúbal na categoria Nacional, Braga (negócios), Vila Nova de Gaia (viver) e Albufeira (visitar).

Já no caso das regiões, a “Marca Estrela” destacou São Roque do Pico (Açores), Castro Marim (Algarve), Seixal (Lisboa), Matosinhos (Norte), Santarém (Alentejo), Covilhã (Centro) e Machico (Madeira).

“Esta é, sem dúvida, a edição mais competitiva na história deste estudo, com muitas posições de topo da tabela separadas por décimas“, realça Filipe Roquette. “Factos que revelam o investimento e esforço dos municípios portugueses em construir estratégias de marca que visam a melhoria dos seus desempenhos face a turistas, investidores, empresas, estudantes, trabalhadores, famílias e cidadãos no geral”, explica o responsável, em jeito de balanço.

Consulte o ranking:

Fonte: Bloom Consulting

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa e Porto, os melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião