Viana do Castelo, a “autarquia do ano” com projetos Work in Viana e Valorizar o Património

Câmara de Viana do Castelo distinguida "autarquia do ano" com projetos "Work in Viana" e "Valorizar Património" nas categorias economia e cultura e património.

O site “Work in Viana” e o projeto “Valorizar Património” da Câmara Municipal de Viana do Castelo foram distinguidos nas categorias economia – atração de talentos – e cultura e património, respetivamente, no âmbito da terceira edição do prémio “autarquia do ano” que destaca as inovações e boas práticas dos municípios.

Com o propósito de “aproximar a comunidade empresarial, académica e o talento disponível”, o projeto “Work in Viana” visa auxiliar quem está desempregado ou quem procura uma nova oportunidade de emprego, além de apoiar empresas que têm falta de mão-de-obra. Compila, assim, diversa informação, nomeadamente uma lista de ofertas de emprego, outra de candidatos inscritos no portal e uma terceira com “empresas que procuram talentos made in Viana”, descreve a autarquia.

A Câmara de Viana do Castelo já contabilizou 4.449 candidatos às ofertas de emprego, 72% dos quais provenientes do Brasil, 16% de Portugal e 12% de outros países como Angola, Colômbia, Equador, França, Itália, Venezuela, Paquistão, Chile ou Congo.

Para o município liderado pelo socialista Luís Nobre, “este é um projeto ganhador”, uma vez que “os empresários consideram a plataforma uma mais-valia no que toca à captação de talentos”. Ao todo, estão registadas 91 empresas no site, das quais 29,7% são do setor do comércio e serviços. Já as áreas da construção civil e da indústria representam 18,7% dos registos, cada uma, a que se seguem o turismo (hotelaria e restauração) a as tecnologias de informação e comunicação com uma representatividade igual de 9,8%.

A plataforma já recebeu mais de 120 mil visualizações desde que foi lançada a 15 de fevereiro deste ano, segundo dados da autarquia; adiantando que 78 mil utilizadores já acederam ao site, a maioria proveniente do Brasil (58%), a que se segue Portugal (36%), França (0,8%), Estados Unidos da América (0,65%) e Espanha (0,57%).

Em relação ao projeto valorizar o património – destacado na categoria de cultura e património da terceira edição do prémio “autarquia do ano”, – este contempla um investimento global de 1,2 milhões de euros na reabilitação e valorização de igrejas e capelas do concelho. “O município identificou como objetivos a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial, e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”, resume a autarquia.

O prémio “autarquia do ano”, do Lisbon Awards Group, conta com o ECO/Local Online como media partner.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viana do Castelo, a “autarquia do ano” com projetos Work in Viana e Valorizar o Património

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião