Festival Nos Primavera Sound rende 36 milhões de euros ao Porto

Nos Primavera Sound gerou receitas de 36 milhões de euros à cidade do Porto, indica um estudo. Mais de 100 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade nos três dias do festival de música.

Após dois anos de pandemia, o Nos Primavera Sound regressou ao Porto e atraiu mais de 100 mil festivaleiros. Os três dias do festival tiveram um impacto económico, na cidade, de 36,1 milhões de euros, feitas as contas aos gastos por uma centena de festivaleiros, distribuídos por alojamento, deslocações e refeições. Os dados são de um estudo do ISAG – European Business School e do Centro de Investigação em Ciências Empresarias e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC).

Foi na área do alojamento que o estudo registou a despesa mais significativa (126,9 euros por dia), com 35% dos festivaleiros a preferirem estadas em hotéis, 29% em alojamento local, 18% em casa de amigos e 10% em hostel. “O preço foi o fator que mais pesou na escolha da estadia de 42% do público, seguido da proximidade do recinto (25%) e da experiência anterior (13%)”, adiantam os responsáveis por esta análise, que foi realizada no Parque da Cidade, durante os dias do festival.

Em segundo lugar, no que toca a gastos diários, posicionam-se as deslocações e as viagens para quem visitou a cidade do Porto durante estes três dias (67,9 euros por dia). Neste balanço seguem-se as despesas com refeições (47,2 euros diários), cultura e lazer (45,3 euros) e compras ou presentes (42,7 euros).

O estudo registou uma média 136,41 euros de despesa no interior do recinto do festival, contra os 103,65 euros de 2019, tendo-se, assim, registado uma subida de 32%. O mesmo estudo dá conta de que 37% dos festivaleiros eram de nacionalidade estrangeira, provenientes de países como Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e ainda Brasil, Estados Unidos da América e Suíça.

ISAG e CICET-FCVC concluíram ainda que 87% dos estrangeiros e residentes fora da Área Metropolitana do Porto (AMP) se deslocaram ao Porto propositadamente para o festival, enquanto outros decidiram “aproveitar a visita para conhecer o património da cidade (46%), a animação noturna (41%) e as caves de Vinho do Porto (32%).

Balanço feito, 9,8% de público foi estreante e outros 31,2% já tinha participado, pelo menos uma vez, neste evento musical que trouxe grandes nomes ao Porto, como Nick Cave. Outros 13% dos inquiridos nunca falharam a um festival desde 2012. Mais, adianta o mesmo estudo, 72,11% dos inquiridos querem regressar ao festival, tendo-se, assim, registado uma “satisfação elevada” da parte do público.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, o cartão bancário foi o meio de pagamento mais escolhido (54,1%), a que se seguiram meios digitais como MBWay (21,7%) e Apple pay, Google pay e Crypto Wallet (5,5%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Festival Nos Primavera Sound rende 36 milhões de euros ao Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião