Madeira nomeada para melhor destino de cruzeiros da Europa

A Madeira está nomeada para os World Cruise Awards na categoria de melhor destino europeu de cruzeiros, ao lado de cidades como Atenas, Barcelona, Croácia ou Kotor.

“Só a nomeação já nos deixa profundamente satisfeitos, pois é o reconhecimento do trabalho realizado na região, em prol do turismo de cruzeiros, que tem permitido à Madeira ocupar um lugar de destaque a nível nacional no que se refere ao número de escalas, assim como de passageiros”. É desta forma que o secretário Regional da Economia, Rui Barreto, reage à notícia de que a Madeira está nomeada, pela primeira vez, para os World Cruise Awards, na categoria de melhor destino europeu de cruzeiros ao lado de cidades como Atenas, Barcelona, Croácia, Kotor (Montenegro), Lisboa, Londres, Mónaco, Nice Costa D’Azur, Oslo e Roma.

A presidente do Conselho da Administração dos Portos da Região Autónoma (APRAM), Paula Cabaço, recorda que os dois últimos anos foram “difíceis para a indústria de cruzeiros, devido à pandemia“. Ainda assim, realça, “foram pautados por um grande espírito de união e de diálogo entre todos os parceiros do setor, o que tornou possível uma retoma efetiva da atividade nos portos a partir de outubro do ano passado.”

Segundo a APRAM, o Porto do Funchal foi, em 2021, o porto nacional líder no movimento de escalas de navios de cruzeiros, tendo registado 113 escalas, 114.767 passageiros e 70.815 tripulantes.

Só na época alta, que arrancou em outubro e terminou em maio deste ano, os Portos da Madeira registaram 294 escalas, mais 17 do que na época comparável de 2018-2019, assim como 273.699 passageiros, adianta a APRAM num comunicado. Ainda assim, divulga que “este número ainda não chegou aos movimentos anteriores à pandemia, devido aos condicionalismos impostos pelas próprias companhias”.

Os Portos da Madeira assumiram um novo posicionamento no mercado turístico de cruzeiros, durante 2021, com a apresentação da nova assinatura da marca Portos da Madeira – Your Safe Port.

A votação dos World Cruise Awards, que foram atribuídos, pela primeira vez, em 2021, está agendada para 7 de agosto deste ano. Segundo a APRAM, este galardão é considerado o “irmão” dos World Travel Awards, que surgiram em 1993.

Nesta última distinção, conhecida como os óscares do turismo, a Madeira arrecadou, por oito vezes, o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa” e, por sete vezes, o de “Melhor Destino Insular do Mundo”. A votação está disponível aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madeira nomeada para melhor destino de cruzeiros da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião