Bairrada mantém nível de produção na vindima deste ano

Comissão Vitivinícola da Bairrada prevê manter, nesta vindima, a produção de cerca de 181 mil hectolitros de 2021. E registou aumento de 10% na certificação de vinhos, no primeiro semestre deste ano.

A Comissão Vitivinícola da Bairrada prevê uma produção de cerca de 181 mil hectolitros na próxima vindima, mantendo, assim, os mesmos valores de 2021, avançou Pedro Soares, presidente desta entidade. Segundo o responsável, esta região acaba por não ser afetada como o resto do país, uma vez que o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) prevê que a produção em Portugal caia cerca de 9% em relação à colheita de 2021.

“Felizmente as condições climáticas não tiveram grande impacto na nossa região“, assegura o presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada. “Existe menor quantidade de água nos solos. Mas, atendendo à forte influência atlântica de que a região beneficia, as manhãs mais frescas têm favorecido o desenvolvimento regular das uvas, pelo que a qualidade e quantidade dos vinhos da Bairrada se vai manter na vindima 2022/2023“, assegura. “Apesar das ondas de calor que se fazem sentir no país, a região prevê manter a produção do ano anterior”, reitera.

Ainda assim, Pedro Soares diz que a vindima pode ocorrer mais cedo do que o habitual devido à pouca chuva e ao muito calor.

O responsável registou ainda um aumento de 10% na certificação de vinhos, no primeiro semestre deste ano, quando comparado com igual período de 2021. “Esta certificação valida e garante ao consumidor que os vinhos são feitos com uvas produzidas na região sob a denominação de origem Denominação de Origem (DO) Bairrada ou Indicação Geográfica (IG) Beira Atlântico”, esclarece.

Atendendo à forte influência atlântica de que a região beneficia, as manhãs mais frescas têm favorecido o desenvolvimento regular das uvas, pelo que a qualidade e quantidade dos vinhos da Bairrada se vai manter na vindima 2022/2023.

Pedro Soares

Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada

Estão 110 produtores inscritos na Comissão Vitivinícola da Bairrada, dos quais 84 colocam no mercado vinho com o selo de DO Bairrada ou IG Beira Atlântico. “A região produz mais de metade (53%) dos espumantes nacionais, sendo o mercado português o seu maior consumidor“, refere a comissão em comunicado.

Entre os oito concelhos da Região Demarcada da Bairrada estão Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos, num total de 2.400 produtores de vinhos que exploram quase mais de seis mil hectares de vinha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bairrada mantém nível de produção na vindima deste ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião