Governo dos Açores reduz preço de conservação de atum em entrepostos até ao fim do ano

  • Lusa e ECO
  • 23 Agosto 2022

Governo Regional dos Açores vai reduzir os preços de conservação do atum nos entrepostos da região até ao final do ano, devido ao impacto da guerra na Ucrânia no setor das pescas.

Por causa da “instabilidade dos mercados resultante da agressão militar da Rússia contra a Ucrânia, com impacto nos operadores do setor da pesca e da aquicultura” na União Europeia, o Governo Regional dos Açores vai reduzir os preços de conservação do atum nos entrepostos da região até ao final do ano. O anúncio é feito pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas dos Açores em comunicado divulgado no portal do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

O “regime temporário de redução dos preços de conservação de tunídeos previstos no regulamento geral de funcionamento das lotas, entrepostos, postos de recolha e veículos de recolha da Região Autónoma dos Açores” foi, esta terça-feira, publicado em Jornal Oficial.

A medida tem efeitos a 1 de agosto e prevê uma isenção total do valor cobrado para congelação e conservação de atum nos 90 dias seguintes à entrada no entreposto do pescado.

Entre o 91.º e o 119.º dia seguinte à entrada no entreposto do pescado há uma redução de 75% no valor cobrado, entre o 120.º e o 149.º dia de 50% e entre o 150.º e o 180 dia de 25%.

O novo regime aplica-se às capturas de espécies de tunídeos no mar dos Açores, desembarcadas até ao final do ano, por embarcações licenciadas para a safra de 2022 na região.

A tutela aponta ainda como motivo o “reflexo nas relações comerciais relativas à pescaria do atum, que aconselham a um ajuste temporário nos encargos com a armazenagem dos tunídeos, relativos à faina de 2022”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo dos Açores reduz preço de conservação de atum em entrepostos até ao fim do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião