PRR

Costa quer prolongamento do PRR nas prioridades da Comissão

  • ECO
  • 26 Agosto 2022

Governo quer mais tempo para aplicação do PRR além de 2026 e deseja que essa seja uma prioridade da Comissão. Documento sugere definição das prioridades para plano de atividades do executivo.

O Governo português quer mais tempo para executar os milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e deseja mesmo que o prolongamento, além de 2026, seja uma prioridade da Comissão Europeia, avança o Expresso (acesso pago).

O primeiro-ministro António enviou a posição portuguesa à presidente da Comissão Europeia, justificando a alteração com “circunstâncias económicas supervenientes e não antecipáveis à data da aprovação do regulamento sobre o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR)”. O país sugere, deste modo, que o prolongamento seja tido em conta na definição de prioridades para o plano de atividades do executivo europeu em setembro/outubro.

Para o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, “o grande objetivo é intervir mais cedo nos processos negociais”, de modo a também ter “maior capacidade de influência”. O documento enviado a Bruxelas sugere a reforma da governação económica, com a criação de um “instrumento permanente de estabilização, de natureza europeia e com um efeito contracíclico”. Outra prioridade sugerida diz respeito às interligações energéticas, nomeadamente, a criação de mecanismos para concretizar as ligações em falta entre Portugal, Espanha e o resto da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa quer prolongamento do PRR nas prioridades da Comissão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião