Sete conselhos para conseguir ‘desligar’ nas férias

Estas são as dicas da psicóloga Catarina Lucas para tirar o máximo partido do seu período de descanso.

Portugal está no topo de uma lista de 26 países europeus cujos trabalhadores correm maior risco de sofrer de burnout, segundo um estudo da Small Business Prices. Apesar de nem sempre ser fácil, “desligar por completo nas férias é essencial para contrariar esta tendência”, defende a psicóloga Catarina Lucas.

Para conseguir tirar o máximo partido do seu período de descanso, e regressar ao trabalho revitalizado, a especialista deixa-lhe alguns conselhos.

1. Delegue tarefas

“Tente ao máximo deixar o trabalho adiantado e aquilo que não for possível delegue em alguém de confiança e que conheça o seu trabalho tão bem que não precise de contactá-lo enquanto estiver ausente”, aconselha.

2. Avise que vai de férias

É importante também alertar colegas, clientes e fornecedores de que irá de férias e quem estará a substituí-lo. “Assim, a tentação de o importunarem com trabalho será menor. Se este trabalho não for feito previamente, continuará a ser incomodado nas férias e não conseguirá deixar de dar uma resposta”, explica Catarina Lucas, citada em comunicado.

3. Desligue os aparelhos eletrónicos

Experimente deixar de lado os telemóveis, portáteis ou tablets, principalmente os que utiliza para desempenhar as suas funções laborais.

4. Quebre a rotina

“Aproveitar as férias para fazer coisas diferentes e para deixar horários de lado é essencial para desconectar e reequilibrar”, defende Catarina Lucas.

5. Estabeleça um horário para consultar o email

Em casos excecionais, em que o tipo de função não permite uma desconexão total, reserve 15 minutos por dia (em horário a definir) para consultar o email e dar resposta a coisas urgentes, inadiáveis ou que não pode mesmo delegar, sugere a especialista.

6. Coloque o ‘out of office’ um dia antes das férias oficiais

Em vez de colocar o out of office no email a partir do seu primeiro dia de férias, a psicóloga aconselha-o a configurar a mensagem um dia antes das férias.” Assim, aproveita o último dia para colocar todo o trabalho em dia.”

7. Tempo individual

Mesmo de férias e estando acompanhado de familiares ou amigos, retirar algum tempo para estar sozinho pode ser importante. “Por muito que gostemos daqueles que connosco gozam férias, 24 horas por dia durante vários dias, em total convivência, pode ser desgastante”, defende a especialista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sete conselhos para conseguir ‘desligar’ nas férias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião