ERP Portugal lança projeto-piloto para criar movimento de sustentabilidade participada

ERP Portugal lança projeto-piloto “Junta na Freguesia” para alavancar a economia circular e o uso eficiente de recursos. A ideia é criar um movimento de sustentabilidade participada.

Incentivar a comunidade de todo o país a reciclar resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), e resíduos de pilhas e acumuladores (RP&A), além de alavancar a economia circular e o uso eficiente de recursos. São estes os principais objetivos do projeto-piloto “Junta na Freguesia”, lançado pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos.

A ideia é criar um movimento de sustentabilidade participada e “facilitar a vida da comunidade”, impulsionando o aumento da recolha e reciclagem de REEE e RP&A, informa a ERP Portugal num comunicado enviado às redações.

Cada Junta de Freguesia concorre, dentro do seu município, a um projeto patrocinado pela entidade gestora. De acordo com a mesma nota, a submissão de candidaturas e regulamento podem ser encontrados no EuReciclo.pt, a plataforma da ERP Portugal.

No final do projeto “Junta na Freguesia”, a ERP Portugal vai premiar a “campeã” de recolhas de REEE e RP&A (em peso) de cada um dos municípios de Portugal. “Nas freguesias eleitas será desenvolvido um projeto comunitário, no valor de 2.500 euros“, avança a entidade. Os vencedores são conhecidos a 1 de março de 2023.

É uma oportunidade de formar e informar mais pessoas de como se pode reciclar os REEE e RP&A guardados nas casas e que são importantes matérias-primas para a produção de novos equipamentos.

Rosa Monforte

Diretora-Geral da ERP Portugal

“Este projeto é verdadeiramente agregador do conceito e propósito ‘pense global, haja local’, bem como da verdadeira essência de ‘juntar’. Queremos juntar comunidades para viabilizar projetos de sustentabilidade das suas localizações, juntar todo o país para o cumprimento das metas ambientais de Portugal e que os nossos equipamentos elétricos, eletrónicos, pilhas, lâmpadas e baterias sejam também reunidos nas Juntas de Freguesia, com destino à reciclagem e valorização”, resume a diretora-Geral da ERP Portugal, Rosa Monforte.

A responsável considera que esta iniciativa “é uma oportunidade de formar e informar mais pessoas de como se pode reciclar os REEE e RP&A guardados nas casas e que são importantes matérias-primas para a produção de novos equipamentos”.

Os incentivos deste projeto “Junta na Freguesia” vão ser ainda alargados a todos os participantes, mesmo que não sejam vencedores. Ou seja, explica a promotora da iniciativa, por cada tonelada recolhida através do “Junta na Freguesia”, a ERP Portugal atribui uma contrapartida financeira.

A iniciativa também contempla prémios a nível nacional para a Junta de Freguesia que angariar maior quantidade de equipamentos em final de vida. Entre as categorias a concurso estão monitores, televisões, equipamentos de grandes e pequenas dimensões, equipamentos de IT, carregador de pilhas, lâmpadas e iluminação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ERP Portugal lança projeto-piloto para criar movimento de sustentabilidade participada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião