Agricultores de Évora dizem que chuva ajuda, mas querem medidas do Governo

  • Lusa
  • 15 Setembro 2022

Associação dos Jovens Agricultores do Sul quer apoio do Governo por causa da seca. Assegura que a chuva dos últimos dias minimizou o problema no Alentejo, mas não é suficiente.

“Choveu alguma coisa e, obviamente, que vem melhorar a situação”, reconheceu o presidente da Associação dos Jovens Agricultores do Sul (AJASUL), Diogo Vasconcelos, vincando, contudo, que “não é com quatro dias de chuva, mesmo que intensa, que a seca se resolve, porque a falta de água ainda é muito grande”. Apela, por isso, ao apoio do Governo.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente associativo considerou que o problema da seca “não fica resolvido, nem pouco mais ou menos”, com a chuva que caiu nos últimos dias na região, mas foi “minimizado um bocadinho”.

Segundo as estimativas do presidente da AJASUL, sediada em Évora, terá chovido, desde segunda-feira passada, neste distrito alentejano, “entre 50 e 100 litros por hectare”, dependendo dos locais. “Com esta chuva, começa-se a repor o nível de água no solo, mas também não se vai notar muito, porque o solo estava tão seco que a água não fica disponível para as plantas e o solo retém esta água toda”, frisou.

O também agricultor disse que, devido à chuvada intensa e trovoadas dos últimos dias, algumas culturas podem ter sofrido “algumas perdas de produção”, nomeadamente as que estão em fim de ciclo, como as vinhas, olivais e amendoais.

Esperando que “outubro e o resto de setembro venham com precipitação”, Diogo Vasconcelos lamentou que o Governo, até agora, “não tenha tomado uma única medida para mitigar a falta de água”, devido à seca meteorológica. “Não houve construção de barragens, não houve, como foi pedido, a facilitação dos processos para construção de barragens”, vincou, alertando que “a seca começa a não ser pontual e vai ser cada vez mais grave e intensa”.

O dirigente associativo acusou ainda o Governo de não ter feito chegar “nenhuma ajuda aos agricultores” para fazerem face à seca e aos aumentos dos custos de produção, que, nalgumas áreas, “podem chegar aos 200%”.

Nesse sentido, o presidente da AJASUL defendeu que o país deve adotar medidas estruturais para mitigar os efeitos da falta de chuva, nomeadamente “melhorar a eficiência da captação e retenção de água nos solos”.

A AJASUL, com sede em Évora e polos em Reguengos de Monsaraz e Portel, tem cerca de mil associados, todos no distrito de Évora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agricultores de Évora dizem que chuva ajuda, mas querem medidas do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião