Fundão e Covilhã em projeto europeu para a neutralidade climática

  • Lusa
  • 11 Outubro 2022

Fundão e a Covilhã integram projeto europeu que promove transição para a neutralidade climática, recebendo apoio para testar e partilhar modelos de transformação urbana.

O Fundão e a Covilhã, no distrito de Castelo Branco, vão integrar um projeto, que abrange 60 cidades europeias, e visa promover a transição para a neutralidade climática, anunciou, esta terça-feira, a Câmara Municipal do Fundão. A integração destes dois concelhos resulta de uma candidatura conjunta apresentada ao projeto CrAFt (Creating Actionable Futures), lançado em maio de 2022 e que tem duração prevista de três anos.

As duas cidades recebem, assim, apoio para testar e partilhar modelos de transformação urbana no sentido da neutralidade climática, “tornando-se dessa forma modelos de referência para outras cidades na Europa”.

“O projeto CrAFt pretende colocar a transição para a neutralidade climática no centro da vida de todos os atores relevantes dos centros urbanos e, para o efeito, conta com oito parceiros principais em toda a Europa: Universidade de Ciência e Tecnologia Norueguesa, Universidade de Bolonha, Liga Europeia de Institutos das Artes, Universidade Técnica Checa em Praga, Universidade de Ciências Aplicadas de Amesterdão, Fundação Cultural Europeia (ECF), União Internacional de Proprietários de Propriedades e Localidade Europa”. Arranca a 8 e 9 de novembro, em Praga, na República Checa.

O projeto CrAFt faz parte do Novo Bauhaus Europeu (NEB) da União Europeia, que se assume como promotor de sustentabilidade, beleza e inclusão e uma peça-chave na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos europeus.

Financiado pelo Horizonte Europa, ao abrigo da Missão Cidades da União Europeia, o projeto pretende apoiar a implementação da Missão Cidades, da plataforma NetZeroCities e do Novo Bauhaus Europeu, com base no conhecimento e experiência de três cidades “sandbox”, nomeadamente Bolonha, Praga e Amesterdão, bem como de 60 cidades de referência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundão e Covilhã em projeto europeu para a neutralidade climática

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião