A zona euro registou um crescimento de 2,1% no terceiro trimestre, face a igual período do ano passado, o que mostra uma desaceleração da economia no espaço da moeda única em relação ao trimestre anterior, quando progrediu 4,3%.
Em termos comparativos, o PIB dos Estados Unidos manteve, entre julho e setembro, o mesmo ritmo de subida (1,8%). Em cadeia, isto é, face ao trimestre anterior, a economia norte-americana cresceu 0,6%, enquanto no euro ficou-se pelos 0,2%.
De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta terça-feira, Portugal foi o segundo país com maior crescimento em termos homólogos (4,9%) neste período, entre os 19 que adotaram a moeda europeia, apenas superado pelo Chipre (5,4%). Só a Letónia viu este indicador recuar (-0,4%) no trimestre.
O gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) publicou também dados que mostram a taxa de emprego a crescer na zona euro (1,7%) e no conjunto dos países comunitários (1,5%) face ao terceiro trimestre do ano passado — com igual subida, ainda que mais ligeira (0,2% em ambos os casos), na relação com abril e junho deste ano.
Veja o vídeo que mostra como anda o “comboio” das economias da Zona Euro: