De Porto a Ermesinde há comboio a vapor para o Natal

Iniciativa da câmara de Valongo em parceria com a CP segue-se à exibição de um comboio no Natal de 2021 na estação central do Porto. Viagens arrancam dia 17 de dezembro.

O comboio a vapor vai ser posto em marcha em tempo de Natal. A partir de 17 de dezembro, a locomotiva a vapor 0186, a mesma que faz o comboio histórico do Douro durante o verão, vai rebocar cinco carruagens entre as estações de Porto-São Bento e de Ermesinde. A iniciativa resulta de uma parceria entre a CP e a câmara de Valongo.

A iniciativa vai decorrer nos dias 17, 18, 22 e 30 de dezembro e nos dias 7 e 8 de janeiro. Por cada dia estão previstas duas circulações em cada sentido.

Dias 17 e 18 de dezembro e dias 7 e 8 de janeiro, há partidas de Porto-São Bento pelas 15h03 e 19h55, com chegada a Ermesinde pelas 15h29 e 20h21, respetivamente; no sentido contrário, a viagem começará em Ermesinde pelas 16h40 e 21h25, com chegada prevista a São Bento pelas 17h18 e 22h09, respetivamente.

Dias 22 e 30 de dezembro, há partidas de Porto-São Bento pelas 15h08 e 20h08, com chegada a Ermesinde pelas 15h47 e 20h35, respetivamente; no sentido contrário, a viagem começará em Ermesinde pelas 16h40 e 21h53, com chegada prevista a São Bento pelas 17h16 e 22h15, respetivamente.

Cada bilhete vai custar 10 euros para adultos e 5 euros para crianças. Além de uma viagem de ida no comboio a vapor, o ingresso também vai permitir aos passageiros circularem todo o dia na rede de comboios suburbanos do Grande Porto da CP: Linha de Aveiro. Linha de Braga, Linha do Marco de Canaveses e Linha de Guimarães.

Locomotiva 186 da CP é usada no comboio histórico do Douro durante o verão.

Os ingressos poderão ser comprados em qualquer bilheteira da CP a partir deste sábado e apenas haverá 250 lugares por cada circulação – recomenda-se a compra antecipada de bilhete.

“Com esta iniciativa, as famílias com menos recursos poderão ter a experiência do comboio a vapor e podemos atrair para este meio de transporte pessoas que habitualmente não andam de comboio”, assinala ao Local Online a vice-presidente da CP, Isabel Ribeiro.

A bordo, haverá animação de um grupo de teatro local e a distribuição de doces típicos da região.

Para que este comboio possa circular foi necessário pedir uma autorização especial junto da Infraestruturas de Portugal, dado que o troço entre Porto e Ermesinde é um dos mais congestionados da rede ferroviária nacional. Além disso, a locomotiva a vapor não está dotada de sistemas de segurança modernos, o que obriga a cuidados redobrados.

A circulação do comboio do Natal é uma evolução da exibição da locomotiva a vapor 0186, que decorreu no Natal de 2021, nas estações de São Bento e de Campanhã. Também no último Natal, na estação de Lisboa-Rossio, foi mostrada uma das automotoras que fez a estreia da eletrificação da Linha de Sintra, na década de 1960.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Porto a Ermesinde há comboio a vapor para o Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião