Proença-a-Nova investe um milhão de euros na melhoria do parque habitacional

  • Lusa
  • 21 Dezembro 2022

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova investe um milhão de euros na melhoria e reabilitação do parque habitacional como forma de atrair e fixar mais pessoas no concelho.

Solucionar situações de habitacionais indignas assim como melhorar e reabilitar o parque edificado, e avançar com incentivos ao arrendamento. Estas são algumas das medidas previstas na Estratégia Local de Habitação para Proença-a-Nova, aprovada recentemente, pela Assembleia Municipal, para atrair e fixar mais pessoas no concelho.

“Em 2028, Proença-a-Nova deverá destacar-se enquanto território capaz de garantir uma habitação digna para todos, colmatando situações de carência existentes, prevenindo novas situações, agindo de forma responsável e inclusiva na resposta a desafios demográficos, sociais e económicos específicos do seu enquadramento territorial”, refere, em comunicado, o município de Proença-a-Nova.

Refira-se que a Estratégia Local de Habitação é um documento que define a estratégia do município de Proença-a-Nova em matéria de habitação e que visa responder aos pressupostos do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à habitação, envolvendo parceiros públicos e privados na sua concretização.

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova estima que a implementação deste programa, concretamente a resolução das situações indignas ao abrigo do Programa 1.º Direito, “envolva um investimento global de cerca de 5 milhões de euros”, sendo que o investimento municipal “se cifrará em aproximadamente um milhão de euros”.

Já o investimento dos beneficiários diretos “corresponde a cerca de três milhões de euros e o investimento da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova a 88 mil euros”.

Segundo a autarquia, “a iniciativa municipal será operacionalizada preferencialmente com a dinamização da reabilitação de imóveis, e de soluções conjugadas de aquisição de prédios –preferencialmente que se encontrem atualmente devolutos e degradados — e consequente reabilitação”.

Com estas medidas o município espera responder a alguns fatores críticos identificados, como a falta de condições das habitações, problemas relacionados com a oferta e a procura de habitação, fogos devolutos, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Proença-a-Nova investe um milhão de euros na melhoria do parque habitacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião