Linha do Norte condicionada por abatimento de via em Francelos

Principal linha de comboios do país tem a circulação em via única entre Gaia e Francelos, gerando atrasos superiores a 30 minutos nos comboios suburbanos e de longo curso.

A Linha do Norte está ainda mais condicionada nesta quinta-feira. A circulação na principal linha de comboios do país está a ser feita apenas em via única entre Gaia e Francelos e com velocidade limitada. A situação está a gerar atrasos superiores a 30 minutos nos comboios suburbanos e de longo curso e obrigou a cancelar as viagens entre o Porto e Ovar. Não há previsão para a reposição das condições normais de circulação e não está prevista a passagem de comboios de mercadorias entre Gaia e Granja até ao final do dia.

Pelas 8h30, registou-se um abatimento na via descendente em Francelos, no final da plataforma deste apeadeiro, ao quilómetro 325 da Linha do Norte. A linha de comboio criou um buraco por cima de uma passagem inferior que está a ser construída no local. A Infraestruturas de Portugal fala no “escorregamento do balastro” no local, segundo comunicado divulgado na sua página.

Entre Gaia e Francelos já houve um problema no início do ano, com o deslizamento de terras na plataforma provisória instalada no apeadeiro da Madalena. Pelo menos até ao final deste mês o comboio não pára neste local, segundo informação divulgada esta semana pela Infraestrutura de Portugal (IP).

A situação também é semelhante à que aconteceu em Souselas em 30 de dezembro, quando houve um abatimento de via no quilómetro 228,150 da Linha do Norte. A situação obrigou a IP a suspender a circulação numa das vias entre Pampilhosa e Souselas até ao início de março, pelo menos.

Abatimento em obra do Ferrovia 2020

O abatimento de via deu-se num local que está a ser alvo de obras ao abrigo do programa de investimentos Ferrovia 2020. O apeadeiro de Francelos está a ser intervencionado como parte dos trabalhos de renovação da via entre Espinho e Vila Nova de Gaia, no valor de 55,3 milhões de euros e com comparticipação de fundos europeus em mais de 80%. As obras neste troço foram adjudicadas ao consórcio Azvi/DST.

As obras também contemplam a “eliminação de todas as passagens de nível existentes neste troço (rodoviárias e pedonais) e de atravessamento de nível entre plataformas em estações, através da construção de 17 desnivelamentos”.

Segundo o Ferrovia 2020, as obras entre Espinho e Gaia deveriam ter decorrido entre o último trimestre de 2017 e o segundo trimestre de 2019. No entanto, as obras apenas começaram em julho de 2020 e deverão ficar concluídas no final de 2023. Só depois será feita a intervenção entre Ovar (Válega) e Espinho, com prazo de conclusão previsto para o final de 2025, mais de seis anos depois do prazo previsto.

Também o abatimento de via em Souselas deu-se numa obra do Ferrovia 2020, no caso entre Alfarelos e Pampilhosa. Esta ligação foi contemplada com um projeto de modernização no valor de 105,9 milhões de euros, com mais de 70% de financiamento europeu. Estava previsto que as obras decorressem entre março de 2016 e o terceiro trimestre de 2017. No entanto, a obra foi dividida em duas fases, da qual apenas a primeira está pronta desde junho de 2018.

(Notícia atualizada às 11h06 com mais informação)

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