Ricardo Rio é o único autarca português na direção da OCDE Champion Mayors

Braga está representada pelo autarca social-democrata Ricardo Rio na direção da OCDE Champion Mayors. Uma rede de cidades de todo o mundo que estão comprometidas com o crescimento inclusivo.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, é o único português a integrar o grupo da nova direção do Champion Mayors da OCDE para o crescimento inclusivo, a par de autarcas de outras regiões do mundo. “É o reconhecimento do trabalho que Braga tem feito no domínio da promoção do crescimento inclusivo com políticas que são boas práticas”, avança o social-democrata ao ECO/Local Online.

“A cidade de Braga está representada na direção desta rede de cidades que estão comprometidas com o crescimento inclusivo, nomeadamente com o equilíbrio entre a dinâmica económica e a justiça social dos seus territórios”, sustenta Ricardo Rio. E acaba por ser um reconhecimento das políticas estratégicas desenvolvidas pelo município. “Braga tem uma estratégia de desenvolvimento económico que incide na ligação entre o conhecimento, a inovação e a divulgação de empresas“, afirma ao ECO o autarca que também faz parte do Comité das Regiões Europeu.

Na 153.ª reunião plenária do Comité das Regiões, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o social-democrata defendeu mesmo que a União Europeia (EU) deve aproveitar os exemplos de políticas de sustentabilidade, já implementadas pelos poderes locais nas regiões europeias, para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e, assim, atingir as metas até 2030.

É o reconhecimento do trabalho que Braga tem feito no domínio da promoção do crescimento inclusivo com políticas que são boas práticas.

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

A participação de Braga neste grupo coordenador da rede de Champion Mayors, pelo crescimento inclusivo da OCDE, acaba por ser também uma mais-valia para a cidade minhota. “O facto de ser reconhecido o papel de Braga e ser-nos permitido estar na estrutura, que irá coordenar os trabalhos desta rede, é sem dúvida um fator de prestígio para a cidade”, considera Ricardo Rio.

Braga integra este grupo a par de autarquias de outros países como de Bruxelas (Bélgica), Paris (França), Glasgow (Reino Unido), Bratislava (República Eslovaca), Renca (Chile) e Tóquio (Japão). Os membros comprometem-se a travar as desigualdades e a lutar por um crescimento que crie iguais oportunidades económicas para todos.

Os membros, que integram este grupo, “têm uma vasta experiência na promoção de agendas de crescimento inclusivo, com um conjunto diversificado de contextos e condições económicas locais”, adianta a Câmara Municipal de Braga num comunicado enviado às redações.

Braga tem uma estratégia de desenvolvimento económico que incide na ligação entre o conhecimento, a inovação e a divulgação de empresas.

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

Estes novos membros da direção terão de “fornecer orientações estratégicas, aumentando a capacitação para agendas de crescimento inclusivo nas suas cidades”, avança a autarquia de Braga na mesma nota. “Têm como missão o envolvimento com governos nacionais em agendas globais, inclusive dentro da OCDE”, prossegue o município.

A OCDE Champion Mayors Initiative, que foi lançada em 2016, é uma aliança de 59 autarcas de todo o mundo em prol do crescimento inclusivo nas cidades, lutando pelo melhor acesso a empregos de qualidade, habitação acessível, educação e melhoria da qualidade de vida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ricardo Rio é o único autarca português na direção da OCDE Champion Mayors

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião