Braga investe 123 milhões de euros em habitação

Braga investe 123 milhões de euros na área da habitação, o triplo do que estava previsto em 2021. A nova Estratégia Local de Habitação prevê maior investimento de sempre neste domínio.

A Câmara Municipal de Braga vai investir 123 milhões de euros na área da habitação, o triplo do valor inicialmente previsto em 2021, na sequencia das alterações agora aprovadas pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) à Estratégia Local de Habitação (ELH) do município.

“O investimento previsto é o maior de sempre na área da habitação em Braga”, garante João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga. “Ao longo dos próximos anos, o município e a Bragahabit avançarão com uma série de soluções que vêm dar resposta a uma franja considerável da população que, hoje, tem dificuldade em fazer valer o direito fundamental à habitação condigna, incluindo muitas pessoas e agregados da classe média que, tradicionalmente, não são beneficiárias deste tipo de políticas públicas”, avança João Rodrigues.

Engloba o arrendamento de frações habitacionais para subarrendamento e a construção de novos edifícios, até 2026, como soluções para dar resposta às condições indignas identificadas pelo município de Braga, pela BragaHabit e por outros promotores.

João Rodrigues

Vereador da Câmara Municipal de Braga

A nova ELH – instrumento que define a estratégia de intervenção do Município de Braga em matéria de política de habitação – engloba, assim, um investimento global que ascende a 123 milhões de euros. O que, segundo a autarquia, “corresponde, em média, a um investimento médio por fogo de cerca de 96,5 mil euros. Trata-se de um acréscimo muito significativo se comparado com a ELH aprovada em 2021, chegando quase ao triplo do valor“.

O município prevê a “reabilitação de frações habitacionais e de outros equipamentos públicos, a aquisição de terrenos e de frações habitacionais para arrendamento”. Assim como, descreve o vereador, “engloba o arrendamento de frações habitacionais para subarrendamento e a construção de novos edifícios, até 2026, como soluções para dar resposta às condições indignas identificadas pelo município de Braga, pela BragaHabit e por outros promotores”.

A autarquia de Braga calcula que “o número de famílias e de pessoas, que integram a ELH aumentou, respetivamente, em mais 64% (+503 famílias) e 84% (+1.653 pessoas), num universo total de 1.284 agregados e de 3.632 pessoas”. O que, explica, “resulta diretamente do aumento da lista de espera de agregados familiares sinalizados pela BragaHabit e do aumento do número de famílias residentes em habitações próprias e permanentes identificadas que podem aceder ao Programa 1.º Direito“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Braga investe 123 milhões de euros em habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião