Braga é a melhor cidade na captação de investimento externo, diz Financial Times

Braga passou a liderar ranking do Financial Times como "a melhor cidade do futuro na categoria de estratégia de captação de investimento externo", avança a InvestBraga que já apoiou 997 empresas.

Braga surge no ranking do Financial Times como a melhor cidade do futuro na categoria de estratégia de captação de investimento externo, no âmbito das cidades com menos de 200 mil habitantes, avança a InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica de Braga. Sobe, assim, cinco posições desde 2022, chegando este ano “ao pódio”.

Esta é a terceira vez que Braga se posiciona no ranking da revista fDi, “European Cities and Regions of the Future – the Best and the brightest among Europe investments destination”, realça a InvestBraga, em comunicado.

Esta distinção do Financial Times “vem comprovar a relevância do concelho na Europa. Ao mesmo tempo, é um reconhecimento que irá, com certeza, atrair novos negócios para a região”, considera o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva.

Só no último ano, a área de Dinamização Económica e Atração de Investimento (DEAI) apoiou 122 projetos de investimento e realizou 260 reuniões com empresas, empresários, empreendedores, potenciais investidores, facilitadores de investimento e outras entidades de apoio e promoção de atividades económicas.

Vem comprovar a relevância do concelho na Europa. Ao mesmo tempo, é um reconhecimento que irá, com certeza, atrair novos negócios para a região.

Carlos Silva

Administrador executivo da InvestBraga

A agência registou um aumento do número de investidores internacionais que representam uma fatia de 42% dos projetos acompanhados pela agência, ou seja, quase o dobro dos números de 2021 com 26%. “Portanto, trata-se de um crescimento de investidores internacionais que procuram Braga para criar novas unidades das suas multinacionais e instalar os seus projetos”, avança o diretor da DEAI, Gil Carvalho.

Ao longo destes nove anos, a InvestBraga já apoiou 997 projetos de investimento, dos quais 278 internacionais, facto que também terá contribuído para a posição da cidade no ranking do Financial Times, segundo a agência.

Carlos Silva destaca ainda que “as políticas de atração de investimento, implementadas na cidade desde 2014, são avaliadas pela revista fDi, através de parâmetros quantificáveis e validados para cada cidade avaliada”.

Braga tem, por isso, destaque no suplemento da revista fDi Intelligence com uma página sobre as condições que a cidade proporciona às empresas e ao talento.

A cerimónia de entrega dos prémios “fDi European Cities and Regions of the Future” vai decorrer a 14 de março, em Cannes, França, no âmbito da MIPIM 2023, uma das maiores feiras de investimento imobiliário da Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Braga é a melhor cidade na captação de investimento externo, diz Financial Times

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião