InvestBraga já acompanhou 548 milhões de euros de investimento

Em três anos de atividade, a InvestBraga acompanhou mais de 300 projectos de investimento num total de 548 milhões de euros. Agência promove de 22 a 26 de maio a 2ª edição da Semana da Economia.

A InvestBraga – Agência para a dinamização económica – que agora celebra três anos de atividade, acompanhou mais de 548 milhões de euros de investimentos repartidos por mais de 300 projetos. Os números foram dados a conhecer após o primeiro dia da segunda edição da Semana de Economia, evento que decorre de 22 a 26 de maio e que envolve o tecido empresarial e industrial de Braga, startups e várias entidades parceiras e tem como objetivo “ser uma mostra do potencial económico de Braga e dos atrativos da região”.

“O grande objetivo é que, quando se fale de economia no país, Braga possa ter uma palavra. Até porque tem, de facto, uma quota-parte relevante neste momento económico que estamos a viver”, tinha já frisado o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira em entrevista ao ECO.

"O grande objetivo é que, quando se fale de economia no país, Braga possa ter uma palavra. Até porque tem, de facto, uma quota-parte relevante neste momento económico que estamos a viver.”

Carlos Oliveira

Presidente da InvestBraga

Destes projetos, a agência liderada por Carlos Oliveira destaca os grandes investimentos apoiados durante o último ano, como sejam o caso da Fujitsu, cujo centro de competências foi inaugurado há um ano, e que prevê chegar aos 350 postos de trabalho até ao final deste semestre; a Bosch Car, Multimédia que vai expandir a unidade de Braga, num investimento que deve rondar os 38 milhões de euros e que irá criar mais mil postos de trabalho e ainda a Accenture, cujas instalações serão inauguradas a curto prazo e que irão criar mais de 100 postos de trabalho.

Ainda no rescaldo do primeiro dia da Semana de Economia, e após a reunião do conselho estratégico da Investbraga, foi dado a conhecer que o plano estratégico da agência será revisto até ao final do ano. O plano estratégico que ia de 2014 a 2026 tinha previsto um total de 83 ações, sendo que 20% dessas ações estão concluídas, 53% estão em fase de execução e 27% não tiveram ainda início.

O plano estratégico previa ainda a criação de 500 postos de trabalho ao ano e a ambição de crescerem 1% acima do PIB da Península Ibérica. Para Carlos Oliveira estes números estão também ultrapassados, uma vez que “o número de desempregados diminuiu em um terço, desde 2014, o equivalente a mais de 5000 postos de trabalho”.

O presidente da InvestBraga salienta ainda a contribuição da cidade de Braga para o total das exportações do país. “Braga entrou no top ten nacional dos concelhos mais exportadores, tendo sido o concelho que, em termos reais, mais cresceu em exportações com mais 176 milhões de euros em 2016, mais 19% do que em 2015″, afirma.

Startup Braga apoiou mais de cem empresas

Os números da Startup de Braga foram também motivo de análise no primeiro dia do evento. A Startup Braga, que vai já no 4º programa de aceleração para startups, já apoiou mais de 100 startups, que fecharam cerca de 14 milhões de euros de investimento.

Segundo dados divulgados pela Startup Braga, “das startups que já têm clientes: a taxa de exportação é de 53% e a de internacionalização é de 42%. Cerca de 20% vendem praticamente de forma exclusiva para os mercados internacionais”.

A segunda edição da Semana de Economia tem como pontos altos o Fórum Económico de Braga, e o “Software de Braga para o Mundo“.

O Fórum Económico de Braga, decorre na próxima quarta-feira, dia 24, no Theatro Circo, conta com a participação de António Ramalho, presidente do Novo Banco, de Nuno Amado, presidente do Millennium BCP e de António Vieira Monteiro, presidente do Santander Totta que irão debater “A banca e o investimento”. Ainda durante a tarde decorrerá um segundo painel “Dinâmica Empresarial” e onde intervirão Carlos Tavares, ex-ministro da Economia e ex- presidente da CMVM; Fernando Alexandre, pró-Reitor da Universidade do Minho e Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.

O evento será encerrado pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

Já o evento “Software de Braga para o Mundo” decorre na quinta-feira, dia 25 de maio, no auditório B1 da Universidade do Minho e promete a partilha de experiências em assuntos tão diversos como os desafios da engenharia e tecnologia ou marketing e vendas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

InvestBraga já acompanhou 548 milhões de euros de investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião