BRANDS' Local Online CINM é pólo atrativo para empresas tecnológicas

  • BRANDS'Local Online
  • 24 Março 2023

Um dos indicadores da capacidade do CINM acompanhar a evolução da economia mundial e catapultar a Madeira para os mercados internacionais é a atração de empresas tecnológicas a operar no seu âmbito.

O crescimento deste setor na Madeira testemunha o ambiente “business friendly” que caracteriza a região e a sua capacidade de, a par dos incentivos fiscais proporcionados pelo CINM, assegurar recursos humanos especializados no campo das novas tecnologias e um conjunto de serviços de apoio muito eficientes. Tal crescimento constitui também um claro contributo para que numa região ultraperiférica e de pequena dimensão como a Madeira sejam desenvolvidas atividades altamente especializadas.

Para além da existência de um quadro de benefícios fiscais atrativos, as condições da região para receber empresas desta natureza, as sinergias desenvolvidas com a Universidade da Madeira no âmbito da formação tecnológica e também com a Start-Up Madeira ao nível da facilitação de estruturas empresariais e do empreendedorismo, bem como a qualidade de vida e de segurança da ilha, são aditivos para o desenvolvimento do setor das empresas de ICT, o qual gera um impacto muito positivo no tecido empresarial e laboral da Madeira.

Outro sinal do impacto deste setor na internacionalização da economia da Madeira é o facto de as empresas terem origem em mais de uma dezena de países, na sua larga maioria da Europa (Alemanha, França, Holanda, Reino Unido, Malta, Portugal, Estónia, Letónia, Suécia, Ucrânia e Eslovénia) e de outras economias evoluídas, como é o caso dos Estados Unidos da América.

Nos últimos anos, um dos vetores estratégicos da promoção seguida pela SDM para este setor de atividade tem passado pela presença do CINM em feiras internacionais de tecnologia, essencialmente porque permitem estabelecer contactos e reuniões com empresas e start-ups de vários países e de diferentes segmentos das novas tecnologias. Tem sido o caso, nos últimos anos, da participação na Mobile World Congress de Barcelona, na VIVA Technology de Paris, ou ainda a presença do Centro Internacional de Negócios da Madeira na Web Summit em Lisboa, integrando o espaço que a Região Autónoma da Madeira tem nesta feira tecnológica internacional.

A ligação destas empresas à Madeira e à sua economia não tem passado despercebida, na medida em que os projetos desenvolvidos por algumas delas, por serem inovadores e com impacto dentro e fora da região, têm vindo a ser reconhecidos internacionalmente. Entre estas encontram-se empresas como a Nearsoft, a WalkMe, a Eutelsat, a Connecting Software e a Floating Particle.

O mesmo sucede com a Pixelmatters.com, a Inforwx.com, a Pahldata.com, a CardPresso e a Lycamobile que, entre outras, são empresas que, estando licenciadas no âmbito do CINM, desenvolvem as suas atividades em direta relação com o universo empresarial e tecnológicos da região, com destaque para o recrutamento de profissionais altamente qualificados na Madeira. As sociedades do setor das ICTs licenciadas no CINM já empregam mais de duas centenas de pessoas.

Uma panorâmica sobre algumas das empresas tecnológicas com presença na Madeira deixa patente as razões porque escolheram o CINM para operar internacionalmente e o contributo para a economia da região.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CINM é pólo atrativo para empresas tecnológicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião