Materiais sustentáveis para aplicação na indústria automóvel criados em Coimbra

  • Lusa
  • 27 Março 2023

Investigadores da Universidade de Coimbra estão a desenvolver novos produtos com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis para aplicação na indústria automóvel.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra está a desenvolver novos produtos com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis para aplicação na indústria automóvel, revelou esta segunda-feira aquela instituição de ensino superior.

As atividades estão a ser desenvolvidas no âmbito do projeto “DeVOC — novos produtos plastificados funcionais, mais verdes e sustentáveis, à base de PVC, e com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs)”. Este projeto é liderado pela empresa TMG Automotive em copromoção com o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), do departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

“O principal objetivo deste projeto é desenvolver processos inovadores, tendo por base o uso de matérias-primas mais sustentáveis e de processos mais verdes e seguros, que permitam a obtenção de materiais plastificados com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis, os chamados VOCs, que são responsáveis por aquilo a que, normalmente, associamos ao cheiro a carro novo”, afirmou, citado numa nota, o responsável pelo projeto na FCTUC, Hermínio Sousa.

A ideia é a de “reduzir o total destas emissões em cerca de 25%, bem como reduzir ao mínimo a emissão de certos VOCs específicos“, considerados pela “indústria e pelos consumidores” como “os principais responsáveis por alguns dos odores mais indesejáveis e desagradáveis“.

“Esta redução é perfeitamente justificada por questões relacionadas à perceção sensorial dos consumidores em termos dos odores emitidos e da qualidade do ar interior nos veículos automóveis”, esclareceram os investigadores.

De acordo com a equipa da FCTUC, devido aos resultados promissores obtidos até então, ainda não podem ser revelados publicamente muitos detalhes sobre as abordagens inovadoras utilizadas.

“Estamos a tratar de várias questões relacionadas com a proteção da propriedade industrial criada neste projeto. No entanto, conseguimos obter reduções globais de emissões de VOCs que variam entre 10 a 40% e que, nalguns compostos voláteis específicos, responsáveis pelos odores mais indesejáveis, estamos a conseguir também reduções muito significativas”.

Os cientistas referiram que os resultados já estão “consolidados”, às escalas laboratorial e semi-piloto, e que os mecanismos fundamentais associados a estes resultados “estão a ser estudados por simulação molecular, o que é uma abordagem tipicamente inexplorada em projetos de cariz industrial”.

De acordo com a empresa TMG Automotive, especializada em materiais de superfície para interiores de automóveis, o crescimento da indústria automobilística na Ásia tem “impulsionado a procura por uma melhor qualidade do ar no interior dos veículos, sendo uma preocupação crescente e um verdadeiro desafio para este setor a emissão de VOCs pelos materiais poliméricos existentes no interior do veículo”.

As Original Equipment Manufacturers (OEMs) e os fabricantes de componentes, como a TMG, estão “empenhadas em reduzir as emissões de VOCs e alcançar a neutralidade olfativa” nos interiores dos automóveis, ao mesmo tempo que “procuram uma maior sustentabilidade dos seus produtos”.

Para isso, estão a criar novos processos produtivos e materiais baseados em matérias-primas de base natural e/ou com baixo impacto ambiental, com o intuito de reduzir a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos materiais plastificados, para promover a economia circular e proteger o meio ambiente.

Este projeto é financiado pelo apoio do Portugal 2020 no âmbito do Compete 2020 — Programa Operacional Competitividade e Internacionalização –, em parceria com a empresa TMG Automotive e investigadores do CIEPQPF da FCTUC, nomeadamente Hermínio Sousa, Ana Dias, Pedro Simões e Maria da Graça Rasteiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Materiais sustentáveis para aplicação na indústria automóvel criados em Coimbra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião