Vinha.pt deverá fechar 2023 com vendas de 3,5 milhões de euros

Empresários lançam empresa Super Grapes, na Guarda, para posicionar plataforma online de vinhos Vinha.pt. E estimam fechar 2023 com um volume de negócios de 3,5 milhões de euros.

É a partir de S. Romão, na Serra da Estrela, que Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor (MWA), e Elísio Santos, da plataforma online Vinha.pt, uniram esforços para posicionar esta última marca nos mercados nacional e internacional, mediante o lançamento da empresa Super Grapes. E de tal forma que estimam fechar este ano com um volume de negócios de 3,5 milhões de euros. No cardápio têm mais de 2.500 referências de vinhos nacionais e 400 internacionais, e alguns deles chegam a atingir os 28 mil euros a garrafa.

Como todas as empresas, a Super Grapes também tem uma história por trás para contar, com Cláudio Martins e Elísio Santos como personagens principais a dar cartas no mundo dos vinhos. A “primeira loja online de vinhos do mundo a colocar os ratings da Vivino em todos os vinhos” foi criada em 2015 e adquirida, em 2019, por Elísio Santos aos seus sócios do projeto Mercadão.

Corria o ano de 2021 quando Cláudio Martins adquiriu uma posição no capital da empresa, procurando “reforçar a aposta da Vinha.pt no segmento premium“, assim como “potenciar a venda de categorias especiais a clientes que procuram vinhos exclusivos“.

Estes dois anos permitiram amadurecer a parceria Vinha.pt com a MWA, e a Super Grapes acabou por ser uma resposta natural ao mercado.

Cláudio Martins

CEO da Super Grapes

Mas chegava a hora de posicionar ainda mais a plataforma online de vinhos, nos mercados nacional e internacional, e foi então que se fez luz com o lançamento da Super Grapes. Uma empresa que também disponibiliza serviços relacionados com formação, aconselhamento e investimento na área dos vinhos.

“Estes dois anos permitiram amadurecer a parceria Vinha.pt com a MWA, e a Super Grapes acabou por ser uma resposta natural ao mercado”, começa por contar Cláudio Martins. Depressa os dois empresários uniram esforços: “A vinha.pt disponibiliza opções de qualidade e tem o know how, em termos de vendas online, enquanto a MWA introduz vinhos de produtores que não se encontram com facilidade no mercado”.

Para Elísio Santos, a Super Grapes “é a versão refinada” da parceria que começou em 2020. “Reforçámos a ligação direta aos produtores, aumentámos o conhecimento de mercado, especialmente nas gamas mais altas onde aumentámos o sortido de forma exponencial”. Com o trabalho de casa feito e estruturado, o empresário é perentório em afirmar: “Estamos em condições de continuar a surpreender o consumidor, seja no canal Horeca ou com o cliente final”.

E se o fecho do ano de 2022 da plataforma digital de venda de vinhos Vinha.pt rondou os 2,2 milhões de euros — um crescimento de 12% em relação a 2021–, a estimativa dos empresários é que este ano atinja os 3,5 milhões, a julgar pelas mais de 2500 referências de vinhos nacionais e 400 internacionais no cardápio.

“Teremos à distância de um clique alguns dos vinhos mais exclusivos do mundo, como é o caso do Úranos”, lançado no final de 2022, em Madrid, destaca Cláudio Martins. Entre os vinhos exclusivos da SuperGrapes está, assim, o Úranos, disponível em grandes formatos e uma garrafa destas, de 12 litros, pode chegar aos 28 mil euros. É o segundo vinho da série Wines from Another World, fruto da parceria da MWA com um produtor da Priorat, na Catalunha, depois do lançamento do Júpiter, corria o ano de 2021. E que atraiu a atenção para a região do Alentejo como sendo “um vinho de qualidade” ao nível de muitos estrangeiros de renome, com uma edição limitada de 800 exemplares que já esgotou.

Reforçámos a ligação direta aos produtores, aumentámos o conhecimento de mercado, especialmente nas gamas mais altas onde aumentámos o sortido de forma exponencial.

Elísio Santos

CEO da Super Grapes

Quanto ao Úranos, o empresário Cláudio Marfins avança que, até à data, já foram vendidas 300 garrafas de 0,75 centilitros em Portugal, Espanha, Suíça, Reino Unido, Itália, Alemanha, Brasil, EUA, Arábia.

Com expectativas elevadas no negócio, os empresários da Vinha.pt já têm o perfil do cliente traçado: 40% são estrangeiros, residentes em toda a Europa; têm entre os 30 e 65 anos; e “procuram uma forma fácil, rápida e segura de encontrar os seus vinhos preferidos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vinha.pt deverá fechar 2023 com vendas de 3,5 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião