Espólio do Instituto do Vinho do Porto vai ser preservado

  • Lusa
  • 12 Abril 2023

O Museu do Douro vai salvaguardar, restaurar e divulgar o património móvel do Instituto do Vinho do Douro, criado há 90 anos, que ajuda a conhecer a história da região demarcada.

O Museu do Douro vai salvaguardar, restaurar e divulgar o património móvel do Instituto do Vinho do Douro (IVPD), criado há 90 anos, que ajuda a conhecer a história da região demarcada, segundo foi divulgado.

Na segunda-feira foram assinalados os 90 anos da criação do Instituto do Vinho do Porto que, em 2003, passou a designar-se Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). O presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, disse esta quarta-feira que foi estabelecida uma parceria com o Museu do Douro com vista à preservação do património do instituto público, para que “as gerações futuras possam vir a usufruir de toda esta importante coleção que o IVP” acumulou desde a sua criação.

No âmbito do protocolo assinado com a Fundação Museu do Douro, o património móvel do IVP (1933 – 2003) passou para a unidade museológica, que tem sede no Peso da Régua, distrito de Vila Real, que o irá estudar, salvaguardar, preservar e, depois, divulgar e o mostrar ao público.

“Está assegurada a preservação, que era a parte mais importante e tínhamos todos uma obrigação nessa matéria”, salientou Gilberto Igrejas. E são, segundo o responsável, “várias dezenas de milhares de itens” entre documentos, manuais criados pelo instituto, fotografias, zincografias, moldes, moedas, rótulos, instrumentos de laboratório; material este que se encontrava nas instalações do organismo, a grande maioria na delegação do Porto.

O espólio inclui ainda as fotografias da coleção Alvão, que revelam a dureza da Região Demarcada do Douro e a forma como se plantaram as vinhas, como se ergueram os muros ou se carregavam os grandes cestos cheios de uvas pelos socalcos. “Inclui, inclusive, a primeira ata da criação do IVP”, destacou.

Estes são, para Gilberto Igrejas, “documentos muito importantes para as gerações futuras perceberem a história da Região Demarcada do Douro e como o instituto teve um papel crucial nesta harmonização da região e que continua hoje como IVDP”.

“Uma história marcada pela defesa da qualidade e da autenticidade dos vinhos do Douro e do Porto”, sustentou.

No âmbito do projeto de salvaguarda do património móvel do IVP vai ser editado um livro que, segundo o responsável, “dê testemunho real das peças” que, agora, estão no Museu do Douro. Posteriormente, este património será também exposto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espólio do Instituto do Vinho do Porto vai ser preservado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião