Câmara e Politécnico de Portalegre inauguram incubadora de empresas culturais e criativas

  • Lusa
  • 27 Abril 2023

A incubadora está vocacionada para acolher empresas de base não tecnológica, “preferencialmente” relacionadas com as áreas das artes e indústrias criativas, nos domínios da cultura e do património.

Uma incubadora de empresas culturais e criativas vai ser inaugurada no centro histórico de Portalegre, após reabilitação de um imóvel que se encontrava devoluto, num investimento de 830 mil euros por parte do município, foi divulgado esta quinta-feira.

A cerimónia de inauguração do espaço, denominado por C.BIP – Incubadora de Empresas Culturais e Criativas do Politécnico de Portalegre, vai decorrer na sexta-feira, a partir das 15:00.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho (PSD/CDS-PP), explicou que o espaço vai ser cedido ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), na sequência de “uma parceria” que foi estabelecida pelo antigo executivo municipal, liderado por Adelaide Teixeira, eleita pela Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP).

A autarca explicou ainda que uma das zonas térreas do imóvel, formado por três pisos, vai contar com uma gestão partilhada entre o IPP e o município, no sentido de acolher artesãos que aí se queiram instalar.

Numa nota enviada à Lusa, o IPP revelou que a incubadora está vocacionada para acolher empresas de base não tecnológica, “preferencialmente” relacionadas com as áreas das artes e indústrias criativas, nos domínios da cultura e do património cultural.

O espaço é constituído por ateliers individualizados para incubação de empresas, espaço de incubação em cowork, sala de reuniões e espaços de serviços comuns (sala de reuniões, copa, espaço expositivo, entre outros).

Contactado pela Lusa, o presidente do IPP, Luís Loures, revelou que a partir de sexta-feira vai também começar a entrar em funcionamento naquela incubadora o Laboratório de Inovação Social do Alentejo (LISA), estrutura que foi criada em novembro de 2022.

Este projeto de “inovação social” resulta de uma parceria entre o IPP, o Instituto Padre António Vieira, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

“Criámos um género de um observatório, um laboratório vivo sobre o impacto das questões sociais no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade”, disse.

Luís Loures explicou ainda que, numa outra fase, se pretende alargar este projeto a outros parceiros, como a Segurança Social e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

No decorrer da sessão inaugural, o IPP vai ainda celebrar um protocolo com a multinacional canadiana Empowered Startups, com vista à “promoção de cooperação” de âmbito científico e técnico.

“Este protocolo vai servir para que esta multinacional posicione na incubadora empresas, investimento e capital estrangeiro que se queira desenvolver aqui. Serve para captar empresas para aquele espaço”, explicou.

No documento, o IPP relembra ainda que as candidaturas para incubação “decorrem em contínuo”, em formulário próprio disponível no site da C.BIP, que será lançado no dia da inauguração.

O IPP indica também no comunicado que a inauguração da incubadora vai contar com um momento musical e a apresentação da marca gráfica do novo espaço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara e Politécnico de Portalegre inauguram incubadora de empresas culturais e criativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião