Portalegre acolhe Comunidade de Energia Renovável para chegar a mais de 250 famílias

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2023

Zona industrial de Portalegre acolhe Comunidade de Energia Renovável, num investimento de 300 mil euros, praticando uma tarifa social comunitária "cerca de 30% inferior" às atuais tarifas de mercado.

A zona industrial de Portalegre vai acolher uma Comunidade de Energia Renovável (CER) para chegar a 256 famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária “cerca de 30% inferior” às atuais tarifas de mercado, foi esta terça-feira divulgado.

O projeto pertence à empresa Cleanwatts que, num conjunto de respostas enviadas à agência Lusa por correio eletrónico, indica ainda que vai investir “300 mil euros” nesta CER.

No mesmo documento, a diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, Maria João Benquerença, explica que a empresa está preparada para avançar com o projeto, mas os prazos para concretizar a obra estão dependentes da “celeridade de aprovação” por parte da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da E-Redes.

Em comunicado enviado à Lusa, a Cleanwatts explica que este projeto, “sem nenhum custo para o cliente”, tem como objetivo “a sustentabilidade, a redução de custos” relacionados com a energia desta zona e, também, o “combate à pobreza energética” entre as famílias carenciadas daquela região alentejana.

“Esta comunidade tem a sua central fotovoltaica distribuída por uma instalação de 260 quilowatts (kW), no terreno e num telhado privados da zona industrial”, revelam os promotores no documento.

Esta CER, segundo a Cleanwatts, originará um desconto médio de 68% face à tarifa estimada para a energia da rede, contribuindo, também, para uma “maior independência” energética da zona industrial de Portalegre.

Citada no comunicado, Maria João Benquerença explica ainda que a central fotovoltaica vai contar com “cerca de 550 painéis solares”.

Nas respostas às questões colocadas pela Lusa, Maria João Benquerença revela também que a Cleanwatts, no final de 2022, garantiu contratos para investimento na região de Portalegre que “superam um milhão de euros”.

A empresa vai desenvolver novas CER na região de Portalegre, esperando, “em breve”, assinar “mais quatro contratos” nesta área.

“A perspetiva para 2023 é de forte investimento nesta região do país. O Alto Alentejo é uma região de excelência onde a Cleanwatts pretende continuar a apostar”, acrescenta a responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portalegre acolhe Comunidade de Energia Renovável para chegar a mais de 250 famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião