Sumol+Compal vai investir três milhões numa central fotovoltaica em Almeirim

  • Lusa
  • 14 Setembro 2022

A primeira fase do projeto já está concluída com a instalação de 1.850 painéis fotovoltaicos, numa área de 11.000 metros quadrados (m2) e numa potência instalada de MWp.

A Sumol+Compal prevê investir três milhões de euros numa central fotovoltaica na sua unidade de produção e distribuição em Almeirim, Santarém, que deverá atingir a potência instalada de três megawatts-pico (MWp).

“A Sumol+Compal estima investir três milhões de euros numa central fotovoltaica para tornar a sua unidade de produção e distribuição em Almeirim mais sustentável do ponto de vista energético, com a produção de energia renovável para autoconsumo”, anunciou, em comunicado, o grupo.

O projeto vai ser realizado em várias fases, sendo que a primeira já está concluída com a instalação de 1.850 painéis fotovoltaicos, numa área de 11.000 metros quadrados (m2) e numa potência instalada de 1 MWp.

A primeira fase corresponde a 15% das necessidades energéticas daquela fábrica, percentagem que deverá aumentar para 25% com o início da produção de energia da segunda fase, que se espera que fique concluída no início do próximo ano.

No total, o projeto deverá atingir a potência instalada de três MWp, evitando a emissão de cerca de 984 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

O grupo disse ainda que esta central abre a oportunidade de, em conjunto com a Câmara Municipal de Almeirim, avaliar formas de disponibilizar os excedentes de energia à comunidade.

“Vivemos um importante momento de decisão sobre as nossas opções de transformação tecnológica e energética, para garantir maior racionalização e eficiência, escolher fontes de energia que reduzam a enorme volatilidade dos custos atuais e cumprindo as nossas metas ambientais”, referiu, em comunicado, o administrador da Sumol+Compal, Jaime Alves Cardoso.

Este responsável sublinhou ainda que uma das prioridades do grupo passa por aumentar a capacidade de produção de energias renováveis, pelo que esta central representa “mais um passo rumo à descarbonização” da atividade produtiva da empresa.

A Sumol+Compal conta com quatro unidades de produção em Portugal e uma em Moçambique e exporta para mais de 70 países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sumol+Compal vai investir três milhões numa central fotovoltaica em Almeirim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião