Da filigrana aos Tabuleiros, câmaras tentam integrar património cultural imaterial

Entre as romarias estão a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, a Festa dos Tabuleiros e a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios. Mas a Arte da Filigrana também quer a classificação.

Quatro municípios querem inscrever as festas e tradições no Inventário Nacional do Património Cultural. Entre as romarias estão a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes de Cascais, a Festa dos Tabuleiros em Tomar, a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe em Cabeceiras de Basto. Mas, a Arte da Filigrana da Póvoa de Lanhoso, também procura integrar a lista, de acordo com os vários decretos publicados em Diário da República esta segunda-feira.

As quatros tradições querem fazer parte do Património Cultural Imaterial. A salvaguarda do património cultural imaterial, o respeito pelo património cultural imaterial das comunidades, dos grupos e dos indivíduos, a sensibilização, a nível local, nacional e internacional, para a importância do património cultural imaterial e do seu reconhecimento mútuo e a cooperação e o auxílio internacionais são alguns dos objetivos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, de acordo com a Uneso.

O Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (PCI) constitui-se como medida fundamental para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Portugal, e a sua utilização para fins de inscrição de manifestações imateriais representa condição indispensável para sua eventual candidatura à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade ou à Lista do Património Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente, de acordo com o site do sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes é um dos eventos religiosos mais importantes de Cascais e realiza-se em agosto. A procissão decorre por terra e por mar em honra de Nossa Senhora dos Navegantes.

A Festa dos Tabuleiros realiza-se em Tomar de 1 a 10 de julho de 2023 e é uma tradição que acontece de quatro em quatro anos. Já a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios realiza-se na Vila do Arco de Baúlhe, no primeiro fim de semana de setembro. Decorre de sexta-feira a domingo e tem como pontos altos a procissão de velas.

A “Arte da Filigrana da Póvoa de Lanhoso”, no distrito de Braga, foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, anunciou a semana passada a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). A técnica da filigrana no concelho de Póvoa de Lanhoso regista uma atividade muito significativa desde o século XIX, apesar da presença de ourives no seu território se encontrar documentada a partir do século XVIII.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da filigrana aos Tabuleiros, câmaras tentam integrar património cultural imaterial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião