125 jovens vão competir no Porto pela ideia de negócio mais inovadora

A XVI Competição Nacional do Programa A Empresa reuniu 6.000 alunos de 18 distritos. Um total de 125 jovens chegaram à final e será apurada a 31 de maio a ideia de negócio mais inovadora.

A XVI Competição Nacional do Programa A Empresa está agendada para 31 de maio no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto. O evento vai apurar o projeto com a ideia de negócio mais inovadora do programa, em Portugal, e ditar a passagem ao Gen-E 23, o maior evento europeu de empreendedorismo.

A iniciativa, que conta com o patrocínio da Câmara do Porto, reúne as 25 equipas de alunos do programa que demonstraram ter os projetos mais inovadores, apurados nas fases de competição intermédia. As 25 miniempresas, compostas por 125 alunos em competição, vão ter a oportunidade de apresentar em pitch as ideias de negócio, numa entrevista conduzida por um painel de jurados.

Esta competição é o evento mais importante da Junior Achievement Portugal (JAP). Para Gonçalo Duque, CEO da JAP, “este é um momento único onde são reunidos jovens de todo o país que demonstraram ao longo do ano letivo ter uma mentalidade criativa, audaciosa e resiliente, capazes de desafiar a norma e encontrar soluções inovadoras para os desafios do nosso tempo”.

“É verdadeiramente apaixonante observar o resultado final dos projetos realizados por estes alunos de ensino secundário, eles que são os verdadeiros agentes de mudança e principais motores de uma sociedade que se quer mais próspera, inclusiva e sustentável”, acrescenta.

Segundo Fernando Paulo, vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara do Porto, a competição nacional do Programa A Empresa, promovida pela Junior Achievement, é uma iniciativa com “um impacto muito positivo nas aprendizagens e nas competências sociais e comportamentais dos alunos”. O autarca acredita que “uma vez mais, os alunos vão demonstrar que são capazes de pensar em soluções criativas, de planear e executar estratégias e de resolver problemas”.

O prémio principal da competição é a viagem e a participação da equipa vencedora no Gen-E 23, atribuído pela Fundação Galp. Será João Costa Ribeiro, Lead Open Innovation Manager na Galp, a entregar o prémio à equipa vencedora.

Além do prémio principal, serão atribuídos mais sete prémios: Inovação (Sonae), Impacto (EDP), Young Tech (ManpowerGroup). Power Tech (Banco BPI), Young Leader (KPMG), Ready to Grow (Cofidis) e Best Student (IE Business School e IE University).

O evento representa a etapa final nacional do programa A Empresa, no qual, durante o ano letivo, cerca de 6.000 alunos do ensino secundário, dos 18 distritos de Portugal, experimentaram criar e gerir um projeto empreendedor, com o apoio de um professor e de um voluntário de uma das empresas associadas e parceiras da Junior Achievement Portugal (JAP).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

125 jovens vão competir no Porto pela ideia de negócio mais inovadora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião