Sintra investe 1,3 milhões de euros na requalificação do espaço público

Autarquia avança com três empreitadas para requalificar o espaço público no concelho de Sintra. "Não é só o centro histórico que tem de ser preservado, mas sim todo o concelho", defende Basílio Horta.

A Câmara Municipal de Sintra vai investir 1,3 milhões de euros na requalificação do espaço público concelhio, dando continuidade à estratégia da autarquia, liderada por Basílio Horta, no sentido de “melhorar e aumentar a qualidade de vida” dos residentes. “É mais um passo nessa estratégia, pois importa devolver o território ao usufruto das populações, e valorizar a memória e a identidade dos nossos lugares”, começa por afirmar o edil socialista.

Não é só o centro histórico que tem de ser preservado, mas sim todo o concelho. E estas novas empreitadas, que vão arrancar, são a prova clara da estratégia da autarquia para promover a qualidade de vida dos munícipes”, sublinha Basílio Horta.

Nesse sentido, a autarquia assinou esta segunda-feira os autos de consignação que marcam o início de três empreitadas de requalificação do espaço público, no valor de 1,3 milhões de euros. São elas: requalificação da centralidade de Covas, da Rua João Villaret, uma outra obra nas Mercês, e a 2.ª fase da requalificação da Ribeira da Lage.

Não é só o centro histórico que tem de ser preservado, mas sim todo o concelho. Estas novas empreitadas são a prova clara da estratégia da autarquia para promover a qualidade de vida dos munícipes.

Basílio Horta

Presidente da Câmara Municipal de Sintra

Num investimento conjunto da autarquia e dos Serviços Municipalizados de Sintra, envolvendo um investimento de cerca de 900 mil euros, a empreitada de requalificação de Covas insere-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho. Segundo a autarquia, a obra prevê a revitalização da identidade do local com base no reforço das características singulares de uma pequena aldeia saloia. Também visa “o incremento do conforto e segurança da população no usufruto do espaço público”, avança o município de Sintra.

A requalificação do espaço público, em Covas, “irá privilegiar a circulação pedonal e outros modos de circulação suave, criando condições para que a rua e os largos voltem a ser pontos de agregação e sociabilização da comunidade”, adianta a autarquia.

Uma outra obra vai avançar na Rua João Villaret, na Área de Reabilitação de Mem-Martins / Rio de Mouro, num investimento conjunto da autarquia e dos Serviços Municipalizados de Sintra, na ordem dos 340 mil euros. Segundo a autarquia, a obra contempla a execução de mais 40 lugares na zona de estacionamento assim como o arranjo paisagístico do arruamento e a execução de uma ligação com as zonas envolventes.

Já a requalificação paisagística e ambiental Ribeira da Lage – 2.ª fase, no valor de 90 mil euros, inclui o arranjo de áreas verdes, criação de percursos pedonais e cicláveis em betão drenante, horticultura urbana, assim como a criação de zonas de estadia e valorização das existentes, e introdução de medidas de mitigação de riscos de cheias.

“Esta empreitada visa aumentar a oferta de espaços verdes à população, nomeadamente da Serra das Minas e da Rinchoa favorecendo ligações a outras infraestruturas e equipamentos municipais”, conclui a autarquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sintra investe 1,3 milhões de euros na requalificação do espaço público

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião