Universidade de Coimbra tem 9,5 milhões para combater obesidade

O projeto financiado pela Comissão Europeia tem como objetivo desenvolver, ao longo de cinco anos, estratégias capazes de mudar o paradigma da prevenção e do tratamento da obesidade.

Um projeto liderado pela Universidade de Coimbra (UC), que reúne 18 entidades de oito países europeus, vai receber 9,5 milhões de euros, durante cinco anos, para combater a obesidade em crianças e jovens.

O projeto intitulado de “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”, é liderado por Paulo Oliveira, investigador e vice-presidente do centro de neurociências e biologia celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC).

O PAS GRAS vai preencher lacunas críticas no diagnóstico e prognóstico da obesidade e proporcionar um conjunto de ferramentas inovadoras e medidas que possam contribuir para adotar e manter escolhas de estilo de vida que contrariem o excesso de peso/obesidade”, explica o líder do projeto.

O “PAS GRAS” envolve parceiros de oito países europeus e tem como objetivo desenvolver, ao longo de cinco anos, estratégias interdisciplinares de investigação e inovação capazes de mudar o paradigma da prevenção e do tratamento da obesidade, fornecendo soluções práticas para uma vida saudável na sociedade contemporânea, de acordo com o site da Universidade de Coimbra.

Membros do projeto PAS GRASUniversidade de Coimbra

A investigação vai clarificar o papel do estilo de vida, saúde mental, fatores familiares, socioeconómicos e do ambiente no desenvolvimento da obesidade, assim como a interação com as características genéticas e metabólicas de cada indivíduo. Com base numa análise integrada dos múltiplos parâmetros vai ser possível elaborar uma avaliação personalizada e robusta do risco acrescido de sofrer de obesidade e complicações associadas, que incluem, por exemplo, problemas cardiovasculares.

O estudo vai ter como públicos-alvo crianças (3-9 anos), adolescentes (10-18 anos), jovens adultos (19-25 anos) e respetivas famílias, com excesso de peso ou obesidade. Paralelamente, o projeto vai estudar mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao efeito protetor de componentes da dieta mediterrânica e atividade física. Além disso, vai criar uma campanha internacional que visa o aumento da literacia em saúde e a sensibilização da sociedade para os riscos da obesidade.

O projeto que é financiado pelo Horizonte Europa, um programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia, vai contar com a participação de 15 entidades, incluindo a Associação de Ginástica do Centro (Portugal), a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (Portugal), o Conselho Nacional das Pesquisas (Itália), a Fundação EURECAT (Espanha), o Instituto Nencki de Biologia Experimental (Polónia), o Instituto Pedro Nunes (Portugal), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), o King’s College de Londres (Reino Unido), a Mediagnost (Alemanha), a Sociedade Europeia de Investigação Clínica (Países Baixos), a Universidade de Bari (Itália), a Universidade de Martin Luther Halle-Wittenberg (Alemanha), a Universidade de Uppsala (Suécia), a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e a Universidade Técnica de Munique (Alemanha).

O projeto “PAS GRAS” é coordenado pelo consórcio centro de inovação em biomedicina e biotecnologia (CIBB), que é formado pelo CNC-UC, pelo instituto de investigação clínica e biomédica de Coimbra (iCBR) e pelo centro de estudos e investigação em saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade de Coimbra tem 9,5 milhões para combater obesidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião