Infiltrações de fim de ano atiram para agosto conclusão do terminal de Campanhã

Chuvas intensas e mudança no planeamento implicam que terminal intermodal junto a estação ferroviária apenas ficará concluído um ano depois do prazo previsto.

Inaugurado em 20 de julho passado, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) tornou-se no principal ponto de partida dos autocarros expresso da cidade do Porto. Há mais de 20 mil pessoas que diariamente usam esta infraestrutura de transportes, que contou com um investimento de 13,2 milhões de euros. Quase um ano depois, contudo, ainda falta concluir a passagem inferior e os acessos diretos aos comboios suburbanos, regionais e de longo curso.

A passagem inferior deveria ter ficado concluída em 12 de agosto de 2022. No entanto, o prazo foi adiado para 14 de agosto deste ano, segundo informação da GO Porto – Gestão e Obras do Porto. A culpa foi das infiltrações e das mudanças no planeamento, justifica ao ECO a empresa municipal.

“As várias semanas de chuva intensa revelaram diversas infiltrações na estrutura que já existia e que obrigaram a trabalhos não previstos de correção, sob pena de colocar em causa o resultado da intervenção em curso”, detalha fonte oficial. Além disso, “a operação do TIC impõe a manutenção da passagem pedonal aberta ao público, o que “veio exigir a necessidade de alteração do modo de execução desta obra por questões relacionadas com a segurança dos peões no túnel e por uma questão de planeamento das intervenções a realizar”.

Até que a passagem interior fique concluída, os utentes que queiram apanhar um comboio nas linhas 1 a 9 terão de sair do terminal intermodal através da estação de metro ou então percorrer cerca de 400 metros a pé, numa travessia praticamente sem cobertura, descer pelas escadas e voltar a subir para encontrar os comboios. As grades e as chapas também travam a ligação aos elevadores que dão acesso aos comboios para Viana do Castelo, Valença e Vigo, que partem das linhas 11 a 15.

Inauguração do Terminal Intermodal de Campanhã - 20JUL22
Ligação direta do terminal intermodal às linhas 1 a 9 da estação de Campanhã depende da IP Património. A Câmara do Porto deixou o local pré-preparado.Ricardo Castelo/ECO

A GO Porto adianta também que “tem sido feito um esforço junto do empreiteiro de forma a tentar minimizar o impacto dessas situações, tanto em termos de atrasos como na circulação dentro do espaço”. A empresa municipal reafirma o compromisso de terminar as obras dia 12 de agosto.

Os problemas, no entanto, não se esgotam na parte inferior. Na parte superior, onde os passageiros esperam pelos comboios, é possível encontrar caixas quadradas nas extremidades das linhas, que darão acesso a futuras escadas rolantes e a elevadores para ser mais fácil a mudança do comboio para o autocarro. Não se sabe se esta empreitada estará pronta a tempo da passagem inferior. O ECO tentou obter esclarecimentos junto da Infraestruturas de Portugal, dona da estação, mas ficou sem resposta.

Faltam escadas rolantes e elevadores para acesso direto da estação até ao terminal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Infiltrações de fim de ano atiram para agosto conclusão do terminal de Campanhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião