Empresários têxteis de Famalicão viajam até à China

Comitiva é composta por entidades de referência do setor como o Citeve, Universidade do Minho, Modatex ou ATP, e empresas como a ROQ, SweaTrofa, Cityberia, Fradelsport, Riopele e Nalmok Consulting.

Uma comitiva de cerca de 30 pessoas ligadas à indústria têxtil está por estes dias na China, onde durante duas semanas vão ter a oportunidade de partilhar experiências, aproximar empresas e fomentar o intercâmbio entre empresas e instituições do sistema científico e tecnológico.

A comitiva é composta por entidades de referência deste setor, como o Centro Tecnológico Têxtil e de Vestuário (Citeve), a Universidade do Minho, o Modatex, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) e ainda empresas como a ROQ, SweaTrofa, Cityberia, Fradelsport, Riopele e Nalmok Consulting.

“Dando a conhecer o que de melhor se faz em Famalicão no setor têxtil, promovendo a indústria e o sistema científico e tecnológico, criam-se assim oportunidades para futuras relações entre empresas e universidades, nomeadamente nas aplicações têxteis à saúde, ao automóvel, ao desporto e proteção, áreas de investigação privilegiada da universidade têxtil de Wuhan”, referiu Augusto Lima, vereador da economia, empreendedorismo e relações internacionais do município de Famalicão.

O programa da missão empresarial inclui reuniões e conferências, visitas a universidades e também a empresas, designadamente nas localidades de Wuhan, Pequim, Hangzhou e Zhaoxing.

Para Augusto Lima, a “China pode ser encarada não só como fornecedor, mas também como parceiro e cliente, devido à forte necessidade de produtos de maior valor acrescentado e oportunidades de desenvolvimento de projetos de investigação e desenvolvimento, potenciadores da atração e intercâmbio de talento. Um outro ponto a realçar é a possibilidade da atração de investimento em áreas tecnológicas e industriais, pelo que esta missão pode contribuir para a implementação da estratégia Created IN Famalicão”.

Esta iniciativa partiu de um convite da embaixada da China em Portugal e da Universidade Têxtil de Wuhan, em cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCIL-C).

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa foi fundação há 45 anos e é uma das mais antigas câmaras de comércio bilaterais europeias, formalmente estabelecida em 1978 com o objetivo de desenvolver as relações comerciais e económicas entre a República Popular da China e Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresários têxteis de Famalicão viajam até à China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião