BRANDS' Local Online O Porto a ser ainda mais feliz: é São João nas ruas da cidade

  • BRANDS'Local Online
  • 5 Junho 2023

“Festas há muitas. Mas como a nossa não há nenhuma”. Assim garante a campanha de promoção que lança as festas de São João no Porto.

O programa que traz toda a gente para a rua é feito de música, rusgas, cascata, diversões, fogo-de-artifício e toda a tradição de sempre e foi apresentado ao final da tarde da passada quarta-feira, no Museu do Vinho do Porto.

“Vamos adotar novamente um modelo descentralizado das festas”, confirmou Rui Moreira, opção que é justificada pelos “constrangimentos [de trânsito] que se vivem na cidade”, mas também porque “a experiência que foi feita no ano passado resultou bem”. Assim, a cidade vai viver a música “em três palcos” em diferentes zonas, com “concertos para todos os gostos e feitios”.

Adiantando que o investimento municipal global é de 615 mil euros, o presidente da Câmara do Porto garante que “o programa das festas vai levar animação a todas as freguesias”. E, assegura Rui Moreira, “a tradição vai viver-se à meia-noite de dia 23 com fogo-de-artifício, um espetáculo visual sempre surpreendente e mobilizador”. O autarca reconheceu que a parceria com a Câmara de Vila Nova de Gaia “tem contribuído muito para o sucesso do São João”.

Mais uma vez, a identidade visual das festas da cidade é da autoria do escultor e designer João Machado, “um cruzamento vívido e elegante de muitos elementos icónicos desta festa”.

A tradição, as gentes e o Porto ainda mais Porto

Certa de que “chegou a época mais feliz da nossa cidade”, a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto reforçou que, durante o mês de junho, “o Porto é ainda mais Porto, com atividades para todos, dos mais pequenos aos mais velhos, em eventos que buscam valorizar o que de melhor temos para oferecer”.

“É inegável que o Porto está em festa”, sublinha Catarina Araújo, deixando a mensagem para que “vivamos este mês com a intensidade que ele merece, sempre com a consciência que juntos seremos sempre cada vez mais, na identidade de um povo, na afirmação das nossas tradições, num Porto que é, também ele, cada vez mais nosso”.

Com uma palavra para “as gentes, suas associações e coletividades, que, neste período, fazem da cidade um Porto realmente para todos”, a também presidente do conselho de administração da Ágora, a empresa municipal responsável pela programação da festa popular, sublinhou como “são elas, também, as melhores embaixadoras de um São João, que olha, todos os anos, para o futuro, sem esquecer o passado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Porto a ser ainda mais feliz: é São João nas ruas da cidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião