Câmara de Comércio e Indústria de Aveiro liga jovens às empresas para estimular novos negócios

AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro aposta no empreendedorismo dos mais jovens para os capacitar para mundo dos negócios.

Capacitar jovens empreendedores de ferramentas necessárias para o “desenvolvimento de um modelo de negócio” eficaz e pô-los em contacto com a realidade do tecido empresarial e seus processos produtivos, desde o funcionamento de uma empresa até a ações de demonstração de tecnologias, dos princípios de economia circular, da digitalização ou da automação. São estes grandes propósitos do YEP 5.0 – Ecosystem Promotion, da AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, que está agora na reta final.

Entre as empresas a visitar está agendado para dia 22 de junho o grupo Rui Costa e Sousa & Irmão, SA — conhecido pela marca “Sr. Bacalhau” –, na Gafanha da Nazaré, e considerado “um dos maiores transformadores e comercializadores de bacalhau salgado seco e demolhado ultracongelado do mundo”. A empresa conta já com 40 anos de história neste setor, com forte aposta no mercado exterior, nomeadamente Brasil.

O contacto com o mundo empresarial destes jovens participantes, neste projeto da AIDA, estende-se à Rialto – Indústria Alimentar, Lda, especialista em produtos tostados e com uma “capacidade de produção diária para mais de 20 toneladas de produto final”, lê-se no site da empresa de Oliveira do Bairro que exporta mais de 60% da produção.

Nesta empresa, os jovens terão a “oportunidade de descobrir a atividade diária e testemunhar toda a logística da unidade responsável pela produção de croutons, tostinhas, snacks e pão ralado, desde o sabor tradicional ao mais irreverente, de alho e salsa”, descreve a AIDA CCI – Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.

Cofinanciado pelo Compete 2020 e o Fundo Social Europeu, o projeto YEP 5.0 contempla ainda um workshop sobre “Design Thinking” que, explica a AIDA, “é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação e que se baseia no kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios“. A iniciativa conta a dinamização de César Rodrigues, designer na Design Factory Aveiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Comércio e Indústria de Aveiro liga jovens às empresas para estimular novos negócios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião