Leiria e Marinha Grande premiadas com Galardão Verde Eco-Freguesias XXI 2023
Freguesias de Leiria e da Marinha Grande premiadas com Galardão Verde Eco-Freguesias XXI 2023 pelas boas práticas ao nível da sustentabilidade ambiental e socioeconómica.
A União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, e a União das Freguesias de Santa Eufémia e Boavista, no concelho de Leiria, assim como a freguesia da Marinha Grande, no concelho com o mesmo nome, foram distinguidas na categoria ouro do Galardão Bandeira Verde – Eco-Freguesia XXI, numa cerimónia na Casa das Artes, em Miranda do Corvo.
Este prémio premeia as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também socioeconómico e cultural, desenvolvidas nos últimos dois anos. “A implementação deste programa baseia-se no desenvolvimento e motivação para a realização de diversas ações e projetos à escala local, com especial destaque para o caráter participado dos cidadãos”, sublinha a autarquia da Marinha Grande, liderada por Aurélio Ferreira, eleito pelo +MpM – Movimento pela Marinha.
Ao todo, foram entregues 131 bandeiras verdes, numa edição em que participaram 221 freguesias de todo o país. Segundo o município da Marinha Grande, apenas cinco freguesias foram distinguidas na categoria de ouro. Nesta edição participaram mais 63% das freguesias do país do que em 2021, e, no topo da lista de distritos com mais candidaturas formalizadas, encontram-se Braga e Leiria.
O município tem apoiado e incentivado as juntas e uniões das freguesias a candidatarem-se ao Eco-Freguesias e os resultados têm sido bastante positivos.
No caso de Leiria, o município contabiliza em oito as freguesias e as uniões das freguesias do concelho que receberam o Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI. “Com uma classificação superior a 90%, a União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, e a União das Freguesias de Santa Eufémia e Boavista foram distinguidas com o grau ouro, tendo as Juntas de Freguesia de Amor e de Arrabal e a União das Freguesias de Colmeias e Memória recebido a distinção de grau prata, avança o município de Leiria.
O vereador do pelouro do Ambiente da autarquia de Leiria, Luís Lopes diz que “o município tem apoiado e incentivado as juntas e uniões das freguesias a candidatarem-se ao Eco-Freguesias e os resultados têm sido bastante positivos”, exortando os autarcas locais a darem continuidade ao trabalho desenvolvido.
Além da bandeira de ouro, a Marinha Grande também trouxe para a casa a bandeira de prata através da freguesia de Leiria. Esta distinção é o reconhecimento da “dinamização de projetos que contribuem para a melhoria do ambiente, da sustentabilidade e da qualidade de vida das nossas populações”,
Este programa é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte, para além da ABAE, elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Leiria e Marinha Grande premiadas com Galardão Verde Eco-Freguesias XXI 2023
{{ noCommentsLabel }}