Câmara de Gondomar vai investir 182 milhões de euros na área da habitação

Numa primeira fase, o município de Gondomar vai comprar 292 imóveis privados por aproximadamente 43 milhões de euros para alojar famílias.

Com o objetivo de apoiar cerca de 1.500 agregados familiares com carências habitacionais, a Câmara Municipal de Gondomar prevê investir mais de 182 milhões de euros na área da habitação. Numa primeira fase, o município, liderado por Marco Martins, vai adquirir 292 casas privadas por aproximadamente 43 milhões de euros.

Mais de 130 milhões de euros do bolo total a investir na área da habitação “são afetos às intervenções de iniciativa municipal e os restantes cerca de 51 milhões de euros destinam-se às intervenções a promover pelas entidades beneficiárias“, explica a autarquia em comunicado.

A câmara de Gondomar lançou, por isso, uma oferta pública para aquisição de 292 imóveis/frações, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH). Grande parte das habitações (192) deverá estar já em fase de construção ou prestes a construir, estando as restantes (50) já construídas e/ou prontas a habitar.

O município quer comprar 40 casas novas ou prontas a habitar na União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, na União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Freguesia de Rio Tinto e na Freguesia de Baguim do Monte. Assim como 10 imóveis localizados na União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, na União das Freguesias de Melres e Medas e na Freguesia da Lomba.

O município prevê ainda adquirir 167 imóveis em construção ou a construir na União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, na União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Freguesia de Rio Tinto e na Freguesia de Baguim do Monte. Assim como mais 25 na União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, na União das Freguesias de Melres e Medas e na Freguesia da Lomba.

O programa municipal contempla ainda a compra de 50 casas a precisar de beneficiação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Gondomar vai investir 182 milhões de euros na área da habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião