Extensão da linha Vermelha do metro de Lisboa atrai cinco consórcios. Saiba quais são

Lançado com um preço base de 330 milhões de euros, o concurso público para a extensão da linha vermelha de São Sebastião a Alcântara recebeu cinco propostas entre 306 e 345 milhões.

Lançado em janeiro de 2023 no âmbito do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, o concurso público referente à empreitada de conceção e construção da extensão da linha vermelha de São Sebastião a Alcântara, com o preço base de 330 milhões de euros, recebeu cinco propostas, com valores entre os 306 e os 345 milhões de euros.

  • FCC Construcción S.A., Contratas Y Ventas, SAU e Alberto Couto Alves, S.A.
  • Teixeira Duarte – Engenharia e Construção, S.A., Casais – Engenharia e Construção S.A., Alves Ribeiro, S.A., Tecnocia – Sociedade de Empreitadas, S.A., EPOS – Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A. e Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A
  • Mota-Engil – Engenharia e Construção e SPIE Batignolles Internacional – Sucursal em Portugal
  • Acciona Construcción, S.A. e Domingos da Silva Teixeira, S.A.
  • Zagope – Construções e Engenharia, SA / COMSA Instalaciones Y Sistemas Industriales, SA / COMSA, SA / Fergrupo – Construções e Técnicas Ferroviárias, SA

A informação foi divulgada esta quarta-feira pela empresa pública que, em comunicado, explica que a conclusão deste prolongamento está prevista para o ano de 2026, estando enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um financiamento no montante global de 405,4 milhões de euros.

Com uma extensão total aproximada de quatro quilómetros, o prolongamento desta linha vai iniciar-se a partir da zona já construída, localizada após a estação São Sebastião, através de um troço em túnel construído junto ao Palácio da Justiça. Ao longo do traçado de túnel de via dupla prevê-se a construção de três novas estações subterrâneas (Amoreiras/Campolide, Campo de Ourique e Infante Santo) e uma estação à superfície, em Alcântara.

“Enquanto projeto estruturante para a Área Metropolitana de Lisboa, o plano de expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável”, sublinha a empresa pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Extensão da linha Vermelha do metro de Lisboa atrai cinco consórcios. Saiba quais são

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião