Câmara de Chaves investe mais 30 mil euros no Festival N2
Festival de música tem mais 30 mil euros de orçamento para fazer face à inflação. São esperadas 15 mil pessoas.
Nem os festivais de música escapam ao difícil contexto de escala dos preços. “Para fazer frente à inflação e ao aumento dos custos inerentes [à realização do Festival N2], nomeadamente ao nível logístico e de infraestruturas, hotelaria e restauração”, a 5.ª edição conta este ano com um reforço de 30 mil euros, avança ao ECO/Local Online Marta da Costa, da Indieror que, de 3 a 5 de agosto, organiza este evento com o município.
A 5.ª edição do festival de música vai custar 180 mil euros aos cofres municipais e resulta do protocolo de colaboração e de desenvolvimento cultural entre o município de Chaves e a associação Indieror. “Dos 180 mil euros, apenas 35% é para contratação de artistas. Mais de metade dos restantes 65% são aplicados na região“, adianta a responsável.
A iniciativa acaba por gerar um “enorme” impacto económico na região com hotéis e restaurantes lotados e negócios no comércio local. “O que faz deste evento um marco importante para a dinâmica económica, social e humana de Chaves“, frisa Marta da Costa, que calcula em 15 mil o número de pessoas que vão estar na cidade durante estes três dias.
O festival começou em 2018 com o propósito de ser diferenciador dos demais existentes no país. Como “uma metáfora à EN2”, que liga Chaves a Faro, o evento arrasta multidões.
Carregado de importância no panorama cultural da cidade flaviense, pelas dinâmicas sociais e sinergias que cria, esta iniciativa acaba por ser uma referência na região. “Ao ser um evento com uma dimensão acima da média do que se encontra no concelho, deixa indubitavelmente a sua marca na comunidade local“, destaca Marta da Costa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Chaves investe mais 30 mil euros no Festival N2
{{ noCommentsLabel }}