Guimarães terá Escola Superior de Hotelaria e Turismo em final de 2025

A empreitada da futura Escola Superior de Hotelaria e Turismo, na Quinta do Costeado, vai custar 15,5 milhões de euros. Estará concluída em outubro de 2025.

A futura Escola-Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Guimarães, deverá nascer em outubro de 2025 depois da reabilitação de três edifícios da Quinta do Costeado, envolvendo um investimento de 15,5 milhões de euros, avançou em comunicado a autarquia vimaranense liderada pelo autarca Domingos Bragança.

“O início da execução desta obra representa um marco significativo para Guimarães e para a afirmação do território como referência na formação em hotelaria e turismo, com um projeto que não só preserva o património histórico, mas também oferece um ambiente académico em meio a uma beleza simultaneamente natural e urbana única”, destaca o município na mesma nota.

As obras já arrancaram e contemplam a transformação da Casa do Costeado (edifício A), as cavalarias/celeiro (edifício B) e uma construção anexa (edifício C) num hotel académico. Será ainda construído um novo edifício para a instalação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

O início da execução desta obra representa um marco significativo para Guimarães e para a afirmação do território como referência na formação em hotelaria e turismo.

Câmara Municipal de Guimarães

Projetada pela WorkBook e adjudicada ao Agrupamento Costeira – Engenharia e Construção, S.A. e NVE Engenharias, S.A, a intervenção tem um prazo de conclusão de 730 dias.

Os jardins da quinta servirão como elo entre os edifícios. Serão criadas duas zonas exteriores distintas para cada edifício — hotel/restaurante (edifício ABC) e escola de hotelaria (edifício F) –, com acessos independentes.

“Uma das características que se associa de imediato à identidade do lugar são os seus jardins, inseridos numa unidade de paisagem urbana, mas também de cariz agrícola em diálogo direto com a imensa e vasta unidade agrícola da veiga de Creixomil”, descreve o município de Guimarães.

Ainda segundo a autarquia, o espaço da Quinta do Costeado “é detentor de uma diversidade de espécies muito variada de diferentes portes, que incluem espécies centenárias, criando um ambiente único e revelador de vários séculos de existência“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guimarães terá Escola Superior de Hotelaria e Turismo em final de 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião