Universidade Autónoma de Lisboa lança primeiro observatório de Economia Social do país

Apresentação acontece a 7 de novembro, no âmbito da conferência “Economia Social: Tendências e Perspetivas”, e conta com a participação do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) vai acolher o primeiro observatório de Economia Social em Portugal – Observatório da Economia Social Portuguesa (OBESP) –, precisamente no ano em que se assinalam 10 anos da Lei de Bases da Economia Social. O principal objetivo é lançar as bases para uma economia mais eficiente e equitativa.

A apresentação acontece a 7 de novembro, no âmbito da conferência “Economia Social: Tendências e Perspetivas”, e conta com a participação do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Assim como de Maria de Belém Roseira (PS), Bernardino Soares (PCP), José António Viera da Silva (PS), Marco António Costa (PSD) e Pedro Mota Soares (CDS-PP).

O OBESP resulta de uma parceria entre a Cooperativa António Sérgio (CASES), o Centro de Transferência de Conhecimento (CTC) da UAL e o Centro De Estudos De Economia Pública e Social (CIRIEC). “O Observatório pretende construir uma via alternativa para além da economia pública e privada, e facilitar a investigação da temática, buscando a criação de novos modelos económicos”, refere a UAL em comunicado.

O evento conta ainda com a presença do presidente da Social Economy Europe, Juan António Pedreño, do líder da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Eduardo Graça, e do presidente da direção da Confederação Portuguesa para a Economia Social, Manuel Lemos, numa conversa moderada pelo Padre Vítor Melícias.

Além da apresentação do OBESP, será ainda feito um balanço histórico do caminho percorrido por Portugal ao longo dos 10 anos em sede de Economia Social.

Segundo a universidade, apoiada em dados do INE, o setor da Economia Social emprega, em Portugal, 234.886 pessoas, o que equivale a mais de 6% do total do emprego remunerado em Portugal. “No que respeita ao peso relativo da Economia Social na economia nacional (VAB ou PIB), Portugal apresenta a terceira posição mais elevada entre os 7 países da União Europeia com informação disponível, com cerca 3,2% da riqueza produzida”, completa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade Autónoma de Lisboa lança primeiro observatório de Economia Social do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião