Enólogos da Herdade do Rocim lançam Pet Nat com regresso às origens da vinha

Os enólogos Catarina Vieira e Pedro Ribeiro lançam no mercado um Pet Nat do Vale da Mata, em homenagem às origens. E reforçam a oferta de vinhos da região de Lisboa.

Numa homenagem ao avô Manuel e acompanhando as novas tendências de consumo recetivo a “um vinho mais leve e com baixo teor alcoólico“, os enólogos Catarina Vieira e Pedro Ribeiro, da Herdade do Rocim, acabam de lançar no mercado o seu primeiro Pet Nat – espumante natural –, proveniente do Vale da Mata, Lisboa. A empresa reforça, assim, a oferta de vinhos da região de Lisboa com a marca Vale da Mata.

“Quando iniciámos o projeto de reabilitação da vinha e recuperámos esta tradição familiar, sempre quisemos respeitar a memória do avô Manuel e fazer vinhos autênticos, naturais, que respeitassem integralmente a vocação natural do terroir da região“, começa por contar Catarina Vieira.

O Vale da Mata Pet Nat faz parte desta “homenagem às origens, com a produção de um vinho que utiliza um método de vinificação ancestral”, completa. E assim nasceu um Pet Nat cujo “nome é uma abreviação de «Pétillant Naturel», uma expressão francesa que significa espumante natural, ou seja, é um vinho produzido de forma natural, seguindo métodos tradicionais e sem adição de leveduras ou açúcares”, descreve, por sua vez, Pedro Ribeiro.

“O vinho é engarrafado antes de completar a fermentação e esta é finalizada na garrafa, o que permite ir libertando o gás natural que o caracteriza“, completa o enólogo.

Os vinhos Vale da Mata são produzidos numa pequena vinha que está na família Vieira há várias gerações, nas Cortes, entre a Serra de Aire e Candeeiros e o Atlântico.

O Vale da Mata Pet Nat tem 90% de Tinta Roriz, 5% de Vital e 5% de Arinto. “O nosso Pet Nat foi produzido exatamente como o imaginámos: foi vinificado em depósitos de cimento para realçar a fruta primária e terminou a fermentação em garrafa, sempre a uma temperatura controlada. Teve um estágio de 14 meses sobre a própria borra”, resume Pedro Ribeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Enólogos da Herdade do Rocim lançam Pet Nat com regresso às origens da vinha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião