BRANDS' Local Online Loures assina contrato com o Banco Europeu de Investimento
A Câmara de Loures já recebeu 24,15 milhões de euros, correspondente à primeira parcela do empréstimo de 100 milhões de euros, aprovado pelo BEI, para habitação e adaptação climática.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, assinou contrato com o Banco Europeu de Investimento (BEI) relativamente à primeira parcela de 24 milhões de euros do financiamento total de cem milhões, que contribuirá para cofinanciar projetos selecionados no plano municipal plurianual de investimento. Este financiamento também vai contribuir para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria das condições de vida, promovendo também o crescimento económico e a mobilidade urbana.
O empréstimo-quadro co-financiará projetos selecionados do plano estratégico de investimento plurianual (2022-2026) do Município de Loures, que incluem, entre outros, a construção e renovação de habitação social, soluções de adaptação climática, medidas de eficiência energética e de energias renováveis em edifícios públicos, modernização e construção de instalações de ensino, bem como melhorias na gestão de resíduos. Todas estas medidas têm como objetivo reabilitar as infraestruturas existentes e promover a renovação urbana, evitando a deterioração das infraestruturas existentes e dos recursos ecológicos da cidade.
De acordo com o presidente da Câmara de Loures, este empréstimo vai viabilizar a “edificação e a requalificação do parque habitacional municipal e de escolas, além da construção de coberturas em polidesportivos de vários equipamentos de ensino, assim como o apoio ao programa Repor Loures, na sequência das cheias de dezembro de 2022”.
Este “projeto-piloto, desenvolvido com um município, é muito significativo”, designadamente por incidir em propostas “muito importantes, desde a renovação do parque habitacional, aos desafios da alteração climática e às medidas de eficiência energética e de energias renováveis”, assinalou o vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix.
Ricardo Leão realçou, ainda, que “a assinatura deste contrato é o culminar, há muito ansiado, de um trabalho exaustivo de mais de um ano entre o Município de Loures e o Banco Europeu de Investimento, no sentido da concretização de uma parceria com vista à realização destes importantes investimentos”. Sublinhou também que “é um grande orgulho podermos afirmar-nos hoje como parceiros do BEI, num financiamento com condições inigualáveis e que permitirão ao Município a concretização de importantíssimos projetos que de outra forma não teríamos capacidade para concretizar”.
A cerimónia de assinatura decorreu ontem, dia 21 de dezembro, em Loures, na presença do Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, e do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, que antecipam impactos sociais e ambientais positivos, com a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos de Loures e na preservação do meio ambiente.
Este programa de investimento inscreve as estratégias de desenvolvimento local no quadro de referência da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente para o ODS 11 “Cidades e comunidades sustentáveis”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Loures assina contrato com o Banco Europeu de Investimento
{{ noCommentsLabel }}