Um mês depois, rede Unir continua sem convencer miúdos e graúdos na região do Porto

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2024

Tanto estudantes como adultos e idosos, utilizadores diários do transporte público, não se mostram convencidos com o novo serviço. Autarcas nortenhos pedem empresa metropolitana para gerir rede Unir.

Um mês depois da entrada ao serviço da Unir, a nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP), tanto estudantes como adultos e idosos, utilizadores diários do transporte público, não se mostram convencidos com o novo serviço.

No novíssimo e moderno Interface de Transportes de Lourosa/Fiães, em Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro), junto à Estrada Nacional 1 (EN1), a jovem Maria Magalhães, de 15 anos, reconhece que, face a dezembro, “algumas coisas melhoraram, outras pioraram, porque a hora dos autocarros às vezes atrasa”.

“Isso aí é o que me chateia mais”, desabafa à agência Lusa a estudante de Lourosa, à espera do autocarro para a escola, em Fiães, também no concelho da Feira. Segundo a utilizadora dos autocarros da Unir, também à saída da escola “a hora era diferente, só que depois, com os horários da saída [das aulas], tiveram que adaptar” as carreiras.

A primeira semana de janeiro marca a entrada em vigor de novos horários da rede Unir, entretanto anunciados nos lotes 1 (Matosinhos, Maia e Trofa) e 4 (Gaia e Espinho), mais adaptados à realidade escolar dos estudantes da AMP.

Porém, ainda no mesmo interface, Gonçalo Reis, de 17 anos, residente em Lobão e à espera do autocarro para Argoncilhe, também na Feira, foi a prova viva de uma experiência falhada. “Primeiro, o meu autocarro devia chegar aqui às 07:27, para apanhar às 07:30, e atrasou-se, como sempre. Depois, tenho supostamente outro autocarro às 08:00, são 08:10 e ainda estou aqui à espera”, contou o estudante à Lusa.

Questionado sobre se notou algumas evoluções na rede, Gonçalo disse que as coisas “estão basicamente iguais” e, “a única coisa que mudou, foram os horários para sair da escola”, e para pior. “Antes o autocarro saía de lá [escola] às 16:00, e dava tempo para sair das aulas para apanhar o autocarro, e agora temos de perder um autocarro”, partilhou.

Enquanto outros colegas estudantes conseguiram apanhar o autocarro para as respetivas escolas, Gonçalo e dois amigos ficaram apeados no terminal mais algum tempo, altura em que a Lusa percorreu a EN1 até aos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto).

Se há um mês, no mesmo local, a situação se demonstrou caótica, esta semana o trânsito continua igual e a contestação dos utentes também não diminuiu de tom, apesar de já se verem nas ruas mais autocarros com pinturas da rede Unir e com informação mais percetível.

“Para mim, está na mesma confuso. Há horários que não se cumprem. Num dia passa realmente o autocarro às 12:00, por exemplo, e eu vou para a paragem. No outro dia é capaz de não passar”, queixou-se à Lusa Maria José, de 67 anos, que queria ir para o centro de Gaia.

A utilizadora queixa-se que uma das principais promessas da nova rede, a afixação de horários nas paragens, continua por cumprir: “são essas indicações que nos permitem facilitar a deslocação”.

Quanto à frequência de passagem do transporte público, reconhece que têm passado mais, “mas é em determinadas zonas, há outras zonas em que não”. “Eu, por exemplo, na zona em que vivo, às vezes tenho necessidade, num fim de semana, de me deslocar. Não tenho transporte próprio, e não há um autocarro, um único autocarro. Nós continuamos, de certa forma, um bocadinho isolados”, lamentou.

Já José Oliveira Castro, de 65 anos, desloca-se diariamente dentro de Vila Nova de Gaia, entre Olival e a Rechousa, e precisa de apanhar dois autocarros, motivo pelo qual está nos Carvalhos, ponto de confluência das muitas linhas do concelho.

“Venho de Olival [no autocarro] que vai ali para o ponto de encontro, para os bombeiros [‘interface’ dos Carvalhos]. Agora não sei a que horas vem o outro. Vinha para a Rechousa, para trabalhar. Estou aqui há mais de uma hora”, queixa-se à Lusa. Questionado sobre se o seu patrão percebe os motivos da sua demora, José garante que “ele sabe, compreende e está a par disto”, mesmo que todos os dias tenha de “perder horas”.

Maria Manuela, também de 65 anos, lembra ainda que “à noite também é complicado para vir para os Carvalhos”, queixando-se ainda que o suposto interface na zona “não está a funcionar”. “Nós queremos carro e não temos. A fila está toda aqui. Está péssimo”, contestou.

A rede Unir começou a operar em toda a AMP no feriado de 1 de dezembro, tendo o seu primeiro ‘teste de fogo’ na segunda-feira seguinte, 04 de dezembro. A nova rede de 439 linhas e nova imagem substituiu os cerca de 30 antigos operadores privados rodoviários na AMP, e o primeiro mês de operação foi alvo de muitas críticas em toda a região.

O presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, já admitiu à Lusa que o arranque “em pleno” da Unir deveria acontecer apenas no início deste ano, para depois “conseguir atingir patamares de excelência”.

Autarcas pedem empresa metropolitana para gerir rede Unir

Quatro autarcas da Área Metropolitana do Porto ouvidos pela Lusa assinalaram melhorias nos autocarros Unir após um mês de funcionamento do serviço, mas pediram avanços na constituição da empresa metropolitana de transportes, para gerir a rede.

“O que nós pretendemos é um serviço de topo, um serviço de grande qualidade, e isso ainda não está a acontecer. Mas vai acontecer muito brevemente, e as melhorias são muito claras. Sinceramente, acho que isso é evidente”, disse à Lusa o presidente da AMP e da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Para o autarca, a rede Unir “é uma revolução muito significativa”, pelo que é necessário “apostar tudo nela” como um “grande momento do ponto de vista da mobilidade e do ponto de vista do ambiente” para a AMP, apesar das dificuldades.

Pretendemos um serviço de topo, um serviço de grande qualidade, e isso ainda não está a acontecer. Mas vai acontecer muito brevemente, e as melhorias são muito claras.

Eduardo Vítor Rodrigues

Presidente da AMP e da Câmara de Gaia

Eduardo Vítor Rodrigues assinalou ainda que as queixas diminuíram em Gaia, desde 200 diárias num momento inicial, até 20 no último dia de aulas e na quarta-feira, notando ainda que dezembro foi um mês “muito importante para afinar coisas” e que, hoje em dia, “a situação está estabilizada”.

O município de Gaia vai ainda fazer, em todas as freguesias, a partir da próxima semana, sessões de esclarecimento noturnas com os cidadãos, de forma a “aperfeiçoar o que tem de ser aperfeiçoado”.

Já o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, salientou que “há diferenças muito substanciais” entre hoje e o arranque da rede. “A Área Metropolitana tem tido alguma dificuldade em dar resposta, e percebe-se, porque são 17 municípios com muitos problemas de identificação desta rede, com muitas alterações”, assinalou.

Segundo o autarca, cujo município está num lote com Vila do Conde, os “operadores têm sido sensíveis às alterações, porque identificam problemas com as paragens, com os sítios e horários onde se faziam as recolhas”, bem como “o acerto com os horários escolares”. Aires Pereira garante que o número de queixas “foi diminuindo muito desde os primeiros dias”, incluindo na linha que faz a ligação ao Hospital São João, no Porto, cujo ajuste já efetivado “resultou dos utentes, os principais interessados em que isto funcione bem”.

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, admite que “os primeiros dias foram muito maus, [mas] têm vindo a melhorar significativamente a operação”. “Eu diria que neste momento há uma quebra de cerca de 10% naquilo que são os horários publicados e aquilo que são os efetuados. Nós temos vindo a pressionar o operador para que melhorem”, refere o autarca do concelho inserido num lote com Valongo, Paredes e Santo Tirso.

Marco Martins disse ter a garantia que “as quebras vão deixar de existir”, bem como entrarão em operação novas linhas previstas, observando ainda que “as queixas reduziram muito, cerca de 90% face à primeira semana”.

Neste momento há uma quebra de cerca de 10% naquilo que são os horários publicados e aquilo que são os efetuados. Nós temos vindo a pressionar o operador para que melhorem.

Marco Martins

Presidente da Câmara de Gondomar

o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, assinalou que “já foram mais de 90 as alterações” ao serviço pedidas à AMP, já que o trabalho inicial “não foi bem feito”, estimando que as correções no seu lote estarão corrigidas “até 15 de janeiro”. Quanto a queixas, “foram centenas delas”, mas disse ter conseguido “dar resposta a tudo”, faltando apenas implementar no terreno e compatibilizar com os municípios vizinhos.

Os autarcas manifestaram-se também a favor da criação da empresa Transportes Metropolitanos do Porto, para gerir a rede Unir. Aires Pereira salientou que “era muito importante que avançasse a criação da empresa”, até do ponto de vista da fiscalização do serviço prestado pelos operadores, nomeadamente quanto ao cumprimento dos horários.

Marco Martins considera que “hoje todos os autarcas percebem que é fundamental”, já que a AMP, “não obstante a boa vontade e a dedicação da sua equipa, tem seis pessoas” a tratar da rede Unir. Emídio Sousa pediu que “não metam lá boys de nenhum partido”, mas sim “gente competente que perceba do assunto”.

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